Concursos militares

Como tudo na vida, existe espaço para o diferente, para aquilo que nos surpreende. É assim em diversos segmentos da vida, é assim nos concursos públicos também. Devemos advertir aos leitores que este artigo não se trata de crítica ou elogio, mas apenas uma constatação. Prossigamos!

Você que resolve estudar para concursos, geralmente toma tal decisão porque conhece algum fiscal aprovado, um(a) Analista Judiciário bem sucedido, um Defensor(a) muito atuante. Aí, desenvolve por essas carreiras uma admiração. Já por outras, você só consegue se sentir surpreso(a) quando vê tal possibilidade em um primeiro momento. Depois, fica feliz porque a carreira pública oferece um leque e tanto para você.

Comecemos pela área militar que tanto admiro! Nela há um segmento religioso que é muito valorizado pelas instituições da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. São eles os capelães militares. Todos os anos são abertas vagas para padres da igreja católica e para pastores da igreja evangélica. Segundo pesquisa que fiz pela internet, há vagas em algumas polícias militares também para essas pessoas. Trata-se, não só, de uma carreira diferente, mas também importante. A razão de existir tais profissões é a fé. Ter fé é algo que nos dá muita força diante das dificuldades. Por isso, os capelães revelam-se atores importantes no segmento militar. Se desejar saber mais sobre o assunto, aqui vão alguns links:

http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2010/10/capelao-das-forcas-armadas-tambem-recebe-treinamento-militar.html

https://www.ensino.mar.mil.br/marinha/index_concursos.jsp?id_concurso=236

http://www.ciaar.com.br/concurso11eiac.html

http://esfcex.ensino.eb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=108&Itemid=197


Ainda na carreira militar, apresentamos os não menos importantes controladores de tráfego aéreo. De uns anos para cá, temos ouvido muito falar desses profissionais que possuem grandes responsabilidades. Por tal razão, hoje essa profissão está mais divulgada. Nem sempre foi assim. Que bom que isso está mudando, pois os controladores são fundamentais para a organização do espaço aéreo. Assim, divulgar bastante tal carreira possibilita que muitos brasileiros abracem essa bela e respeitada profissão. Maiores informações em: http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?page=concursos

Já não militares, mas igualmente importantes para o poder naval são juízes do Tribunal Marítimo e os capitães-de-longo-curso. Segundo, consta no site do Tribunal, a instituição é vinculada à Marinha do Brasil. Tem como missão julgar os acidentes e fatos que repercutam na navegação marítima, lacustre e fluvial. O concurso acontece de forma bastante espaçada, mas ocorre quando se faz necessário. Trata-se de uma boa opção de carreira também. Eis o site do Tribunal e o edital do último concurso:

https://www.mar.mil.br/tm/

http://www.esppconcursos.com.br/concurso/tribunal-maritimo-1005/docs/tm-1-15-01-2010.pdf

Agora, chegamos ao segmento que está mais afeto aos municípios. Há alguns deles em que a estrutura desse ente federativo não sofreu total descentralização administrativa. Com isso, às vezes, encontramos concurso para a área meio de alguns órgãos públicos e para a Administração Indireta. São cargos de mecânico, motorista, açougueiros (sim, açougueiro) que aparecem de vez em quando para nos surpreender. Aqui está o exemplo de um edital que não nos deixa mentir: http://www.pciconcursos.com.br/concurso/30226

RESUMO DA ÓPERA - Como eu sempre disse e não cansarei de repetir, na carreira pública há lugar para todos. Há grande diversidade de carreiras, como podem ver. Você só precisa encontrar aquela com a qual se identifique.

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "Concursos militares"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards