Quando o importante é ser feliz

Esse texto é quase um desabafo.

E não é voltado para o estudo para concursos públicos.

Como assim Ana Paula? Afinal, você é articulista de um blog que se chama e tem por missão ajudar milhares de concurseiros solitários desse Brasil!

Pois é.

Estou escrevendo esse texto na iminência de começar a me arrumar para a formatura do meu namorado. Está se formando em Direito, em uma boa universidade, já aprovado no Exame de Ordem, e estamos todos (muito) orgulhosos dele (a família dele, minha família, nossos amigos).

É um dia feliz. Muito feliz.

E não, não me preocupei em estudar hoje.

Nem por poucas horas. Realmente, é uma infinidade de tarefas que se é preciso cumprir para participar de um baile de formatura. (Mulheres sofrem! Homens – dêem valor e reconheçam! sic)

Às vezes é preciso parar e reconhecer que nem tudo em sua vida pode girar, diretamente, em torno dos Concursos Públicos. Eventualmente serei criticada pelos estudiosos de plantão (embora eu garanta que faça parte desse grupo) pelo que direi, mas é importante se preocupar com seus relacionamentos, seus familiares, amigos, e é importantíssimo ser feliz e aproveitar os bons momentos que, aparentemente, duram pouco.

Temos apenas uma vida e eu não gostaria de passar por ela sem ser aprovada no Concurso Público que almejo (1), mas também sem cultivar o que realmente importa e que pode ser “invisível aos olhos”: minha família, meus amigos e meu amor.

Por isso eu digo a vocês: cultivem equilíbrio em sua vida de estudos. Pratiquem atividades harmônicas e tenham momentos de descontração.

Willian Douglas, autor de diversos livros sobre Concursos Públicos, escreveu uma grande verdade (dentre tantas) no livro “Como passar em provas e concursos”: Ele disse que passar sozinho em um concurso público, sem ajuda e sem cultivar relacionamentos, é plenamente possível, mas que fatidicamente se mostraria chato e extremamente solitário. Tudo o que não queremos até pela proposta deste blog.

Ainda não fui aprovada. Ainda continuo tendo (plena) consciência da minha própria responsabilidade em realizar meus sonhos. Mas no fundo, ainda sonho em ter uma vida sadia, com relacionamentos sadios, realizada profissionalmente e, no mesmo montante, pessoalmente.

E é essa consciência que me retira qualquer sentimento de culpa por ter um final de semana maravilhoso às vezes. Repleto de memórias que certamente me acompanharão por toda a vida.

Harmonizar suas tarefas significa pensar indiretamente no resultado em qualidade de vida e equilíbrio emocional. E o mais importante, acima de tudo, é estar feliz e satisfeito com suas próprias escolhas, sendo orgânico e vivendo a graça única que em cada pequeno momento nos circunda.

Sejam felizes, e isso não é demagogia!

Se estudar para você é horrível, é um fardo, é um sacrifício gritante sempre, talvez você precise rever como se sente a respeito desse projeto de aprovação. Estudar, considerando ser uma tarefa com resultados a médio e longo prazo, deve ser algo que realmente te dê prazer e te prepare para maiores prazeres e alegrias futuras. É um investimento, sendo mais satisfatório se não for penoso o tempo todo.

RESUMO DA ÓPERA - Sem demagogia ou auto-ajuda eu digo a vocês: aproveitem cada momento de suas vidas com suas dores e seus prazeres. Quem é de beijo, beije. Quem é de abraço, abrace. Mas não passe pela vida sozinho sem se preocupar com o que há atrás do muro que se chama “posse”. Certamente você não irá querer atravessá-lo sozinho.

Ana Paula de Oliveira Mazoni é concurseira por vocação.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "Quando o importante é ser feliz"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards