Dúvidas de concurseiros

PERGUNTA ENVIADA POR CONCURSEIRO LEITOR DO BLOG:

"Estou iniciando os estudos para concurso e não sei qual área devo escolher, como posso encontrar informações na internet sobre isso, sobre o dia-a-dia da profissão pública?

Tenho apenas os livros de matemática da 5, 6, 7 e 8 série e um dicionário Aurélio novo que adquiri recentemente para aumentar meu vocabulário. Penso em adquirir os livros: Nova Gramática da Língua Portuguesa, editora Método; Interpretação de Textos, editora Impetus; Raciocínio Lógico-Teoria e Treinamento Prático, editora Método; Direito Constitucional Descomplicado e Direito Administrativo Descomplicado, editora Método. Ao ver esses livros nos sites das editoras e em vídeos percebi o quanto que são ENORMES, e que apesar de que preciso estudar através DELES e IGNORAR a existência de apostilas, me sinto perdido só de pensar no quanto de espaço que eles ocuparão e no TEMPO que levarei para LER tudo isso. Por causa disso mesmo é que estou preocupado em escolher uma área para ter FOCO nos estudos, estudando apenas o NECESSÁRIO."

RESPOSTA:

Olá, caríssimo leitor!

Bom, você tem dúvida quanto ao foco, informações sobre cargos e sobre o tamanho dos livros, certo?

Primeiramente, devo dizer que você precisa refletir sobre o “estudar apenas o necessário”. Afinal, o que é necessário estudar para ser aprovado? O conteúdo do edital, evidente, mas até quando?

Até passar. Sem mais e nem menos.

Por isso, ainda que os livros sejam enormes, esse conhecimento adquirido, independentemente do tempo que leve, trará sim resultados – se você seguir firme e em frente.

Além do mais, te garanto que o tamanho assustador dos livros se tornam metas deliciosas de serem alcançadas. A medida que você vai avançando nos estudos e na leitura das obras (aliás, as que você elencou são excelentes – se tiver mais dúvidas, temos várias resenhas super interessantes publicadas no blog), é uma alegria perceber sua evolução no conhecimento e nos fichamentos. Dá segurança e aumenta o ânimo.

Com relação ao processo de decisão quanto a que carreira escolher, leve sempre em conta suas características e desejos pessoais. Isso porque, te garanto, que não vale a pena fazer algo que não te dá a mínima satisfação pessoal, apenas pelos rendimentos do cargo (o que não deixa de ser uma motivação relevante e digna para se estudar para concursos, claro).

Liste suas vocações pessoais, o que gostaria de fazer no trabalho, quais suas ambições laborativas e depois procure nos editais dos concursos o capítulo que trata das atribuições do cargo. São essas atribuições que constituem o núcleo daquilo que você realizará como servidor daquele cargo, e isso pode te dar um bom parâmetro no momento da tomada de decisão.

Contudo, estabelecer um foco não é mudar de opinião constantemente. Você precisa ter constância na decisão, para poder estudar com relativa firmeza de propósito para determinada espécie de cargo.

RESUMO DA ÓPERA - O importante é se manter firme em suas escolhas e ter consciência de que sua evolução tem ritmo próprio, só seu, mas acontece, e que a aprovação é apenas a consequência lógica da quantidade certa de estudo e dedicação. Bons estudos!

ANA PAULA DE OLIVEIRA MAZONI é concurseira por vocação.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

0 Response to "Dúvidas de concurseiros"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards