2o Twitcam Tira Dúvidas do Blog do Concurseiro Solitário

Ontem aconteceuo o 2o Twitcam Tira Dúvidas do Blog do Concurseiro Solitário com Charles Dias, criador e editor do blog, ou seja, uma apresentação ao vivo onde dúvidas enviadas pelos leitores eram respondidas no ar.


Como o tempo de duração do Twitcam, uma hora, não foi suficiente para responder a todas as perguntas enviadas, aproveitamos para publicar aqui tais dúvidas devidamente respondidas, juntamente com o vídeo do 1o Twitcam que foi ao ar semana passada.

ATENÇÃO - O Twitcam de ontem será disponibilizado aqui no blog semana que vem, visto que precisa ser editado e "uploadeado" para nosso canal do YouTube, o que leva algum tempo.

@Joy_Viiana - Qual a melhor forma de estudar para concurso público?

A melhor forma de estudar para concursos públicos é, sem sombra de dúvida, estudar sério e de forma planejada. Sem seriedade não há como estudar adequadamente, visto que não haverá compromisso. O planejamento é necessário para poder se otimizar a utilização do tempo livre para estudar e o aprendizados das matérias estudadas.

@belavbarros - É mais importante anotar tudo o que o professor diz ou prestar atenção nas explicações?

Sem dúvida que prestar atenção às explicações do professor é muito mais importante, porém sem deixar de fazer anotações rápidas dos pontos mais importantes da explicação. O que não pode acontecer é do concurseiro querer transcrever o que o professor diz em seu caderno, abrindo mão de aprender com as explicações que é uma das principais vantagens de se fazer um cursinho para concursos públicos.

@ramosdeamanda - Em um concurso o prazo é de 2 anos prorrogado por + 2 anos, será que podem fazer outro concurso antes de passar os 4 anos?

Fazer outro concurso é, sim, possível. O que não pode acontecer é de nomearem os aprovados nos concursos posteriores antes dos aprovados no concurso público mais antigo que ainda esteja dentro do prazo de validade.

@camillezanon - Gostaria de dicas para iniciar a preparação p/ concursos na área policial.

Primeiramente é preciso escolher com cuidado em qual corporação você deseja ingressar (Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, ...). Feito isso você precisa escolher o cargo (agente, soldado, oficial, ...). Agora, sim, você deve pesquisar sobre como são as provas para o cargo/corporação escolhido, quais matérias são cobradas e como são cobradas, enfim, fazer todo um trabalho de inteligência que prece aos estudos, mas que também fazer parte da preparação.

@Difran04 - Olá galera, o que é melhor, fazer os mapas mentais ou baixar os mapas mentais?

Sem dúvida que fazer os próprios mapas mentais é muito melhor, visto que são personalizados e enfocando o que você considera que há de mais importantes na matéria e, principalmente, o que você tem mais dificuldade em memorizar.

Claro que mapas mentais feitos por outros concurseiros ou mesmo professores têm sua utilidade, porém não a mesma que os mapas mentais individualizados.

@GilvanSSantos - Vale a pena se basear em edital de concurso anterior para começar a estudar? (para o curso específico)

Não apenas vale a pena como na maioria dos casos indispensável, visto que a necessidade de se começar a estudar muito antes da publicação do edital de algum concurso público é grande mente facilitada pela orientação dada por editais de concursos passados. Tem-se, claro, de estar preparado para possíveis mudanças nos editais, que apesar de geralmente serem pontuais, podem surpreender em casos isolados.

@Maurynho - Qual a melhor maneira de estudar informática?

Se você está falando de informática para provas de concursos públicos (e acredito que sim), a melhor forma de estudar a matéria é com bons livros que específicos da mesma para concursos públicos, visto que o que se cobra dela nos certames é bastante diferente do que aprendemos e sabemos usualmente.

@Patricia_Lied - Quero estudar para concurso e não sei por onde começar.

Você deve começar por determinar que concursos pode e quer prestar, para quais esferas e âmbitos da administração pública, cargos e por aí vai. Determinado isso, vem a fase de informar-se sobre o que estudar, como estudar, com o quê estudar. Somente então você começa a estudar de fato.

@ivosilvaesilva - Queria saber qual a bibliografia jurídica das três principais bancas CESPE, ESAF e FCC de constitucional a empresarial.

A melhor bibliografia para essas matérias e bancas dependerá dos certames que você tem interesse em prestar, visto que variam muito segundo essa variável.



———«»———«»———«»———



0 Response to "2o Twitcam Tira Dúvidas do Blog do Concurseiro Solitário"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards