RESENHA - "Coleção Cespe - Questões comentadas de Direito Administrativo" de Armando Mercadante

Para os concurseiros que já estudaram muito bem a matéria de Direito Constitucional e agora estão na fase de fixação da matéria através da resolução de exercícios de concursos passados, apresentamos um livro que pode ser muito útil.

Autor: Armando Mercadante
Ano: 2011
Editora: JusPODIVM
Edição: 1a
Número de Páginas: 396
ISBN: 978-85-7761-429-5

Essa é uma resenha que me deu muito prazer em fazê-la. Isso porque estou, de novo, examinando uma obra do professor Armando Mercadante! Esse competentíssimo e atencioso professor já teve a oportunidade de participar de outras resenhas de cursos, bem como nos concedeu entrevista no passado. Vejam:




Não obstante, Armando tem feito um trabalho magnífico e gratuito que mais se assemelha a uma newsletter sobre Direito Administrativo. Ele mistura doutrina, legislação e jurisprudência e faz uma “vitamina jurídica” para seus seguidores do Twitter, do Facebook e da lista de e-mail (prof.armandomercadante@gmail.com).

Adentrando à resenha propriamente dita, como era de se imaginar, que o livro é muito bom! Seguindo a linha dos cursos ministrados pelo professor Mercadante, esse livro é totalmente voltado para o estudo radiográfico da banca CESPE na matéria de Direito Administrativo. Tudo é feito de forma sistêmica para poder conhecer o perfil da banca de forma bastante aprofundada. Assim, doutrina, lei e jurisprudência (a grande tríade) são bastante esmiuçados nesta obra.

Como é de costume neste segmento, a publicação tem as questões separadas por temas e, olhem só quanta sofisticação, um espaço para marcação da resposta. Como no CESPE predomina o padrão C para Certo e E para Errado, há uma quadrícula para o estudante marcar sua resposta como C ou E.

Outra coisa que é puro luxo e interatividade é o gabarito em branco destacável ao final do livro para que o(a) estudante marque as respostas como se fosse um cartão-respostas. Pelo que pude perceber, a obra faz as vezes de simuladão para concursos. Agora, concurseiro(a), você não tem mais desculpas. Dizer que mandou mal no concurso dos seus sonhos porque marcou o cartão erradamente não cola mais (risos).

Pensa que parou aí? Não! Há ainda o gabarito sem comentários destacável, também ao final do livro, para que se possa conferir as respostas marcadas no cartão-respostas de mentirinha.

Como estudante, inconscientemente, tem vontade/curiosidade de dar uma coladinha no gabarito, os comentários das questões são, diferentemente de muitas obras que costumeiramente resenhamos, dispostas de outra forma. Por isso, os comentários são colocados da página 161 e seguintes do livro.

Muito interessante foi ver que algumas questões baseadas nos julgados do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça possuem um selo de destaque e ficam dentro de um quadrado. Dessa forma, você estuda e acaba memorizando que aquele tema visualizado no quadro é entendimento jurisprudencial. Funciona, mais ou menos, como uma catalogação.

Indo mais além, há comentários ao final de cada capítulo sobre o todo examinado. O autor não te abandona à própria sorte nos estudos de maneira alguma! Ele está sempre adivinhando que no seu estudo solitário haverá questionamentos e se antecipa, comentando sobre tais indagações.

Não se limitando a comentar as questões, o livro também faz uma análise separada do jeitão “CESPIANO” de cuidar do assunto que foi objeto de estudo. Já, isso é feito conjuntamente com os comentários ao longo de toda a obra.

Outro detalhe que surpreende são os dados estatísticos sobre a incidência de questões sobre determinados assuntos. Fez-se uma tabela que consta o tema, a quantidade de questões e o percentual com que caíram nos concursos. Aliás, as questões selecionadas são de diversos níveis de dificuldade. Não somos nada poupados das agruras da temida banca ao longo dos estudos da obra. É para você se acostumar mesmo com o estilão de cobrança.

Tratemos da estrutura da obra. A capa é flexível, porém não é tão fácil de ser amassada. Isso confere leveza ao livro para transporte pelas bibliotecas, trens, barcas, ônibus, filas de banco dessa vida. O tamanho das fontes nas questões é pequeno, porém não se embaralham aos nossos olhos. Isso porque há negrito para destacar o concurso e o ano em que a questão foi aplicada. Os títulos estão com a fonte um pouco maior, o que nos ajuda bastante na categorização da matéria.

Os temas ficam divididos em capítulos, o que também facilita quem gosta de adotar a sistemática de ler um livro curso/manual de Direito Administrativo e depois deseja praticar com questões sobre aquela matéria.

A folha usada é de um material de boa qualidade, ou seja, não é transparente e não rasga com muita facilidade. Resiste a tudo durante os estudos: de anotar informações, “bizus”, apagar tudo depois etc.

Quanto à qualidade do exame feito pelo professor no comentário das questões, não tenho medo de ser redundante e dizer que são objetivos, porém muito eficazes. Somos concurseiros e precisamos de algo na medida certa, sem sobras. Nosso tempo é precioso e Armando Mercadante entende muito bem disso. Afinal, ele um dia também foi concurseiro (para ser mais precisa, até 2007) e tem larga experiência como professor de cursos preparatórios para concursos. Atualmente, é Procurador do Estado de Minas Gerais, mas também chegou a ser nomeado para o cargo de Procurador Federal.

Para quem serve a referida publicação, ora bolas? Serve para quem deseja prestar concursos para cargos que exijam nível superior em Direito e, em alguns casos, para a área fiscal elaborados pelo CESPE.

RESUMO DA ÓPERA - Eu já esperava um trabalho de excelente qualidade e não me decepcionei em nada. Recomendo sem restrições esta obra para concurseiros sérios.

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Você pode adquirir seu exemplar desse ótimo livro com total segurança e um bom desconto naLIVRARIA CONCURSAR, parceira do blog.


———«»———«»———«»———

0 Response to "RESENHA - "Coleção Cespe - Questões comentadas de Direito Administrativo" de Armando Mercadante"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards