Não fique sem sanar suas dúvidas

Ontem fiz mais um Twitcam Tira-Dúvidas ao vivo para os leitores do blog. Aproveitei o feriado visto que nos Twitcams anteriores muitos leitores reclamaram que não podiam assistir porque chegavam em casa depois do término por conta de estarem fazendo faculdade ou cursinho noturno. Bem, no feriado de meio de semana de ontem esse problema não existiria.

Foi um Twitcam muito animado onde o que não faltaram foram perguntas interessantes e pertinentes. Isso me fez pensar sobre o assunto, na importância de não guardar dúvidas para o estudo sério para concursos públicos.

Dúvidas são naturais e fazem parte do aprendizado. O problema é quando não são sanada, não são respondidas. Note que dúvidas surgem naturalmente, porém raramente suas respostas surgem do mesmo modo, muito pelo contrário, devem ser buscadas, pesquisadas, desencavadas.

Uma dúvida respondida é algo novo que aprendemos. E o processo de encontrar a resposta é rico em outros aprendizados, digamos, colaterais. Mas uma dúvida não respondida é uma fonte potencial de novas dúvidas e neuras.

Mas há dúvidas e dúvidas, cada uma com seus riscos potencial por não serem respondidas. vejamos.

Dúvidas das matérias cobradas em concursos públicos - Quando falamos em dúvidas para concursos públicos, esse é o primeiro tipo que vem à nossa mente, afinal de contas, são as mais comuns. Claro que são mais numerosas e básicas no começo dos estudos, porém vão se tornando mais complexas e em menor número conforme avançamos em seu estudo. O risco de não ter essas dúvidas respondidas é óbvio, ficamos com lacunas no aprendizado que poderão comprometer nosso desempenho em provas no futuro.

SOLUÇÃO - Com o auxílio da Internet atualmente é muito fácil tirar dúvidas de matérias, tanto diretamente com autores de livros, quanto com professores e concurseiros mais experientes através de email, fóruns, Facebook e até Twitter.

Dúvidas de funcionamento dos concursos públicos - São mais comuns entre quem começa a estudar e fazer concursos públicos e pode ser muito danoso visto que algumas dúvidas até impedem ou podem desclassificar o concurseiro de certames. Um bom exemplo é o uso da famosa caneta esferográfica preta para fazer prova, que se for levada de outra cor é um grande problema.

SOLUÇÃO - A primeira fonte de solução desse tipo de dúvidas é, claro, a leitura completa e muito atenta do edital dos concursos públicos que se vai prestar. Se somente os editais não forem suficientes para dirimir as dúvidas, deve-se recorrer, principalmente, a professores através de email ou redes sociais, visto que os mesmos estão acostumados com essas dúvidas e saberão responder facilmente e de forma correta.

Dúvidas de como estudar para concursos públicos - Já dúvidas desse tipo acompanham o concurseiro em toda sua trajetória na guerra dos concursos públicos. Concurseiros novatos não sabem nem como começar a estudar para certames, enquanto concurseiros mais experientes querem saber como estudar ainda melhor para concursos públicos de alto nível.

SOLUÇÃO - Não saber estudar para concursos públicos é fonte de ineficiência no aprendizado e, consequentemente, demora maior que o necessário para se passar e ser empossado. Para tirar dúvidas desse tipo há no mercado editorial vários ótimos livros ensinando como a estudar corretamente e melhor. E, claro, vale também a troca de experiência entre concurseiros via Internet sobre as melhores práticas de estudo.

Dúvidas sobre a capacidade do concurseiro de passar em concursos públicos - Dúvidas desse tipo acompanham o concurseiro ao logo de toda sua trajetória na guerra dos concursos públicos e têm uma característica interessante, se fazem sentir sazonalmente, ou seja, incomodam os concurseiros em algumas épocas, parecem desaparecer em outras.

SOLUÇÃO - Concurseiro que têm dúvidas que tem mesmo capacidade de passar e ser empossado não consegue estudar com a qualidade necessária. A única solução que existe para dirimir dúvidas desse tipo é uma mistura de estudo sério com "confiar no próprio taco".

RESUMO DA ÓPERA - Se você tem dúvidas concurseiras de qualquer tipo, não deixe que elas sejam mais uma pedra em seu caminho rumo à posse. Hoje é muito mais fácil tirar dúvidas concurseiras do que já foi no passado, mas ainda é necessário que você vá atrás das respostas, visto que elas não virão sozinhas até você. Bem, os riscos de não responder a essas dúvidas você já sabe quais são, portanto não seja mais uma vítima delas.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "Não fique sem sanar suas dúvidas"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards