Ressaca pouca é bobagem

E lá se foi um dos últimos feriados prolongados de 2011. O feriadão da Páscoa com seus generosos quatro dias de "folga" foram muito convidativos para muitos concurseiros, que resolverão dar um tempo nos estudos e recarregar as baterias.

Não cabe discutirmos nesse momento se concurseiros podem ou não podem, devem ou não devem descansar em feriadões como esse. O assunto desse artigo é a ressaca pós feriadão.

Ressaca é o mal estar comum no dia seguinte à ingestão de grandes quantidades de bebidas alcoolicas. Ou seja, é o resultado da intoxicação do álcool ingerido em excesso. Em termos concurseiros, é o mal estar causado pelo excesso de ficar sem estudar, da culpa gerada por isso.

Em que pese muitos concurseiros tomarem a decisão de tirar alguns dias de folga com toda a consciência do mundo, poucos conseguem evitar a ressada que chega forte sem ser convidada e faz sentir seus efeitos nefastos.

Em primeiro lugar, não perca muito seu tempo tentando combater a culpa de ter deixado de alguns dias. Ela vem mesmo e a maior parte dos esforços para amenizá-la acabam sendo inúteis. O melhor modo de combatê-la é tendo uma semana forte de estudos. Se somente esquecemos um grande amor com outro grande amor, somente esquecemos a culpa de ficar alguns dias sem estudar estudando forte nos dias seguintes.

Em segundo lugar, para quem já dedicou alguns dias ao ócio e descanso (merecidos, necessários ou não), não há pecado em dedicar alguns poucas horas para montar um planejamento de estudos especial para a "semana da ressaca". O melhor é montar um planejamento de estudos diferenciado, mais rigoroso, afinal de contas, você já descansou bastante, não precisa descansar mais.

Em terceiro lugar, nada de querer estudar nessa semana aquelas matérias mais espinhosas, nada disso, uma boa revisão geral aprofundada é o mais indicado. Querer "roer o osso" nesses dias, algo que demanda muita determinação e cérebro "chaveado" para o esforço necessário, não é mesmo o mais indicado porque a culpa o acompanhará nesses dias e poderá ser um problema.

Em último lugar, avise a todo mundo que essa semana será para você de estudo total. Peça a compreensão de todos para sua dedicação aos estudos, dessa forma você evitará cobranças e, principalmente, interrupções.

Feito tudo isso, arregace as mangas e mãos à obra. Vá estudar porque o feriado acabou e agora é hora de "tirar o atraso".

"Mas eu não folguei no feriado, estudei normalmente ... o que eu faço?"

Ué, meu amigo, se você estudou normalmente, continue estudando. De qualquer forma você já tem a receita do que fazer caso queira tirar alguns dias de folga no próximo feriadão, o penúltimo do ano, em julho, o feriado de Corpus Christi.

RESUMO DA ÓPERA - Vida de concurseiro é isso mesmo, lidar com dificuldades, sejam causadas por motivos externo, internos ou mesmo por motivo nenhum. O que importa é uma coisa apenas, não deixar se abater, não deixar de estudar, não deixar de acreditar que passar, sem nomeado e empossado depende apenas de estudo, esforço, determinação e tempo suficiente par amadurecer enquanto concurseiro.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "Ressaca pouca é bobagem"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards