Coluna do Solitário Concurseiro - Receita para passar em concursos

Concurso à moda da casa

Ingredientes:

02 - Livros bons de português, de preferência uma gramática e um voltado para concursos.

01 – Livro de Direito Constitucional;

01 – Livro de Direito Administrativo;

01 – Livro de Informática;

01 – Livro de Raciocínio Lógico;

01 – Vade Mecum atualizado;

1000 – Exercícios de cada matéria;

1% - Inspiração;

99% - Transpiração;

Cursinhos à gosto;

Legislações especiais conforme o concurso;

Uma pitada de sorte;


Preparo:

1. Separe 1% do tempo de preparo para inspiração, isso faz com que o preparo fique mais divertido;

2. Coloque os livros de português, constitucional, administrativo, informática, raciocínio lógico no caldeirão (cérebro);

3. Junte as leis que você precisa para cada tipo de concurso, além das legislações especiais;

4. Depois de algum tempo cozinhando essas matérias, junte 1000 exercícios de cada e faça todos;

5. Use 99% de transpiração para temperar;

6. Faça aulas em cursinhos à gosto;

7. Dê o último toque com uma pitada de sorte;

8. Está pronto... faça as provas e boa sorte!!!

Rendimento: Boas aprovações em concursos públicos!

Infelizmente passar em um concurso não é seguir uma receita de bolo. Se fosse, estaria pronta uma boa receita e eu ganharia um bom trocado com royalties. Concursos não são somente inteligência, livros e estudos. A fase mais difícil de uma preparação para concursos é aprender a estudar e fazer provas. Conheço várias pessoas com muita inteligência que não conseguem tirar uma boa nota em concurso, mesmo estudando 10 – 12 horas por dia, porque não tem um planejamento de estudos, não faz exercícios e não montam estratégias de realização de provas.

Tudo parte do planejamento. Você que está pensando em fazer um concurso ou que já começou a se preparar sem fazer sequer um quadro de horários, sugiro que pare agora sob pena de não se sair tão bem quanto espera. Separe uns dias, pode ser uns 2 ou 3 e monta um planejamento de estudos, um planejamento de exercícios da banca, faça um planejamento de suas atividades não relacionadas com o concurso e busque coisas que lhe motivam.

Para fazer um bom planejamento é necessário que você monte estratégias e métodos visando sempre o seu objetivo principal: o aprendizado. Minha opinião é que a melhor estratégia é aquela que ao mesmo tempo em que estudo, avalia o meu processo de aprendizagem. Faço isso porque não basta ter o planejamento também e estudar sem saber como está o seu estudo. Neste caso, uso os exercícios da mesma banca por acreditar que esse seja a melhor forma de eu avaliar o que estou estudando.

Outro fator importante é a flexibilidade que precisa ser dado ao planejamento e às estratégias de estudo. Não podemos virar escravo de técnicas. Elas estão ali para nos servir, para que possamos usá-las para um aprendizado mais dinâmico. Por isso é necessário que você flexibilize as técnicas, além de personalizá-las.

Resumo da ópera: Estudar para concursos vai muito além das várias receitas e da própria inteligência. São necessárias duas coisas: planejamento e disciplina. Primeiro você planeja os seus estudos para que seja o mais desafiador possível, sem extrapolar os seus limites. Depois você se disciplina para cumprir o que for planejado. O Prof. Vicente Paulo (autor de um dos melhores livros de Direito Constitucional para concurso) ensina, em suas aulas, que a inteligência não é tudo em concurso e que a disciplina é o maior diferencial. Portanto, elabore estratégias (aqui no blog já foram postados várias, vale a pena conferir), monte o seu planejamento de estudo flexível e tenha disciplina. Bon Apetit!

Tiago Gomes, um solitário concurseiro especialmente para o Consurseiro Solitário.

———«»———«»———«»———

Bate-papo do Concurseiro Solitário
(Amanhã, domingo, a partir das 20:00)

Vá ao chat do IG (http://batepapo.ig.com.br)

Escolha nas opções de salas o Afinidades.

Escolha o canal Atualidades.

O bate-papo será na Sala 1

3 Response to "Coluna do Solitário Concurseiro - Receita para passar em concursos"

  1. Raquel says:

    Mamma mia, que artigo legal! Bon appetit!
    Raquel

    Olá, Concurseiro Solitário

    Parabéns pelo seu blog. Seu texto é muito bom. Também sou concurseiro, e já estou na luta há três anos. Passei e já assumi em cargo federal, mas continuo estudando, e estou na "rabeira" para outros cargos melhores. Acho que a "receita" básica é essa mesmo aí que você escreveu.
    E já que o blog também é de dicas, vou lhe dar uma de Português: não use "tem haver", mas sim "tem a ver", como é o correto.
    Parabéns, novamente, pelo seu excelente blog. Sucesso!

    Camisa 9 says:

    A receita parece um bolo comum neh. Tem de aprender a fazer o bolo comum direito pra depois fazer os bolos mais dificéis rs

    2 artigos neste sábado!
    WOW

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards