Cuidado com as apostilas que você for comprar

Há algumas semanas um leitor do blog (Jorge) enviou uma mensagem comentando de que havia adquirido algumas apostilas pelo website da Vestcon, as quais não havia recebido no prazo especificado no momento da compra. Dias atrás, antes que pudesse comentar o acontecido, ele enviou outra mensagem. “Gostaria de informar que, apesar da demora, fui ressarcido integralmente”. Menos mal para esse nosso colega concurseiro que comprou de uma editora séria que respeita seus clientes.

Quando o assunto é material de estudo para concursos públicos, estamos falando de uma verdadeira mina de ouro. Tirando os no máximo dez por cento de concurseiros sérios de cada concurso que já estudam faz um tempo e preferem materiais mais específicos (livros), a maioria do restante irá comprar apostilas para se prepararem para o certame (muitos compram e nem abrem a danada). No concurso do INSS realizado recentemente, por exemplo, foram mais de meio milhão de candidatos inscritos. Numa estimativa conservadora, pelo menos trezentos mil compraram alguma apostila para estudar. Chutando que essas apostilas custem em média cinqüenta reais, estamos falando de nada mais nada menos que um milhão e meio de reais!

O maior problema é com as apostilas, já que livros demandam uma estrutura maior e mais organizada da editora, dão mais trabalho para fazer produzir, precisam de registro na Biblioteca Nacional e tal. Apostilas, não, são muito simples de serem feitas, formatadas, impressas e vendidas. Dá para fazer no quartinho da empregada com um computador mais ou menos utilizando os serviços de um bureau de xérox para imprimir e encadernar as danadas.

Basicamente o mercado de apostilas para concursos públicos é suprido por três tipos de editoras.

- As grandes editoras que produzem em escala industrial apostilas para dezenas de concursos e para isso contam com uma estrutura mais completa de criação, produção e comercialização.

- As editoras de tamanho médio que trabalham como as grandes, só que em escala bem menor e regionalizada.

- As editoras de fundo de quintal que possuem estrutura precária.

Nos últimos tempos as editoras grandes, para não perder mercado e dinheiro por conta de processos judiciais movidos por clientes insatisfeitos, têm investido mais na qualidade dos seus produtos, seja em termos de conteúdo e apresentação, e oferecido materiais de melhor qualidade e com menos erros. Inclusive a Vestcon vem oferecendo também cursos online em vídeo e publicando uma série de bons livros de estudo de autores de respeito no meio concurseiro.

As editoras médias trabalham mais com concursos regionais. Muitas produzem material de ótima qualidade e respeitam seus consumidores. Outras, no entanto, produzem material de qualidade duvidosa, com muitos erros, algumas também não respeitando nem um pouco os consumidores.

Não é preciso nem falar da qualidade do material produzido pelas editoras de fundo de quintal, já que quase em sua totalidade são apostilas “caça níqueis”, vendidas em bancas de jornal, ou seja, material sem nenhum controle na elaboração, superficial, incompleto, ótimo para os falsos concurseiros que querem enganar familiares e não vão nem ao menos abrir a apostila para estudar para algum concurso.

O conselho que tenho a dar sobre esse assunto é óbvio. Se você for comprar apostilas, compre de alguma editora grande para pelo menos ter alguma segurança de que o material foi preparado com algum cuidado e que você receberá seu dinheiro de volta caso o material não seja entregue ou venha com defeito. Quanto aos concursos regionais, tome muito cuidado na compra de apostilas de editoras médias. Analise com muito cuidado o material, veja se está de acordo com o edital do concurso, se não tem erros ou omissões. Se você não estiver convencido de que o material é mesmo bom, não compre. Agora, fuja como o diabo da cruz de apostilas vagabundas.

Faltou falar das apostilas produzidas por professores e outros concurseiros e vendidas diretamente para os interessados. Nesse caso há tanto material muito bom quanto material muito ruim. Antes de comprar, peça que a pessoa lhe envie uma amostra da apostila, algumas páginas aleatórias, para que você possa analisar a qualidade do material. Eu já comprei algumas apostilas assim tomando esse cuidado, não me arrependi, já que o material era muito bom, como a de Regimento Interno do TJSP do Professor Douglas.

Resumo da ópera – O que mais tem por aí é gente querendo fazer uma grana fácil com as centenas de milhares de fazedores de concursos incautos que pululam o mercado. Enquanto muita gente compra sem ao menos dar uma olhada básica no material para avaliar sua qualidade, haverá sempre os espertalhões que produzirão apostilas ruins, superficiais e cheias de erros, enfim, sob medida para esse pessoal que no final das contas não ligam muito se estão sendo passados para trás.


———«»———«»———«»———

PERGUNTA DO DIA

Você compra seus livros e apostilas para estudar para concursos públicos pessoalmente ou pela Internet? Já teve algum problema em alguma compra como material com defeito, material enviado errado, material não enviado? Como resolveu?
Essa pergunta deve ser respondida em nossa comunidade no Orkut. Basta clicar no homenzinho ai em cima (você precisa estar conectado no Orkut em outra janela de navegador para ser levado à página de resposta).

———«»———«»———«»———

MÚSICA DO DIA
E para começar a semana, nada melhor que uma música bem alegre e animada, como "Shiny Happy People" do R.E.M. Boa semana de estudo para todos.

1 Response to "Cuidado com as apostilas que você for comprar"

  1. Camisa 9 says:

    Realmente!
    Eu já joguei R$30,00 no lixo pensando que estava fazendo um bom negócio...
    Vivendo e aprendendo!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards