Limbo concurseiro

Essa semana começou muito bem para mim. Faltando duas semanas para as provas do MPOG, estava animado para estudar, descansado depois de tirar o domingo de folga, com uma bela arrancada final de estudos planejada em detalhes. Ou seja, era “céu claro de brigadeiro”, tudo claro, limpo, transparente.

Então na quarta feira algo aconteceu. O resultado de um concurso que nem pensava que estava para sair, saiu. Corro para ver meu desempenho. Algo ótimo aconteceu, estou na lista dos 120 (entre os mais de 5 mil) que tiveram nota suficiente nas questões objetivas para terem as questões subjetivas corrigidas. Mas o “tudo o que é bom dura pouco” me acertou em cheio na cara com a força de um soco do Mike Tyson em seus bons tempos de campeão de boxe peso-pesado.

Há uma nota de corte na soma das questões subjetivas e estou 0,73 pontos abaixo dessa nota.

Esse não é o problema, não, é algo bem pior. Simplesmente está previsto no edital que os candidatos que não concordarem com as notas recebidas nas questões subjetivas poderão, na segunda-feira, entrar com recurso argumentando porque suas respostas merecem notas maiores que as recebidas.

Existe o certo e o duvidoso. No certo não pairam dúvidas, é aquilo e ponto final, é um dia ensolarado ou chuvoso, é dia ou noite. No duvidoso as dúvidas fazem a festa, pode tanto ser isso quanto pode ser aquilo, é dia nublado, é chuva com sol, é aquela hora no amanhecer e no alvorecer em que é tanto dia quanto noite.

LIMBO: Derivação: sentido figurado. Estado de indecisão, incerteza, indefinição.

Simplesmente esse resultado de concurso me jogou no limbo. Claro que vou entrar com recurso, não sou besta de desperdiçar essa oportunidade de poder virar a mesa e ganhar o jogo. Desde quarta-feira estou preocupado com esse maldito recurso, no quê e como argumentar de forma a convencer a banca examinadora de que mereço, pelo menos, esses míseros 0,73 pontos que podem ser a diferença entre minha vitória e derrota nesse concurso.

Gente, estar no limbo é uma droga. Sinceramente não queria estar nessa situação. Sei lá quanto tempo terei de esperar até o resultado desse recurso sair e até lá, por mais que tente compartimentalizar a ansiedade, sei que vou sofrer um pouco com isso.

Ontem disse isso para uma amiga concurseira, que preferia ter passado ou não passado de uma vez ao invés de ficar nessa situação de incerteza, dependente da boa vontade de uma banca examinadora que irá analisar com lupa meus argumentos de que mereço alguns décimos de pontos a mais, convencê-los de que não corrigiram direito minhas respostas, convencê-los de que estão errados em querer me tirar dessa corrida. A menina não gostou muito de me ouvir dizendo isso. Ela retrucou que gostaria de passar por algo assim, pois então ela saberia que estar muito próxima da tão sonhada aprovação, que está quase lá. Onde eu vejo limbo, ela diz que veria horizonte. Talvez se ela estivesse no meu lugar (rezo para que obtenha a aprovação sem passar por esse estágio) veria mesmo horizonte, mas por mais que tente, vejo somente limbo.

Alguns poderão dizer que estou sendo ingrato, que deveria estar contente por ter uma chance, por menor que seja, de virar meu jogo e ao invés de engrossar a multidão que já sabe que não passaram nesse concurso, garantir um lugarzinho nas fileiras dos vitoriosos que receberão como prêmios as vagas oferecidas. Não se trata de ingratidão, mas de incômodo com a incerteza. A última coisa que quero para me atrapalhar é mais ansiedade do que já tenho de lidar.

Resumo da ópera – Já deu para notar que hoje não estou muito inspirado para escrever um artigo animado, criativo, motivador. Perdoem-me, mas esse maldito limbo está me tirando dos eixos e toda minha força está sendo empregada para impedi-la de atrapalhar muito na arrancada final para o concurso do final de semana que vem. Vida de concurseiro, definitivamente, não é fácil. Temos de conviver com pressões de todos os lados, algumas até que não imaginávamos que iríamos ter de suportar.

9 Response to "Limbo concurseiro"

  1. Deise says:

    Concordo com sua amiga quando diz que deveria estar agradecido. Sim!! Deveria. Porém, nem tudo que devemos ou desejamos acontece, então, tente ao menos ter paciência para fazer o recurso. Tenho prova daqui a uma semana praticamente e, simplesmente não sei como revisar ou o que estudar. O tempo está tão exíguo. Pra ser sincera me sinto num limbo também como se estivesse chegando ao oásis depois de muito caminhar no deserto, mas com vertigens e prestes a desmaiar de vez. Desculpe o desabafo!! Quero aproveitar para parabenizá-lo pelo blog. Suas palavras me ajudam muito. É como ter alguém pra compartilhar tanta coisa nesse muito dos concursos. Obrigada e parabéns. Fique tranquilo que sua vaga está garantida e sucesso ok?
    Deise

    Anônimo says:

    Que situação, hein!?! Neste momento nada do que dissermos a vc para animá-lo irá resolver... Não adianta falar que vc está quase lá, pois vc não quer esse "quase"... E sabe que merece essa conquista inteira, não pela metade, ou melhor, por -0,73.
    O que tenho a dizer é para que vc não se torture por não continuar estudando com toda dedicação, nem se cobre por estar tenso, é natural... Talvez não alcance o que deseja agora, mas conseguirá melhor oportunidade depois. Depois? Vc deve estar irritado ao me ouvir falar em "depois"... Mas, tenha fé em Deus. Às vezes, a vida nos atropela e não entendemos o motivo... Deus entende. E sabe o caminho ideal para nós. Não se esqueça, Charles, de que para alcançar nossos sonhos, precisamos de muita coragem e muita paciência. Aliás, "paciência" é a palavra-chave de um verdadeiro concurseiro.
    Boa sorte em seu recurso. E até mais.

    " Não se trata da força com que você bate, se trata de quanto você agüenta apanhar e continuar na luta, quanto você agüenta apanhar e contunuar na luta." Rock Balboa.

    Anônimo says:

    É a típica situação: só quem está com a pimenta no olho é que sabe o quanto ela arde... Claro que, para um concurseiro que está no meio do caminho, seria glorioso sentir-se tão próximo, "quase lá"! Mas para aquele que está na "peleja" há um tempo, que sabe o valor de cada minuto que não apenas estudou, mas se dedicou, persistiu, chorou, ansiou, teimou, superou... hummm... a conversa muda.
    Mas quer saber? Tenha equilíbrio,homem! Espante esse limbo! Respire! Conte até 10! Até 100 se precisar! Ore (se vc realmente acreditar! Peça a Deus q o ilumine para que use um bom argumento), envie o argumento e VIRE A PÁGINA!(como sua colega escreveu aqui dias atrás). Concurseiro experiente como é, sabe que não pode deixar isso atrapalhar uma nova esperança que está por vir, ou seja, seu próximo concurso! Quer correr o risco de ficar sem os dois? Mantenha a cabeça nublada como está...
    Numa coisa sua amiga está absurdamente certa: Você está mais perto do que nunca!!! Tenha um olhar otimista e veja o quanto já foi conquistado e observe que falta pouco pra obter a maior conquista da sua vida. Equilíbrio! :) Abraços!

    Raquel says:

    Charles, descobri que estou no limbo e me sinto extremamente feliz com isso!!!!! Saiu o resultado provisório do concurso do TBG (ainda sem a pontuação dos títulos). Creio que com a soma dos títulos, eu caia algumas posições porque não tenho pós graduação ainda. Estou fazendo contagem de candidatos na minha frente, mas creio que eu fique entre os 50 melhores. Eu me sinto ótima com isso. Sinto uma alegria inédita.

    Olha, eu sei que ser aprovado não tem preço, mas estar quase lá nos estimula e faz com que nos esforcemos cada vez mais. Insisto no que digo.

    Raquel

    Anônimo says:

    Situação mais terrível é essa que vc tá agora!
    Eu já passei por isso e posso dizer não é nada bom mesmo. Detesto ficar nessa de incerteza e ainda mais dependendo dos outros. Sei que deveria ser agradecida, que muita gente daria tudo pra tá no meu lugar mas não consigo. Entendo muito bem como vc se sente. Claro que depois, quando vc passar, vai ser muito bom e tudo mais. Só que essa angústia toda da espera e incerteza é simplesmente terrível e devastadora. Claro, vc tem que pensar falta tão pouco, vou conseguir.Mas, nossa cabecinha nem sempre nos atende. E então, nós sofremos.
    Eu quando passei por essa experiência não tive muita sorte (Foi no meu primeiro exame da OAB que fiquei dependendo dos recursos da 1º fase. Eles anularam 4 questões, mas eu tinha acertado as benditas. Resultado: não passei por um ponto). Mas, em compensação, tenho uma amiga, cagona (desculpa a expressão), que passou tanto na primeira como na segunda fase da OAB graças aos recursos. Sei que exame de OAB nem se compara, até pq tem três por ano, mas é só um exemplo.Essa amiga com certeza ficou feliz de ter chegado pertinho e de esperar tanto. Mas, eu não. Por isso prometi que isso nunca mais aconteceria e no segundo exame passei com folga de pontos.
    Espero mesmo, do fundo do coração, que vc consiga entrar. Mas, enquanto isso, extravasa sim toda a raiva e frustração que vc tá sentindo!!!Faz isso por um dia e depois retoma aos estudos. Deixa esse concurso de lado e entrega nas mãos de Deus. Tudo tem um tempo certo. E uma razão de ser.

    Helineide

    Raquel says:

    Hoje não teve música! A coisa tá feia mesmo.
    Ânimo, tudo dará certo! Deus está olhando tudo de bom ou ruim que você faz. A vida é justa com quem se esforça.

    Raquel

    Anônimo says:

    Amigo concurseiro, gostaria de te dizer que sei exatamente o que vc está passando agora. Sem tirar nem por. Já passei por uma situação assim e também fiquei como vc está. Fiquei por muuuuuuito pouco em um concurso que daria tudo para ter passado, mas não deu, nem com recurso. Bom..depois de muito sofrer, resolvi superar e continuar estudando. Deixei de pensar que tinha perdido o jogo por pouco e passei a pensar que estava quase conseguindo, ou seja, mudei o ponto de vista!!
    Nossa caminhada não é fácil, não é para qualquer um. Só os fortes perseveram. Portanto, bola pra frente! Recorra, faça sua parte, aguarde e esqueça (até sair o resultado). Mas, acima de tudo, não perca o prumo nunca! Não temos esse direito!
    Abraço grande e boa sorte!
    D.

    Anônimo says:

    FORÇA RAPAZ!!!!!!!!!!!!! ESTOU TORCENDO POR VOCÊ... ABRAÇOS, WALESKA

    Camisa 9 says:

    Força man!!!
    Vc irá conseguir, sim, passar com a avaliação do seu recurso. Creio que logo que esse baque que vc sofreu se esfarele no chão, vc terá cabeça, inteligência e calma pra poder fazer um recurso e alcançar um revés positivo (se é que isso existe rs) nessa sua situação!
    Sentir-se cansado, estressado e frustado é do humano. Concurseiro também é humano!
    Descanse, pense e volte a luta!
    Gambate!!!
    Sempre que precisar desabafar pode contar conosco aqui!
    Estamos aqui e no orkut para nos ajudarmos!
    Como disse a Raquel...cadê a música rsrs
    Compense-nos com duas da próxima vez!
    Abração!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards