LANÇAMENTO - "MANUAL DO CONCURSEIRO INICIANTE" de Charles Dias


Sim, concurseiros, é verdade que o Blog do Concurseiro Solitário acaba de ter publicado pela Editora Campus Elsevier seu terceiro livro em seis meses (!), esse que é o segundo livro solo de Charles Dias, criador e editor do blog, e foi entitulado de "Manual do Concurseiro Iniciante".

Como estamos muito orgulhosos com esse novo lançamento, que é um grande reconhecimento do trabalho que fazemos aqui no blog há quase quatro anos e também do grande sucesso dos outros dois livros ("Guia de Preparação do Concurseiro Solitário", o primeiro livro solo de Charles Dias, e o "100 Respostas do Concurseiro Solitário", livro escrito em conjunto pela equipe do blog e lançado mês passado), pensamos em apresentá-lo de uma forma diferente e bem mais interessante, com uma entrevista com seu autor cujas perguntas foram enviadas por alguns leitores sorteados e convidados para essa finalidade.

Seu livro é o primeiro que vejo que é voltando para concurseiros iniciantes totalmente prático e sem enrolação. Qual foi sua motivação para escrevê-lo dessa forma? (Lea Gomes – Caxias do Sul/RS)

CHARLES DIAS - É raro ter um dia que não recebemos no blog algum email de pessoas que decidiram estudar para concursos públicos e não sabem por onde começar, ou seja, deram o primeiro passo para lutar nessa guerra, que é a decisão de fazer isso, mas efetivamente não começaram a lutar porque não sabem como fazer isso.

Em geral as dúvidas desses concurseiros novatos são muito semelhantes e giram em torno dos mesmos assuntos (como estudar, o que estudar, com o que estudar, ...). Sempre respondi a esses emails com muito carinho, porque um dia já tive essas dúvidas e não tinha para quem perguntar. Daí fui reunindo material que acabou se transformando nesse livro.

A intenção do "Guia do Concurseiro Iniciante" é mesmo de ser totalmente prático, rápido e fácil de ler, mesmo porque quem decidiu estudar para concursos públicos tem de aproveitar ao máximo aquela empolgação inicial. Fazendo esse aproveitamento da maneira correta, orientada, os ganhos no curto, médio e longo prazo são enormes. E essa é a proposta do livro, fazer com que quem o leia aproveite ao máximo essa empolgação começando a estudar da forma correta.

Enfim, minha motivação foi de oferecer para quem está começando a estudar para concursos públicos aquela orientação inicial tão importante e que muitos não tinham acesso até agora. E fazer isso sem enrolação mesmo, algo para ler rápido e começar a usar imediatamente. É um livro que oferece ensinamentos de aplicação instantânea.

O modo como você apresenta os assuntos no seu livro mostra exatamente a realidade do concurseiro. Como você fez para conseguir isso? (Maria Natividade – Petrolina/PE)

CHARLES DIAS - O grande responsável por esse efeito foi o contato diário com concurseiros iniciantes cheios de dúvidas e carentes de orientação e informações práticas e honestas. Além disso, enquanto estava escrevendo esse livro procurava manter acesa em minha mente minhas próprias dúvidas e inseguranças quando comecei a estudar para concursos públicos, algo que contribuiu muito para que todo o trabalho que tive resultasse em um livro que realmente conversa com seus leitores e orienta de forma prática e clara sem se apresentar como dono da verdade, mas como um amigo com mais tempo de luta.

O que mais gostei nesse livro foram dos relatos de experiências pessoais suas que fecham cada capítulo, algo raro de ver em livros de preparação para concursos públicos. Esses relatos são somente para divertir os leitores ou têm alguma outra finalidade? (Oscar Tavares - Salvador/BA)

CHARLES DIAS - Esses relatos, que gostei muito de incluir nesse livro, têm função múltipla:

- Serem divertidos e tornarem a leitura do livro mais leve;

- Servirem como prova de que muitas situações e problemas não são exclusividade de ninguém, mas muito mais comuns do que os concurseiros imaginam;

- Criarem uma maior empatia dos leitores para comigo, o autor, de forma que sempre tenham em mente que a leitura do livro é algo "de concurseiro para concurseiro".

Realmente, são poucos os livros onde encontramos relatos pessoais, um recurso que acho interessantíssimo, com potencial de ser muito edificante e motivador, mas que por razões que desconheço é pouco utilizado, infelizmente.

Você escreveu esse livro pensando apenas em quem está começando a estudar para concursos públicos? Ou ele serve para outros concurseiros? (Marcos José – Brasília/DF)

CHARLES DIAS - Escreví esse livro pensando em dois tipos de concurseiros:

- Aqueles que acabaram de decidir estudar para concursos públicos e não sabem por onde começar;

- Aqueles que sabem que começaram a estudar errado, que não estão conseguindo endireitar as coisas e buscam desesperadamente uma fonte de orientação para como recomeçarem do jeito certo.

Esse, inclusive, é um ponto muito importante que devemos tratar com atenção, o recomeçar a estudar de forma correta.

São muitos os concurseiros que começam a estudar de forma errada pelos mais variados motivos, seja falta de orientação, seja falta de boa vontade de buscar orientação, seja até por orientação equivocada. E quem começa a estudar errado está fadado a ter de aprender com os erros, algo eficiente, sim, mas demorado e doloroso. E há muitos casos em que o melhor é não ficar insistindo, mas parar tudo e recomeçar, abandonando as práticas erradas ou ineficiente, e abraçando as certas e eficientes. E para quem decidi fazer isso, decisão que demanda clareza e coragem, esse livro serve como uma luva.

Você acha que não ter começado a estudar corretamente é a causa da demora em passar enfrentada por muitos concurseiros? (Alexandre Pereira – Mauá/SP)

CHARLES DIAS - Sem dúvida alguma. Digo isso por experiência própria. Se quando comecei a estudar para concursos públicos tivesse tido a orientação inicial básica e essencial que é o conteúdo do "Manual do Concurseiro Iniciante", com certeza teria passada bem mais rápido em concursos públicos, uma vez que não teria perdido tempo aprendendo do velho método do "erro e acerto", que pode funcionar, mas também demora.

É fato que estudar para concursos públicos é muito diferente de estudar para o colégio ou faculdade. São muitas matérias a serem estudadas, muita coisa de cada matéria, o modo das matérias serem cobradas em prova é muito próprio de cada banca organizadora, enfim, o que aprendemos anteriormente sobre estudar não se aplica totalmente quando o assunto é estudar para concursos públicos. E exatamente por utilizarem essas formas inadequadas de estudo, geralmente por desconhecimento disso, muitos concurseiros demoram mesmo mais tempo para passar. Claro que com o tempo aprenderão a forma correta de estudar para concursos públicos, mas até isso acontecer muito tempo precioso será perdido.

Como é passar de concurseiro que busca orientação para servidor público e autor que orienta concurseiros? (Marialba Aguiar – Contagem/MG)

CHARLES DIAS - É ao mesmo tempo muito bom e uma grande responsabilidade, uma vez que acredito no que chamo de "responsabilidade social de quem já foi empossado", ou seja, no dever que quem já se tornou servidor público tem de ajudar a quem ainda está lutando para isso, não porque é uma obrigação legal ou algo assim, mas porque sabe que é uma forma de ajudar a transformar para melhor a sociedade brasileira.

Podemos fazer isso de forma localizada, orientado a quem estuda para concursos públicos pessoalmente ou através de troca pessoal de emails. Também podemos fazer isso de forma mais ampla, como é através do blog, por exemplo. E podemos fazer isso com grande amplitude, que é como estamos fazendo aproveitando as oportunidades que nos estão sendo dadas pela Editora Campus Elsevier de lançar os livros que lançamos.

É como disse certa vez Antoine de Saint-Exupéry, famoso aviador e escritor francês, "Não existe nada igual ao sabor do pão partilhado".

Olhando para a lente da verdade, você acha que aquele você que começava a estudar para concursos públicos compraria seu livro se ele existisse naquela época? (Silvana Valadão – Rio Branco/AC)

CHARLES DIAS - Com toda certeza. Inclusive foi não ter encontrado naquela época um livro com a propostado do "Manual do Concurseiro Iniciante" que escreví esse livro. E olha que procurei muito, sem sucesso, claro, por um livro assim.

Geralmente concurseiros não têm dinheiro sobrando e precisam pensar muito bem antes de comprar um livro. Porque deveriam comprar seu segundo livro ou qualquer outro livro do Concurseiro Solitário? (Susan Daniela – Volta Redonda/RJ)

CHARLES DIAS - Há um famoso versículo da Bíblia que diz "Nem só de pão vive o homem". Ouso parafrasear o mesmo em termos concurseiros para "Nem só de livros de matérias vive o concurseiro".

Do que adianta um concurseiro ter à sua disposição dezenas de excelentes livros das mais diversas matérias cobradas em concursos públicos se não sabe como estudá-los da melhor forma, como ser um concurseiro sério, quais e como adotar as melhores práticas de quem estuda de forma eficiente para concursos públicos?

Claro que nenhum concurseiro deve gastar mais com livros de orientação do que com livros de matérias, claro, mas também não deve deixar de adquirir pelos menos dois ou três bons títulos do primeiro tipo, os quais serão seu guia para os estudos, seu conselheiro e amigo na hora de estudar mais e melhor.

Quais outros livros seus e da equipe do blog podemos esperar para os próximos meses? (Mauro Botelho - Mossoró (RN)

CHARLES DIAS - Como fiz o velho e sábio ditado popular, "O futuro a Deus pertence". Digamos, assim, que há grande chance de ainda esse ano termosoutras novidades do blog nas melhores livrarias por todo o país.

———«»———«»———«»———


0 Response to "LANÇAMENTO - "MANUAL DO CONCURSEIRO INICIANTE" de Charles Dias"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards