Vale a pena tanto esforço?

Hoje é dia 12/10, quarta-feira, um dos últimos feriados do ano, que apesar de cair no meio da semana é muito bem vindo principalmente por quem trabalha e com isso tem a chance de ter um descanso extra, poder usar o dia para fazer alguma coisa em casa, passear com a família (hoje também é Dia das Crianças), rezar (hoje também é Dia de Nossa Senhora).

Quem é concurseiro e trabalha tem no dia de hoje a chance de "dar um gás" nos estudos. Com um dia inteiro livre pela frente será possível adiantar os estudos de uma ou duas matérias, fazer uma ótima revisão ou então "moer" uma bela bateria de exercícios.

A pergunta que não quer calar para muita gente é se vale mesmo a pena tanto esforço, principalmente num cenário de poucos concursos públicos e previsões não muito otimistas de novos bons concursos no horizonte próximo.

Antes de qualquer coisa é preciso que você não se culpe quando se ver em momentos de dúvida como esses, algo que é comum entre quem estuda sério para concursos públicos. Vou além, a dúvida é companheira do concurseiro sério. O que não pode acontecer é de você deixar a dúvida ganhar força e ganhar uma dimensão que suplante seu otimismo e vontade de vencer.

Realmente não é nada fácil abrir mão de um dia livre como hoje para estudar intensivamente, deixando de lado descanso, diversão, convívio com a família. O segredo para encarar tal situação é ver isso como o investimento que é, investimento de tempo e esforço que no futuro será recompensado com um belo cargo público e todos os benefícios que acompanham tal conquista.

Quanto à entressafra de concursos públicos que vivemos desde o início do ano, bem, a situação não é tão ruim quanto parece. Vejamos.

1 - Realmente diminuiu o número de concursos públicos, principalmente do executivo federal, esse ano, porém há uma pressão grande por novos concursos vinda dos próprios órgão e entidades, uma vez que a movimentação de servidores (remoções, exonerações, aposentadorias, ...) continua em seu ritmo normal, de forma que o que está acontecendo é um represamento de concursos, que uma hora terá de ser aliviado e, aí, será beneficiado quem não parou de estudar;

2 - Há muitos concursos federais fora da esfera do executivo, estaduais e municipais muito interessantes previstos para serem lançados nos próximos meses;

3 - Estudar para concursos públicos é um projeto de longo prazo, isso é fato, de forma que entressafras temporárias de concursos públicos acabam perdendo um pouco a importância, principalmente para quem está estudando há pouco tempo.

RESUMO DA ÓPERA - Acredite em você mesmo, concurseiro, em sua luta, na seriedade do seu estudo, na certeza da vitória e no valor da recompensa. Se você acreditar em você mesmo e que você vencerá na guerra dos concursos públicos, não há desânimo ou descrença que o impedirá de estudar sério.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

É HOJE a nova edição do Twicam Tira-Dúvidas do Concurseiro Solitário com ocriador e editor do Concurseiro Solitário, Charles Dias. E haverá sorteio de livro para quem estiver assistindo! Será às 21 horas aqui no blog. NÃO PERCA!

———«»———«»———«»———


0 Response to "Vale a pena tanto esforço?"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards