CONCURSEIROS E EXERCÍCIOS FÍSICOS – PARTE 1

Gosto muito de falar da minha experiência quando o assunto é concursos públicos, mas desta vez não falarei de como estudar ou qual é o melhor livro para o assunto “X”. Em vez disso porque não falamos sobre a sua saúde. Para começarmos nossa “conversa” farei uma pergunta e gostaria que você fosse honesto (principalmente consigo mesmo) sobre a resposta desta questão:

Você tem praticado exercícios físicos regularmente?

Basicamente temos duas respostas distintas: Ou SIM, ou NÃO (disjunção exclusiva. lembra do Raciocínio Lógico?! Hehehe)

Se você respondeu que NÃO, este conjunto de artigos é para você. Já para você que respondeu SIM, gostaria de te fazer mais uma pergunta:

Essa quantidade de exercício respeita a quantidade mínima estabelecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que recomenda semanalmente um total de 150 minutos de atividade física sendo mais recomendado ainda que esse tempo total seja distribuído em, pelo menos, 5 dias da semana? (se você não for sincero só estará enganando a si mesmo!).

Igualmente à situação anterior temos duas respostas possíveis: Ou SIM, ou NÃO.

Se você, concurseiro, continua mantendo a resposta SIM, fico muito feliz por você, pois quando for aprovado no concurso que almejas não estará com sobrepeso ou mesmo obeso e continuará saudável como antes dos estudos.

Mas para você, amigo, que respondeu NÃO à segunda pergunta, você está exatamente no mesmo grupo daqueles que responderam NÃO à primeira pergunta: Aqueles que, inevitavelmente, terão algum tipo de problema de saúde (nem que seja no longo prazo).

Ai, você me pergunta: E como você sabe o que vai acontecer comigo?

A minha resposta, deveras, sincera para você, meu grande amigo concurseiro, é a seguinte:

Eu sempre respondi NÃO as duas perguntas acima, fui aprovado em vários concursos, tomei posse de quase todos eles, tenho um Cargo muito bom dentro do serviço público federal e sou muito bem remunerado, mas enquanto me preparava “adequadamente” (note o destaque da palavra anterior) para passar em todos esses concursos, declinei de todos os tipos de exercícios possíveis, engordei muito mesmo e, hoje, estou sofrendo as conseqüências de todas as (más) escolhas que eu fiz.

Já ouviu aquele ditado “A Saúde é o que interessa e o resto não tem pressa”? Se eu pudesse voltar no tempo e fazer tudo diferente eu escolheria estudar para concursos em um ritmo menor e conciliar esse estudo com um rotina diária de exercícios físicos.

Mas você ainda pode estar pensando: Se eu engordar e passar no concurso, depois de aprovado, empossado e bem remunerado eu volto a ficar magro fácil, fácil.

Que interessantíssima coincidência!! Eu pensava exatamente como você... É claro que cada caso é um caso e você pode perfeitamente conseguir sucesso onde eu falhei, mas será que o risco ao qual você estará exposto compensa o benefício?

Afirmo, sem qualquer dúvida sobre o assunto, pois usei meu próprio corpo como “cobaia’ nesse empirismo insano:

NÃO VALE O RISCO, NÃO VALE O RISCO, NÃO VALE O RISCO, NÃO VALE O RISCO, NÃO VALE O RISCO.

Nesse artigo não trataremos das dicas sobre exercícios físicos em si. Acho que deves refletir sobre o assunto assim como deverias fazer com tudo que te dizem sobre qualquer coisa nesta vida. Questionar é fundamental/essencial para o aprendizado, tanto para os concursos públicos como para a vida em si.

Estou a quase 2 anos tentando reverter minhas (hoje vejo) péssimas escolhas.

RESUMO DA ÓPERA - Existem 3 tipos de pessoas:

1 - Aqueles que aprendem com os erros dos outros;

2 - Aqueles que aprendem com os próprios erros;

3 - Aqueles que nunca aprendem.

Se você é não está inserido no 3º grupo, semana que vem temos um encontro marcado com a segunda parte desse artigo. Até a próxima e um Forte Abraço!

Carlos Sales é um concurseiro que aprende com seus erros.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



0 Response to "CONCURSEIROS E EXERCÍCIOS FÍSICOS – PARTE 1"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards