Respondendo algumas perguntas - Parte 2

Hoje termino de responder às perguntas que foram enviadas nas últimas semanas e também trago algumas dicas interessantes enviadas pelos colegas concurseiros. Se alguém tiver alguma dúvida, quiser perguntar alguma coisa ou dar alguma dica, é só mandar uma mensagem.

“Olá Concurseiro! Você já fez alguma prova com redação? Teria dicas para passar a todos nós? Indica alguma bibliografia? Acredito que a redação não seja problema pra você, já que escreve tão bem” (Thábata)

Quando me preparava para o vestibular, estudei muito redação para poder dar conta da prova da Fuvest. Desde então passei a praticar regularmente escrevendo artigos e contos em geral (gosto de escrever). Então, quando se trata de redação para concursos tenho bastante facilidade (compensa a dificuldade que tenho com gramática portuguesa). Mesmo assim não deixo de estudar a matéria e um livro que recomendo é o “Redação em Concurso” de Maria Emília Barcellos e Rosane Rei (Editora Ferreira). Muito bom e barato. Pode-se encontrá-lo nos sites dessas grandes livrarias que vendem pela Internet (Saraiva, Cultura, Fnac, ...).

"Tenho uma dúvida também. Faz um ano já que você estuda e creio que muitos pontos de editais já estão vencidos. Agora você ao retomar os mesmo pontos você estuda como da primeira vez ou apenas consulta o seu resumo e revisa? Ou você apenas estuda mesmo aquilo que você já esqueceu um pouco?" (Célia)

Eu estudo tudo novamente, do zero, mesmo porque estudo é repetição, não tem jeito. Uma matéria que se estuda e fica sem ser revista, começa a sumir da memória de 15 a 20 dias depois. Dois meses depois você lembra pouca coisa. Seis meses depois não lembra quase nada. Então, quando tenho de estudar novamente matérias que já estudei faz algum tempo, estudo como se nunca a tivesse visto na vida. Claro que enquanto se vai estudando, vai-se lembrando de muita coisa, o que torna esses estudos posteriores mais fáceis. Resumos eu uso para revisar perto da prova e depois jogo fora, fazendo novos resumos quando estudar novamente. Acho que o resumo deve ser isso, uma ferramenta de fixação da matéria, não um substituto para o livro ou apostila.

“Qual a sua opinião em relacão ao estudo pelo computador? Você acha que é válido? Ultimamente tenho estudado somente pelo computador, por materiais do Ponto dos Concursos, aulas que digitei e outros” (Fernando)

Se você der uma olhadinha entre os artigos mais antigos, encontrará um em que falo que o computador e a Internet são as principais e mais importantes ferramentas que o concurseiro tem a sua disposição atualmente. Sou completamente a favor de estudar pelo computador, faço isso todos os dias. Ganha-se dinamismo estudando pelo computador, pois têm-se acesso a muitos materiais, informações, dicas. O ponto negativo dessa ferramenta é que é muito cansativo ler longos textos no monitor, tanto que tempos atrás investi na compra de uma impressora laser, permitindo que agora possa imprimir muita coisa gastando muito pouco (R$0,0015 por cópia ao invés dos 0,10 cobrados nos quiosques de xérox e 0,18 da impressão a jato de tinta).

"Gostaria de algum email para poder mandar uma prova comentada de português por um professor, muito interessante" (Juliana)

Tá na mão ... concurseirosolitario@gmail.com

“Gostaria de saber se houve mesmo o bate papo mencionado no último dia 11/05... porque entrei na sala da IG e no entanto tava vazia... Favor avisar novamente quando houver novos bate-papos ok!!!”

Você deve ter entrado antes da hora ou muito depois, mas o bate-papo aconteceu, sim. É que o pessoal chega na hora de começar e dispersa pouco depois de terminar. Mas todos os tem bate-papo via chat naquela mesma sala começando às 20 horas e indo até umas 21:30, onde os concurseiros solitários podem troca informações, tira dúvidas, falar sobre concursos com quem sabe o que lutar nessa guerra, é muito bom. Sempre coloco avisos no blog quanto ao link da sala e horário do bate-papo.

"Como sempre acompanho o blog quase diariamente e sempre encontro ótimos textos, tenho um conselho também. Trabalho e comecei o estudo para concursos recentemente e aproveitando um hábito adquirido na faculdade, estudava sempre no deslocamento casa/trabalho/casa, mas com isso nunca me sobrava tempo para outras atividades como a leitura de livros não-técnicos. Mas isso também não é bom, afinal uma das melhores maneiras de estudar português é lendo muito, portanto, tenho aproveitado este deslocamento diário para ler bons livros, com vocabulário variado, porque além de ser útil para as provas de concurso, também é uma boa forma de relaxar" (Nathynha)

Essa é uma dica muito boa. Eu também não deixo de ler bons livros de literatura. Realmente faz parte do estudo ler livros, revistas, jornais, pois assim temos contato com a escrita correta, revisada e tiramos muitas dúvidas quanto ao emprego de palavras, recursos de redação e muito mais.

"Notei que você utiliza a expressão "nada haver" e fiquei cismada. Falei com uma professora de português e ela me confirmou que o correto é "nada a ver". Fica o toque." (Nina)

"E já que o blog também é de dicas, vou lhe dar uma de Português: não use "tem haver", mas sim "tem a ver", como é o correto" (Carlos Dieter)

Obrigado pela dica. Já estou dando um jeito de eliminar esse vício de linguagem. Essas dicas poderão me salvar a pele numa prova de redação de concurso.

———«»———«»———«»———

MÚSICA DO DIA
A música de hoje é um bom rock com cara de música de filme de western. "Wanted dead or alive", do famoso Bon Jovi, foi lançada em 1986 no álbum Slippery When Wet e chegou à posição #7 das "100 mais" da Billboard. Essa música é tema de uma série muito interessante do Discovery Channel chamada Deadliest Catch, que mostra a realidade perigosa dos pescadores de caranguejos marinhos do Alaska, que recomendo, é muito boa (episídios disponível em Torrent).

1 Response to "Respondendo algumas perguntas - Parte 2"

  1. Camisa 9 says:

    Eu também te dei uma dica em algum coment, vc lembra? rsrs
    E...esqueci (de verdade) o que ia perguntar de interessante. Assim que lembrar volto aqui.
    Vou ler seu próximo post!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards