RESENHA - "CESPE – DIREITO ADMINISTRATIVO - Questões Comentadas" de Alessandro Dantas e Ivone Goldner

Para os concurseiro que se prepararam para concursos públicos e querem gabaritar as provas de direito Administrativo do CESPE, preparamos uma resenha muito especial.


ISBN: 9788576264439
Autores: Alessandro Dantas Coutinho e Ivone C. Goldner
Editora: Impetus
Número de Páginas: 248
Ano: 2011

Não é de hoje que digo a vocês que estudar através de questões comentadas é um método muito eficaz de estudo. Aliás, há várias pessoas que realmente se dedicam ao estudo para concursos públicos utilizando, precipuamente, esse valioso método. Que dá certo e se baseia em nossa capacidade de interpretação e raciocínio jurídico da questão.

Treinar é imperioso e imprescindível. Quem não treina, não consegue avaliar a si próprio e o seu estudo, e acaba se perdendo na abstração que estudar tão somente a doutrina pode redundar.

Contudo, é sumamente necessário que se empregue bons materiais por ocasião dessa técnica, e melhor ainda é se utilizar de livros específicos de questões comentadas por autores com experiência na resolução de determinada disciplina.

É o que acontece com a Série “Impetus Questões” da Editora Impetus e, hoje, me detenho à Obra “CESPE – Direito Administrativo – Questões Comentadas”, de Alessandro Dantas e Ivone Goldner.

Nesse sentido, a própria editora apresenta a “Série Impetus Questões” relatando que se trata de:

“Uma seleção didática e moderna, verdadeira ferramenta para você se tornar um servidor público. Por meio de questões selecionadas, os autores proporcionam ao leitor todas as possibilidades dentro da temática abordada, preparando-o para a realidade dos concursos públicos. Foi a observação das dificuldades apontadas pelos candidatos que a Editora Impetus e seus autores, que vivenciem e vencem diariamente a maratona dos concursos, desenvolveram a Série Impetus Questões, constituída por conteúdos aprofundados, macetes, gabaritos comentados de questões objetivas e respostas elaboradas especialmente para questões discursivas.”

Aliás, os autores possuem muita experiência no ensino do Direito Administrativo. Senão vejamos:

ALESSANDRO DANTAS é mestre e especialista em Direito Público, professor de Direito Administrativo do Curso de Direito da FASESA, professor o curso de pós-graduação em Direito da Faculdade de Direito de Vitória e da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), professor de Direito Administrativo da EMES (Escola da Magistratura do Espírito Santo), professor de Direito Administrativo da ESMP (Escola Superior do Ministério Público), professor de Direito Administrativo do CEP (Centro de Evolução Profissional), instrutor de Licitações e contratos da Escola de Serviço Público do Espírito Santo, advogado e autor de livros e artigos jurídico a respeito dessa temática.

IVONE CORDEIRO GOLDNER é servidora pública federal e diretora pedagógica do curso preparatório CEO (Centro de Evolução Profissional), professora de Direito Administrativo e Direito Tributário no CEP e em diversos cursos de graduação e pós-graduação em Direito. Além disso, é doutoranda em Direito pela UBA (Universidade Federal de Buenos Aires).

Com essa vasta experiência, é absolutamente compreensível porque os comentários da Obra “CESPE – Direito Administrativo – Questões Comentadas” possuem tanta profundidade e presteza para os concurseiros que desejam se preparar para os mais variados concursos públicos, considerando que a disciplina de Direito Administrativo pertence às matérias essenciais, por assim dizer, no ramo dos certames, vez que ainda quando se tratam de concursos para o provimento de cargos não jurídicos, o Direito Administrativo continua sendo exigido e cobrado dos candidatos, sendo imprescindível que o estudemos com dedicação.

A obra é muito bem elaborada e possui, em seu conteúdo, questões objetivas e discursivas a respeito dos temas mais exigidos na seara do Direito Administrativo, tais como: princípios (1), poderes administrativos (2), Administração Pública (3), atos administrativos (4), licitações (5), contratos administrativos (6), servidores públicos (7), controle da administração pública (8), improbidade administrativa (9) e responsabilidade civil do Estado (10), todos esses capítulos com subtítulos de grande relevância para a especificidade dos temas.

De igual modo, além do vasto conteúdo administrativo, as questões também vêm analisadas do ponto de vista de seu grau de dificuldade, ou seja, cada questão saliente o nível de conhecimento exigido (baixo, médio e alto), além da exigência de conhecimento (doutrina ou legislação, doutrina e legislação) e existência de pegadinhas (sim ou não), o que facilita muito para que o concurseiro compreenda o que está realizando no que tange a raciocínios jurídicos, bem como onde encontrar, sozinho, mais detalhes a respeito do conteúdo abordado.

RESUMO DA ÓPERA - Estudar através de exercícios é essencial, pois nos faz praticar e treinar aquilo que abstratamente já estudamos, e a nos colocar em situação idêntica à que experimentaremos no ínterim do certame. Essa Obra evidencia a preocupação de preparar o aluno para o estilo de prova da Banca Examinadora CESPE e o faz com maestria, com conteúdos aprofundados e questões de grande valia para o aprendizado do Direito Administrativo. #EuRecomendo

ANA PAULA DE OLIVEIRA MAZONI é concurseira por vocação.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Você pode adquirir seu exemplar desse ótimo livro com total segurança e um bom desconto na LIVRARIA CONCURSAR, parceira do blog.


———«»———«»———«»———


0 Response to "RESENHA - "CESPE – DIREITO ADMINISTRATIVO - Questões Comentadas" de Alessandro Dantas e Ivone Goldner"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards