Coluna da Raquel - Saindo do vermelho: o fundo do poço tem mola!

Olá, espero que tenham gostado das reflexões do domingo passado porque eu gostei muito de escrevê-las. É uma maneira de retribuir ao que o blog tem me ajudado.

Gostaria de fazer comentários sobre a prova de advogado de Assessoramento Superior Jr. do TBG - Transportadora Brasileira Gasoduto Brasil-Bolívia. Fiz esta prova porque havia no edital diversos pontos que eu venho estudando e isso foi ótimo pra mim. Eu realmente aliviei a tensão de fazer prova, testei meus conhecimentos em provas objetivas e discursivas e precisei controlar o tempo.

Foi uma surpresa muito agradável porque eu saí, finalmente, da linha de reprovação. Era duro estudar tanto e não ver resultado, não vislumbrar sequer se estava no caminho certo. Por outro lado, a prova não foi muito difícil. Creio que muita gente tenha ido bem e que deve conseguir somar pontos com títulos de pós-graduação, coisa que ainda não tenho. Mas varemos como fica decidido nas discursivas.

Outra experiência interessante foi deixar um pouco a postura "surdo-muda" e resolver conversar com alguns concurseiros. Conheci, do lado de fora, uma bacharel em Direito recém-formada e cheia de auto-confiança. Cheia até demais, rs. Ela achou que eu estava me rebaixando demais, fazendo os concursos que faço e afirmou que prova de Advogado da União é "molinha". Espero que ela não sofra decepções, pois não acho nada disso fácil.

Conheci, já na sala de provas, três candidatos que não paravam de reclamar de desorganização da empresa que realizou o concurso, a CETRO. Acharam que a prova estava atrasada, pois haviam lido apenas o cartão de confirmação que mostrava hora de abertura dos portões. Enfim, não leram o edital. My god! Tem que ler o edital pra não pagar mico!

Isso me faz pensar que concurseiro de verdade é um "myth buster" ou caçador de mitos.

- Não existe essa historinha de "não estudei, mas passei". Você será ingênuo se quiser ser para acreditar nisso. Tem que se prontificar a batalhar pelo que ser quer, pois há muito candidato bom por aí. Você irá concorrer com eles. Um mito desvendado!

- "Minha faculdade me prepara bem. Não é possível que sua faculdade não tenha te preparado para concursos". Outro mito! Do contrário, eu já teria sido aprovada, pois mantive boas notas, fiz bons estágios e participei de projetos acadêmicos. É um equívoco pensar que por ter sido um excelente aluno na faculdade ou por ter estudado em universidade pública, em que se presume ser a melhor, irá passar me concurso fácil e rapidamente. Tudo é estratégia, técnica e bastante estudo obviamente.

- E não me venha com "vamos fazer grupos de estudos no MSN?" Desculpe, mas penso que assim é meio difícil estudar. Mito!

Resumo da ópera - Recomendo que você saia para fazer provas de concurso, mesmo que não seja para o cargo que mais deseja. Você pode ter boas surpresas e pode acabar com alguns mitos na sua cabeça, como o de pensar que irá encontrar só gente bem preparada. De quebra, pode até ir bem na prova e sair da linha de reprovação. Viu só? O fundo do poço tem mola!"

Raquel, uma legítima concurseira carioca.

———«»———«»———«»———

MÚSICA DO DIA
Quando se deseja estudar com música para abafar sons externos, é bom fazê-lo com músicas de outra língua. Do contrário, você começa a cantar e não estuda, rsrsrs. Segue então, a música do comercial do Peugeot do Bangra Knights & Raul. Divirtam-se.

1 Response to "Coluna da Raquel - Saindo do vermelho: o fundo do poço tem mola!"

  1. Camisa 9 says:

    Também estou pensando em ir fazer alguns concursos como treino.
    Vou me planejar para isso.
    Vlw Raquel!
    Bjus

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards