De vez em quando é preciso fazer milagres

Esse pequeno lagarto da foto é o Basilisco (Basiliscus basiliscus), uma espécie encontrada comumente próximo a rios e lagos nas selvas das Américas central e do sul. A característica que torna essa espécie muito especial dentre todas as outras espécies de lagartos é sua curiosa habilidade de correr sobre a água sem afundar, habilidade essa que lhe rendeu, inclusive, o apelido em inglês de Jesus Christ lizard (lagarto Jesus Cristo). Só que não há nenhum milagre envolvido nessa habilidade, apenas uma combinação ótima de física dos fluídos e caracterísiticas fisiológicas do pequeno réptil.

De um lado temos a famosa Tensão Superficial da Água, algo que leva a superfície do líquido a se comportar como se fosse uma membrana elástica. De outro temos a descoberta de que o pequeno réptil possui uma fileira de escamas ao redor de cada dedo que aumenta a área da pata, que lhe permite tirar vantagem da Tensão Superficial da Água para correr sobre o líquido sem afundar.

"Mas o que tem a ver esse papo de Globo Repórter com concursos públicos?"

Em poucas palavras ... concurseiros têm que fazer exatamente isso, lançar mão de características muito próprias e utilizá-las em conjuntos com fatores ambientais para fazer coisas que mais parecem milhagres.

Querem exemplos? Vamos lá.

EXEMPLO 1 - Lidiane trabalha em uma loja de shopping e foi recentemente transferida de turno de trabalho pelo gerente para o turno da noite, obrigando-a a abandonar o cursinho para concursos que vinha fazendo.

Como agora ela começa a trabalhar só no começo da tarde, poderá fazer um cursinho pela manhã ou mesmo estudar sozinha de forma muito mais eficiente, pois estará descansada, ao contrário do que vinha acontecendo antes.

EXEMPLO 2 - Marcos foi demitido recentemente da empresa onde trabalhava há alguns anos. Apesar de não gostar muito do trabalho e por isso já vir estudando um pouco para concursos públicos há algum tempo, a demissão o pegou de surpresa.

Se ele precisava de algo que o fizesse decidir estudar sério para concursos públicos, agora não precisa mais. É como diz o velho ditado, "Há males que vêem para o bem". Não são poucos os servidores que tiveram em uma demissão inesperada o impulso que faltava para se dedicarem de verde aos estudos para concursos públicos.

RESUMO DA ÓPERA - Observe seu ambiente e tenha consciência do que acontece com você para que seja possível fazer algumas dessas combinações "milagrosas", que somente existem porque o concurseiro quer e circunstâncias muito específicas permitem.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


———«»———«»———«»———




0 Response to "De vez em quando é preciso fazer milagres"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards