Cuidado com o pecado da gula

Depois de um ano de 2011 magro em concursos públicos, assistimos desde meados de dezembro a uma estranha generosidade, principalmente por parte do governo federal, para com a autorização e lançamento de novos certames para diversos órgãos e entidades.

Essa generosidade de certames na praça vem despertando um pecado muito grave em muitos concurseiros, algo que tem altíssimo potencial de causar graves problemas e atrasar a vida do concurseiro em termos de passar em concursos públicos e ser empossado. Estou me referindo ao pecado da GULA.

"GULA é o desejo insaciável, além do necessário, em geral por comida e bebida, mas que também pode ser estendido para outras coisas. É considerado um dos sete pecados capitais. Segundo tal visão, esse pecado também está relacionado ao egoísmo humano: querer ter sempre mais e mais, não se contentando com o que já tem, uma forma de cobiça. Ela seria controlada pelo uso da virtude da temperança."

Quando comecei a estudar para concursos públicos havia um termo que noto ter caído em desuso desde o final de 2010 por conta da diminuição drástica na quantidade de concursos públicos ... "atirar para todos os lados". Um concurseiro atirava para todos os lados quando se inscrevia em vários concursos com provas marcadas para datas muito próximas e/ou para cargos muito diferentes e/ou para certames com matérias previstas no edital muito díspares. A crítica feita para quem fazia isso era de que se corria muito, se estudava muito, mas não se saia do lugar, não se alcançava resultados sólidos, uma vez que como já diz o velho ditado, "Não se pode servir a dois senhores ao mesmo tempo".

Depois de um longo período de entressafra concurseira, agravado pela incerteza de que novas generosas levas de concursos públicos continuarão a ser lançadas ao longo de 2012, é natural de quem já vem estudando sério a um bom tempo queira fazer vários concursos na esperança de que assim aumenta suas chances de passar e ser empossado ... mas essa esperança pode ser vã uma vez que o pecado da gula para prestar mais concursos públicos que o aconselhável costuma cobrar um preço alto.

Foco é algo muito necessário para quem se propõe a estudar sério para concursos públicos. Foco é ter algo em vista e não se deixar desviar por outras coisas. Imagine-se com um rifle ou carabina tendo a sua frente um punhado de alvos de tamanhos variados, em posições diferentes e a distâncias díspares ... mas somente duas ou três balas para atirar. Se você ficar sem saber em que alvo atirar, tentando mirar nesse, naquele e naquele outro ao mesmo tempo, quais as chances de acertar os três com apenas uma bala? Nenhuma. Quais as chances de acerta apenas um deles ... muito, mas muito menor que se estivesse mirando em apenas um alvo.

"Mas como posso deixar passar tantos vários bons concursos?"

Simples, deixando ... e com a consciência tranquila de que os que escolheu prestar serão encarados com foco a fim de maximizar suas chances de sucesso.

RESUMO DA ÓPERA - Não adianta ficar extasiado diante da variedade de concursos públicos que têm inscrições abertas e estão sendo lançados nesse começo de ano. Não cometa o pecado da "gula concurseira". Preze o foco e aproveite tudo de bom que isso tem a oferece. Nunca se esqueça de quem "menos é mais".

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———




0 Response to "Cuidado com o pecado da gula"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards