Será que eu tenho alguma chance?

Oi, tudo bem? Sempre leio seus artigos no blog. Gosto muito. Eu queria pedir uma ajuda. Você acha que é possível estudar bem e de repente conseguir uma boa classificação no concurso do STF em apenas dois meses? Meu tempo de estudo é apenas à tarde e noite e aos domingos. Todas as manhas faço um curso que também preciso estudar, então acabo ficando perdida sem saber qual estudar primeiro, como disciplinar meu horário quantas horas para cada. Você, que tem uma boa experiência, como dividiria seu tempo? Eu vou prestar para área judiciária, analista. Espero que você tenha tempo para responder esse e-mail. Obrigada pela atenção.

Uma pergunta complicada sobre uma situação complicada. Vou lhe dar uma resposta como a que, pessoalmente, gostaria de ouvir, sincera e sem enrolação. Para respondê-la de forma satisfatória, comecemos por dividi-la em partes. Vamos lá.

Você acha que é possível estudar bem e de repente conseguir uma boa classificação no concurso do STF em apenas dois meses? Eu vou prestar para área judiciária, analista.

Possível é, claro, dependendo do seu nível de conhecimento anterior das matérias que serão cobradas, de quantas horas por dia você estudar, de sua dedicação, facilidade de aprendizado e por aí vai. Se você tiver uma boa base de conhecimentos, puder estudar um número razoável de horas por dia com dedicação e tal, com certeza você refinará seus conhecimentos e estudará bem estudado as matérias específicas para esse concurso (Regimento Interno e Código de Ética do STF), tornando-se uma séria concorrente a abocanhar uma das vagas oferecidas nesse concurso. Se você tiver uma base de conhecimentos mais ou menos, pouco tempo para estudar e tal, aí a coisa já fica mais difícil, mas dependendo da sua dedicação e facilidade de aprendizado, ainda assim existe uma chance de você ir bem nesse concurso, você ainda está na disputa. Agora, se você está começando a estudar agora, mesmo que tenha todo o tempo disponível para estudar, seja dedicada, tenha facilidade de aprendizado e tal, as chances de você chegar à prova preparada o suficiente para concorrer a uma das vagas são mínimas, não digo que não existem, mas são mínimas mesmo.

Meu tempo de estudo é apenas à tarde e noite e aos domingos.

Calma com esse “apenas”, moça. Ter todos os dias à tarde e a noite livre para estudar e também os domingos é praticamente ter tempo integral. Eu, por exemplo, que deixei de trabalhar para estudar, me debruço sobre os livros de manhã e a tarde, pois à noite já não consigo render muita coisa em termos de estudo e memorização. Praticamente temos tempo igual para estudar, você pode estudar a noite o que eu estudo pela manhã. Logo, você tem muito tempo disponível para estudo, o que é ótimo. Dá, tranquilamente, para estudar oito horas diárias sem precisar ir dormir depois das 23 horas.

Todas as manhãs faço um curso que também preciso estudar, então acabo ficando perdida sem saber qual estudar primeiro, como disciplinar meu horário quantas horas para cada. Você, que tem uma boa experiência, como dividiria seu tempo?

Hummm, isso é um complicador, pois se você também tem de estudar para esse curso, não tem tanto tempo disponível para se dedicar às matérias que serão cobradas no concurso. Vejamos. Se esse curso for muito importante e demandar muitas horas diárias de estudo, sugiro que você estude para o concurso na parte da tarde, pelo menos cinco horas, reservando as noites para estudar para o curso. Mas se o curso não for tão importante ou não demandar tantas horas de estudo, você pode aumentar a carga de estudo para seis horas, reservando o restante do tempo para estudar para seu curso. Agora, se o curso não for importante ou não demandar muito tempo de estudo, estude sete horas para o concurso, deixando somente uma hora de estudo para o curso. Note que para todos os casos, o domingo deve ser dedicado exclusivamente para estudar para o concurso do STF.

Fatos:

1º - O concurso do STF não será moleza, pois o pessoal está estudando forte para tentar abocanhar uma das vagas oferecidas.

2º - Você tem tudo para poder estudar com vontade e dedicação (tempo, vontade, ...), o que dependendo da sua base de conhecimentos e facilidade de aprendizado poderá resultar em boas chances de garantir uma boa colocação nesse concurso.

3º - Se você decidir encarar esse combate, nesses dois meses você precisará abrir mão de todo e qualquer divertimento, final de novela, passatempo e outros “tomadores de tempo de estudo”. Você deverá aproveitar cada minuto disponível para estudar.

Como você pode ver, dependendo de seu preparo anterior e características pessoais relacionadas com o aprendizado, preparar-se bem para o concurso do STF poderá ser desde mais tranqüilo (pero no mucho) até muito difícil.

Se você decidir encarar esse bicho de sete cabeças, não se esqueça de:

- Dormir TODOS os dias por oito horas. Não faça a bobagem de sacrificar tempo precioso de sono para estudar, pois o estudo não será bom e no dia seguinte você estará cansada, resultando em mais estudo de baixa qualidade. Muitos concurseiros não prestam atenção nisso e se ferram.

- NUNCA estude por mais de duas horas sem fazer um pequeno intervalo de dez minutos. Muita gente entra numas de querer estudar cinco horas sem intervalo como se não soubesse que depois de duas horas o cérebro cansa e a retenção de conhecimento diminui vertiginosamente.

- Cuidado com a alimentação, beba bastante água e faça exercícios físicos.

Resumo da ópera – Não a conheço, não sei se você tem estudado para concursos faz tempo ou não, não tenho a mínima idéia de como é sua capacidade de aprendizado, sua memória, sua dedicação. Sei, no entanto, que se você me enviou essa pergunta, é porque você tem não somente vontade de vencer na guerra dos concursos públicos, mas também quer fazer isso da melhor forma. Isso é estratégia e determinação, que é tão importante quanto sentar a bunda na cadeira para estudar. Depois desse blá blá blá todo, meu conselho pessoal. Faça a inscrição para o concurso do STF, estudo o máximo que você puder e faça a prova da melhor forma que conseguir, com calma e tranqüilidade. Só Deus sabe se isso não pode resultar numa aprovação. É aquela história, quem não joga também não ganha.

———«»———«»———«»———
O artigo sobre viver em Brasília continuará amanhã. Não percam.
———«»———«»———«»———

PERGUNTA DO DIA

O que você faria se estivesse no lugar dessa concurseira?
Essa pergunta deve ser respondida em nossa comunidade no Orkut. Basta clicar no homenzinho ai em cima (você precisa estar conectado no Orkut em outra janela de navegador para ser levado à página de resposta).

———«»———«»———«»———

MÚSICA DO DIA
Para acompanhar a carga dramática do artigo de hoje, que tal um sucesso dos Rolling Stones como "Paint it black"?

1 Response to "Será que eu tenho alguma chance?"

  1. Camisa 9 says:

    Tem sim!
    Vc tem vontade e isso já é um diferencial, com todos os outros atributos que vc deve ter, vc pode sim conseguir a vitória.
    O primeiro passo é querer, e vc já o fez!

    Eric

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards