Estudando em horas "picadas"

Retomando o assunto de ontem, falemos hoje sobre algo que incomoda a muitos concurseiros, não poder estudar em períodos contínuos, ou seja, não poder, por exemplo, estudar oito horas direto, mas somente em blocos de duas horas entremeados a outras atividades.

Mas o que fazer quando se está trabalhando e mesmo assim se continua a estudar para concursos? Como otimizar o estudo quando somente se tem horas “picadas” disponíveis, algumas horas no início da manhã, algumas horas a tarde, algumas horas a noite e um tempinho irregular ao longo do dia?

Muita gente reclama que é difícil estudar assim e estão cobertos de razão. Claro que é mais fácil sentar-se diante do livro com a tranqüilidade de ter toda a manhã livre para estudar determinado assunto. É como participar de uma corrida onde não há preocupação com o tempo de prova. Outra coisa completamente diferente é sentar-se diante do livro sabendo que se tem somente duas horas para dar conta de determinada matéria. Os corredores velocistas sabem muito bem o que é a briga contra o relógio.

Infelizmente quem está nessa situação tem somente duas opções. Aproveita essas horas “picadas” para estudar da melhor forma possível ... ou não estuda.

Acho que tudo é uma questão de planejamento, que se for bem feito permitirá ao concurseiro nessa condição se preparar o suficiente para concorrer sério para qualquer concurso público. Não é à toa que se diz que “a necessidade é a mãe da invenção”. Se temos um objetivo e estamos dispostos a lutar para atingi-lo, não é uma questão de somente ter horas “picadas” para nos estudar que nos impedirá de alcançar o sucesso.

Como optei por uma estratégia de concursos-escada, sei que logo também estarei nesse barco e que terei de continuar estudando de forma descontínua ao longo do dia. Por isso mesmo venho conversando com vários concurseiros que já estão nessa situação, pesquisado e pensando com cuidado no assunto, justamente para já ter um plano de batalha para quando isso acontecer (logo, com a ajuda de Deus e muito estudo).

Vejamos alguns pontos importantes a serem considerados quando é preciso estudar tendo somente horas “picadas” disponíveis.

Cuidado com a escolha das matérias – É muito importante saber escolher que matéria estudar em cada hora “picada” disponível. Não adianta nada querer estudar uma matéria que tomará duas horas de estudo quando se tem apenas uma hora. Não vai dar, o estudo será interrompido e no final se precisará de pelo menos meia hora a mais por conta da necessidade de retomar o estudo, o que não acontece instantaneamente. Agora, se você escolhe estudar uma matéria que tomará uma hora apenas, não haverá problemas e seu estudo será otimizado.

Cuidado com a escolha do material – A escolha do material de estudo passa a ter, também, uma importância muito maior. Não dá para querer estudar usando várias fontes e material complicado demais. Isso vai tomar muito mais tempo do que se tem disponível. Há no mercado muitos livros e apostilas de ótima qualidade e descomplicados, que devem ser a escolha dos concurseiros de horas “picadas”.

Cuidado com o controle do tempo – Se o controle do tempo já é importante para quem estuda tendo o dia todo disponível, imagine então para quem tem somente horas “picadas”. Controlando o tempo de forma militar é possível estudar tudo o que você planejou para estudar naquele intervalo. Sem controle, boa sorte.

Aproveitar feriados e finais de semana – Para quem é da turma das horas “picadas”, feriados e finais de semana valem ouro, pois são os dias em que poderão ser dedicados 110% ao estudo e poder dar conta daquelas matérias mais complicadas e que tomam mais tempo. Então, nada de baladas, churrascos, viagens e tal. Se você é um concurseiro sério que está a fim de melhorar de vida logo, não pense duas vezes antes de dedicar TODOS os feriados e finais de semana ao estudo.

Não sacrificar o sono – O pior negócio que qualquer concurseiro pode fazer é sacrificar o sono sagrado de cada dia para estudar achando que isso é algo correto de se fazer. Claro que não é e a conta a ser cobrada no futuro próximo será alta, muito alta. Portanto, nada de sequer pensar em fazer isso. Durma religiosamente de sete a oito horas diárias e ponto final.

Resumo da ópera –
Estudar em períodos descontínuos não é a melhor coisa para se fazer, isso é claro. Mas para quem não pode dispor do dia todo para os estudos, o negócio é aproveitar da melhor forma possível as horas “picadas”, algo que se feito com planejamento e bom senso levará à vitória na guerra dos concursos públicos sem dúvida alguma.

———«»———«»———«»———

PUXÃO DE ORELHA

Ué, gente, ninguém mais comenta os artigos? Fazer isso não custa nada, não. E vocês ainda podem comentar de três maneiras:

1 – Usando a ferramenta de comentários de cada artigo (clique no “comentários” pequenininho logo depois do “Postado por Concurseiro Solitário” no final de cada artigo).

2 – Usando o chat box na coluna lateral (basta preencher os campos de nome, email/url, mensagem e então clicar em “ir”).

3 – Enviando o comentário por email para concurseirosolitario@gmail.com

Comentar fará bem para vocês e me ajudará a bolar outros artigos interessantes para o blog. Ganhamos todos. Então trate de colocar a preguiça de lado e mande seu comentário sobre o artigo de hoje!

———«»———«»———«»———

PERGUNTA DO DIA

Você acha que estudar "picado", ou seja, estudar uma ou duas horas de cada vez entremeando com outras atividades (trabalho, lazer, obrigações caseiras, ...) atrapalha ou não influi tanto na qualidade do estudo? O que você faz quando só dispõe desse tipo de tempo para estudar? Como otimiza os estudos?
Essa pergunta deve ser respondida em nossa comunidade no Orkut. Basta clicar no homenzinho ai em cima (você precisa estar conectado no Orkut em outra janela de navegador para ser levado à página de resposta).

———«»———«»———«»———

MÚSICA DO DIA
Hoje tenho para vocês uma raridade musical. "Smoke get in your eyes" é uma música bem antiga, composta em 1933 por Joe Kern e Otto Harback para uma opereta, veio mesmo a fazer um sucesso estrondoso em 1958 na voz do legendário The Platters, permanecendo no primeiro lugar da BillBoard por vários meses. Em 1989 essa música foi tema para o filme "Always" (Além da Eternidade) de Steven Spielberg, só que na voz de J.D. Souther. A trilha sonora desse filme é dificílima de encontrar, daí essa versão ser raridade. Quanto ao filme, é um romance misturado com aventura ótimo para concurseiros ou concurseiras que têm namorado(a), noivo(a), marido(esposa) em um sábado a noite.

11 Response to "Estudando em horas "picadas""

  1. Anônimo says:

    Estudar em horas picadas é difícil, mas não é impossível. Acho que quando uma pessoa é compromissada com seu objetivo nos concursos, faz das tripas coração e passa por cima dessas dificuldades. O importante é estudar. Não importa se um pouco aqui e outro ali ou se tudo de uma única vez. Claro que o ideal seria se todos pudéssemos parar tudo apenas para estudar para concursos. Mas, isso é inviável. Além disso, é bonito ver uma pessoa que vence essa guerra dos concursos, apesar de contar com poucas horas de estudo e de enfrentar muitas outras dificuldades. Pessoas assim muitas vezes se dedicam mais. Eu, que disponho de todo o tempo do mundo pra estudar, muitas vezes não consigo me dedicar tanto quanto gostaria. Apesar de saber o quanto é importante para minha vida ser aprovada em um concurso, às vezes, simplesmente, eu não consigo. Nada entra na cabeça. E olha que tempo eu tenho....rsrssrsrrsr...

    Parabéns pelo blog. Vc nem imagina como tem me ajudado! Muito obrigada!

    Helineide

    florami says:

    Tiago.

    É gratificante saber que existe um blog como este, que nos dar dicas interessantes e principalmente de pessoas que está na mesma luta.
    Já acompanho seus comentários por vários meses e eles tem me ajudado bastante, este último sobre HORAS PICADAS, eu vivo na pele, pois trabalho oito horas diáreas e é realmente complicado, mas como já estou nessa guerra de estudos por quase um ano posso dizer que cada barreira vencida é gratificante.

    Aproveitando a oportunidade, gostaria vc comentasse a respeito do seguinte assunto:
    "TIRAR OS (30) TRINTA DIAS DE FÉRIAS PARA ESTUADAR É ACONSELHÁVEL? Antes da sua resposta, acho que esta é uma oportunidade paara igualarmos em questão de horas de estudo, com quem não está trabalhando.

    Att. José Maria Rodrigues Cruz
    Santa Mª da Vitória - BAHAI.

    PS - GOSTARIA MUITO DE BATER UM PAPO CONTIGO, se isto for possível.

    Meus dados: Telefone trabalho
    77 3483-1579
    Telefone residencial 77 34831580

    e-mail jose.cruz@tcm.ba.gov.br
    jmcruz8@hotmail.com

    florami says:

    Tiago.

    É gratificante saber que existe um blog como este, que nos dar dicas interessantes e principalmente de pessoas que está na mesma luta.
    Já acompanho seus comentários por vários meses e eles tem me ajudado bastante, este último sobre HORAS PICADAS, eu vivo na pele, pois trabalho oito horas diáreas e é realmente complicado, mas como já estou nessa guerra de estudos por quase um ano posso dizer que cada barreira vencida é gratificante.

    Aproveitando a oportunidade, gostaria vc comentasse a respeito do seguinte assunto:
    "TIRAR OS TRINTA DIAS DE FÉRIAS PARA ESTUADAR É ACONSELHÁVEL? Antes da sua resposta, acho que esta é uma oportunidade paara igualarmos em questão de horas de estudo, com quem não está trabalhando.

    Att. José Maria Rodrigues Cruz
    Santa Mª da Vitória - BAHAI.

    PS - GOSTARIA MUITO DE BATER UM PAPO CONTIGO, se isto for possível.

    Meus dados: Telefone trabalho
    77 3483-1579
    Telefone residencial 77 34831580

    e-mail jose.cruz@tcm.ba.gov.br
    jmcruz8@hotmail.com

    Ane Silva says:

    Bem valendo do puxão .... eu nunca comentei no blog, mas leio todos os dias (eheheheh), bem sobre a questão das horas de sonos, pra mim o artigo é bem relevante, se levar em conta alguns depoimentos de pessoas que vararam a madrugada estudando, porque trabalhavam... bem depende de cada organismo, mas concordo com o fato de ser muito prejudicial para saúde, além , claro do stress. Bem fica então meu primeiro comentário, otimo fim de semana ...

    valquiriacon says:

    Atendendo ao puxão de orelha...
    Este artigo das "Horas picadas" caiu muito bem comigo!!!!
    Sempre estudei assim para concurso pois comecei na carreira pública cedo (19 anos) e, portanto sempre trabalhei e tamb´me estudei (colegial, técnico, faculdade, etc) mas não reclamo do passado pois evoluí. Este é o meu terceiro cargo público (todos na Educação) e agora quero mudar de área.
    Mas a idade, a casa e outras responsabilidades estão tirando minha concentração e não consigo mais estudar como antes! Por isso que fiquei "viciada" em seu blog que sempre me dá ânimo para continuar tentand. Parabéns!!!!!

    Anônimo says:

    TIAGO.

    Muitos conselheiros de concurso dizem que para ser aprovado é fundamental ter FOCO EM um concurso.
    O que vc acha disso? Acha prudente deixar de fazer outros concursos para não perder o foco do concurso pretendido?
    Na sua opinião como podemos lidar com isso?

    Att. José Maria R. Cruz

    Unknown says:

    Nem me fale em estudar em horas picadas, é o que eu mais faço. Primeiro vc precisa se acostumar pois pegar concentração em questão de segundos é mais difícil do que se pensa. Mas dá sim, quando a gente quer as coisas a gente consegue. Perseverança essa é a palavra.

    Anônimo says:

    Olá concurseiro, interessante (novamente) seu artigo! Pois é... conheço muitas pessoas que têm o dia inteiro para estudar e o fazem, entretanto conheço muitas tbm que estudam horas picadas, e o resultado é impressionante, quem trabalha e tem pouco tempo para estudar parece sair melhor nas provas... acho que é o que Sun Tsu dizia sobre o desespero e o combatente, qto maior o desespero, maior a vontade de lutar e ficar vivo na guerra...
    abrs

    Camisa 9 says:

    Ainda não aprendi a estudar em horas picadas...
    Tenho muito a aprender e tenho que realmente escolher a minha prioridade ao invés de ficar postergando as coisas.

    Unknown says:

    Olá, primeiramente parabéns pelo blog, encontrei-o ao pesquisar exatamente sobre esse assunto "estudar concurso trabalhando"...queria uma luz sabe...trabalho 8 por dias numa atividade bem stressante, chego em casa só o resto mal consego estudar até 11:30, antes estudava muito bem até 2h, e na pressão acabo usando de paliativos p/ fik acordada, mas não adianta no outro dia vou trabalho ruim d+....esse já passei por vários concursos sem exito e chega uma hora q bate o desanimo....vontade de desistir....passo o dia no trab pensando que poderia estar estudando....

    Por isso sempre gosto de ouvir as estórias de outras pessoas que estão na mesma situação, p/ captar os pontos positivos e agregar a minha vida....por mais que a decepção doa muito....não vou parar por aqui....

    E...vamos aproveitar nossas horinhas picadas....hehehe

    xeru!

    Sibelly says:

    Muito bacana esse artigo! Pesquisei pelo google e aqui cheguei. também mandei email pro gmail...
    Sibelly

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards