Você está mesmo estudando sério?

Estudar sério para concursos públicos não é algo fácil e muito menos rápido. É preciso muito P2D (Planejamento, Disciplina e Determinação), sacrifício e garra. O prêmio é para lá de desejável, porém alcançá-lo demanda muito do concurseiro por um bom tempo.

Tudo bem, você já sabe disso, está cansado de ler e ouvir a repetição dessa mesma ladainha ... mas responda com toda sinceridade do mundo, você está mesmo estudando sério? Está estudando o melhor que pode? Está estudando para passar?

Enganar

v t enganar [ẽgɐ'nar]

1 fazer crer a alguém algo que não é verdade

2 ser infiel

3 acreditar em algo que não é verdade

Essa é uma das mais perigosas armadilhas dentre as que quem se propõe estudar para concursos públicos encontrará pelo caminho.

É muito fácil enganar aos outros, seja mãe, esposa, amigos, desconhecidos. Basta uma conversa mais ou menos convincente para que quem quer que seja se dê por convencido de que você é um concurseiro sério. Claro que muitos ainda continuarão achando que você está enrolando, mas não desacreditarão de que você estuda com alguma seriedade para concursos públicos. Com isso você consegue minimizar, senão calar, cobranças e críticas, nem que seja temporariamente.

Agora, muito mais difícil é enganar a si mesmo ... no entanto é possível e aí é que mora o perigo.

Enganar aos outros não afeta diretamente o desempenho do concurseiro, e mesmo indiretamente seus efeitos são mínimos na seriedade e qualidade do estudo. O mesmo, porém não acontece quando o concurseiro engana a si mesmo.

Enganar a si mesmo para mais – Muitos concurseiros se fazem acreditar que estão estudando com muito mais seriedade, qualidade e dedicação do que realmente o fazem. Ou seja, o concurseiro “se acha”, acredita que é uma Ferrari quando não passa de um automóvel comum, se brincar de uma simples lata velha.

Enganar a si mesmo para menos – Se acreditar que se é mais do realmente se é já é um problema dos grandes, o contrário pode ser ainda pior. Acreditar que se estuda com menos seriedade e dedicação do que realmente se estuda tem um enorme potencial de deprimir o concurseiro, fazê-lo sentir-se incapaz, incompetente.

RESUMO DA ÓPERA – Não se engane, concurseiro, seja sincero quando você se perguntar se está realmente estudando sério para concursos públicos. E faça-se essa pergunta regularmente, visto que essa é a melhor forma de evitar cair na armadilha da enganação.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

0 Response to "Você está mesmo estudando sério?"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards