Carta de uma leitora

Aqui onde moro, estou bem sem companhia (sem familiares pra me acompanhar em passeios), namorado mora em outra cidade, colegas de trabalho têm idade pra ser minhas avós (sou professora desesperada pra mudar de área), maioria de amigos não moram mais aqui....tenho colegas de ex- cursinho...trocamos ideias por email sobre conteúdos...mas ninguém que não seja casado ou goste de ir ao cinema, às vezes, tomar um suco ou ir à uma feirinha. Então estou me sentindo realmente uma concurseira solitária! Tento aproveitar essa falta de companhia pra cair de cabeça nos estudos...mas eu sei que isso faz mal também, usar esse 'incentivo' negativo pra estudar. O que vocês acham? Alguém já se sentiu assim?”  A leitora preferiu não se identificar.

A leitora que nos escreveu e preferiu não se identificar está vivendo algo que conheço um pouco de perto que é caminhar solo.

Muitas das vezes, somos obrigados a deixar tudo pelo caminho para estudar para concursos. Muitos, como o Charles Dias, mudam de cidade para ter calma e poder se dedicar ao seu projeto de vida. Há os que largam emprego, relacionamentos, vida social em prol desse objetivo.

Respondendo à leitora, entendo que fazer bem ou fazer mal depende de como a pessoa está encarando esse estilo de vida. Se, apesar de ter pouca vida social, você é bem resolvido com isso e não sente falta de estar na companhia de outras pessoas o tempo todo, não vejo como isso possa trazer-lhe males. Afinal, melhor está só que acompanhada de pessoas que possam desanimá-la, desincentivá-la, não é mesmo?

Por outro lado, se você está acostumada com a vida povoada por muitas pessoas, com amigos visitando sempre e familiares convivendo com regularidade, seria bom rever esse modo de viver. Sei que nem sempre é possível, mas nossa cabeça é a grande responsável e grande condutora das nossas ações. Se nossa mente não está bem, o estudo não irá bem. Assim, enquanto não resolvemos tais pendências, nada sai como o desejado.

Se você está com essa dúvida porque alguém lhe disse que viver assim não é saudável, não ligue tanto para isso, caso se sinta bem. Os leigos não sabem como é ser concurseiro! Contudo, se você sente falta de ver gente, aconselho praticar esportes coletivos, procurar fazer alguma atividade eventual que não tome tempo demais e que não interfira muito nos estudos.

RESUMO DA ÓPERA – Não existe uma resposta certa ou errada. O que existe é você se sentindo bem e confortável para perseguir seus objetivos. Encontrando esse equilíbrio, tudo fica menos penoso.  

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos. 
———«»———«»———«»——— 


0 Response to "Carta de uma leitora"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards