Planejamento de estudos para concurseiros - PARTE 1


Afinal de contas, o que é esse tal de planejamento e o que tem a ver com estudar para concursos públicos? Essa é uma pergunta muito pertinente e que merece uma resposta trabalhada, algo filosófica e até um pouco literária por conta de sua amplitude. Vamos lá.

Dizem muitos que planejar é na verdade o casamento entre a arte e a técnica. Algo que para ser bem feito necessita tanto do domínio de métodos e práticas, quanto da sensibilidade para saber como, quando e o que fazer. Muitos também creem que um bom planejamento equivale a realizar metade do que se quer fazer ou alcançar metade do que se tem como meta, enquanto um planejamento mal feito ou inexistente é no mínimo tomar o caminho mais longo, tortuoso e penoso para se chegar a algum lugar ou um atalho para o desastre. Concordo com tudo isso.

Uma definição de dicionário de planejamento diz que o mesmo se trata do trabalho de preparação anterior ao início de qualquer empreendimento, segundo roteiros e métodos determinados. Mas melhor que uma definição seca de dicionário, nada melhor que um exemplo "prático" para entender de uma vez por todas o que é planejamento. Vamos lá.

"Um dia um garoto de 12 anos entra num bordel arrastando um gato morto por um barbante. Ele coloca uma nota de 50 no balcão e diz:

- Quero uma mulher!

A cafetina, olhando para ele, responde:

- Você não acha que é um pouco jovem para isso?,

Ele baixa uma segunda nota de 50 no balcão e repete:

- Quero uma mulher!

- Tá certo, responde ela. Senta aí que vem uma dentro de meia hora.

Ele põe outra nota de 50:

- Agora! E ela tem que ter gonorréia!

A cafetina começa a perguntar por que, mas ele deixa mais uma nota de 50 e repete:

- Gonorréia!

Alguns minutos depois chega uma mulher. Eles sobem a escada (ele arrastando o gato morto). No quarto ela faz seu trabalho. Quando eles estão saindo, a cafetina pergunta:

- Tudo bem, mas por que você queria alguém com gonorréia?

- Quando eu voltar para casa, eu vou transar com a babá, e quando o papai voltar para casa, ele vai levar a babá para casa dela e vai transar com ela. Quando ele voltar para casa, vai transar com a mamãe e amanhã de manhã, depois que o papai sair para o trabalho, a mamãe vai transar com o leiteiro. E o leiteiro é o desgraçado que atropelou meu gato!"

Encontrei essa piadinha muito didática sobre o que é planejamento na Internet quando pesquisava sobre o assunto na época em que começava a estudar para concursos públicos.

Qual é seu objetivo como concurseiro? Passar em concursos público e ser empossado servidor público, óbvio. Como você fará isso? Estudando, mais óbvio ainda. Agora, aqui que mora o perigo ... estudando muito de forma inteligente ou estudando muito, muito, mas muito mesmo de forma burra? Se você escolher a primeira opção, necessariamente terá de planejar seus estudos.

Planejar os estudos é utilizar métodos e mecanismos para saber exatamente o que estudar, quando estudar, com que material estudar, onde estudar e o quanto estudar. Quem estuda de forma planejada não perde tempo, estuda mais e melhor ... ponto final!

RESUMO DA ÓPERA - Existe uma frase muito interessante atribuída à John J. Beckley, primeiro bibliotecário da biblioteca do congresso dos EUA, que serve como uma luva para a realidade de estudar para concursos públicos ... "A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar". Hoje você aprendeu o que é planejamento em termos gerais e o que é planejar os estudos. Nas próximas partes dessa matéria especial, você aprenderá muito mais sobre o assunto.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.


———«»———«»———«»———

Você não sabe como planejar seus estudos para poder estudar todas as matérias previstas no edital dentro do tempo limitado que você tem disponível para isso? Então você precisa desse livro.

Charles Dias, criador e editor do Blog do Concurseiro Solitário, criou uma técnica de planejamento de estudos muito prática que permite que com apenas algumas folhas de papel, um lápis e uma régua, em menos de uma hora qualquer concurseiro sério possa planejar seus estudos de forma detalhada, tendo como resultado uma tabela de planejamento diário de estudos que indica o que estudar, quando estudar e com que material estudar.

Maximize a eficiência dos seus estudos aprendendo e colocando em prática essa técnica de planejamento de estudos que você aprenderá nesse livro. Acredite, depois de empossado você vai se agradecer por ter feito isso!

———«»———«»———«»———





0 Response to "Planejamento de estudos para concurseiros - PARTE 1"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards