COLUNA DA RAQUEL - "Sorria você está estressado"

Gente, nunca pensei que iria acontecer comigo. Eu pensava que iria agüentar firmemente. Eu quase consegui me enganar. Eu estou estressada de verdade. Não é igual aos concurseiros falsos que existem por aí que, por qualquer bobagem e qualquer chilique, se consideram assim. A pessoa diz "Aiiii, tô estressadaaaa!" (risos).

Domingo dei um mau jeito no ombro porque ando com a musculatura super-tensa. Só que a dor não parou. Minha coluna veio reclamando esses dias todos. Só que hoje, meu corpo disse "pára tuuuudo!!!!" (ele fala, é só entender os sinais). Minha memória já vinha dando sinais de curto-circuito quando comecei a esquecer certas coisas, compromissos, e isso me alertou. Isso me mostrou que algo está errado comigo. Pois é, estou cansada e não posso fazer muitos movimentos com meus ombros porque doem muito. Que loucura, né?! Raramente acontece comigo algo assim.

Fazer concursos é uma grande pressão. A gente se planeja, cria expectativas, estuda muito e ainda fica se controlando. Nos controlamos tanto que os músculos tensionam e depois chegam a um ponto que provoca dor. A saúde mental já foi pro espaço há tempos, hehehe. Só que quando o corpo somatiza, aí é melhor ficar atento, porque todo o equilíbrio emocional que se tem vai para o ralo. O corpo humano não suporta tamanha carga por tanto tempo. A reação é essa mesmo.

Acho que o problema é essa expressão carregada de responsabilidade: "agora ou nunca". Isso porque ou você faz uma tremenda força nesses últimos momentos ou não consegue nada. É algo cruel, porque nos cobramos muito para sermos melhores e, desta forma, conseguirmos o que tanto desejamos. O corpo acaba pagando a conta. E eu pratico esporte! Imagina se eu não praticasse!

Bem, a solução é tirar um diazinho (veja lá, não vá abusar) para esvaziar a mente. Procure assistir a algum filme, de preferência que trate de algum tema atual (isso pode cair numa redação), ler uma revista (Veja, Época, Isto é), mas não "Caras", rsrsrs. Tem que ser algo que vá te enriquecer, porque em reta final a gente fica na base do vale tudo. Mesmo que se perca esse dia de estudos ou parte dele, será fundamental para reunir energias para o próximo. Além do mais, depois que for nomeada, descansarei melhor. Por hora pararei apenas o suficiente para ir bem nessa reta final.

Resumo da Ópera - Conselho de amiga. Estude com seriedade, agüente firme, mas leia as mensagens que seu corpo te envia. Pratique esportes para seu corpo reagir melhor. Afinal você nunca foi e nunca será robô.

———«»———«»———«»———

MÚSICA DO DIA
Ah, a música de hoje para os concurseiros maluquinhos (risos), " Crazy" de Gnarls Barkley.

———«»———«»———«»———

OUTRO PUXÃO DE ORELHA

Ué, gente, ninguém os artigos dos convidados para o blog? A Raquel perdeu pelo menos meia horas de estudo para escrever esse artigo para vocês e o mínimo que vocês podem fazer em agradecimento enviar seu comentário. Fazer isso não custa nada, não. E vocês ainda podem comentar de três maneiras:

1 – Usando a ferramenta de comentários de cada artigo (clique no “comentários” pequenininho logo depois do “Postado por Concurseiro Solitário” no final de cada artigo).

2 – Usando o chat box na coluna lateral (basta preencher os campos de nome, email/url, mensagem e então clicar em “ir”).

3 – Enviando o comentário por email para concurseirosolitario@gmail.com

Comentar fará bem para vocês e me ajudará a bolar outros artigos interessantes para o blog. Ganhamos todos. Então trate de colocar a preguiça de lado e mande seu comentário sobre o artigo de hoje!

9 Response to "COLUNA DA RAQUEL - "Sorria você está estressado""

  1. Anônimo says:

    Realmente, é muita ingratidão da gente não comentar. E eu sempre adorei as colunas da Raquel. Aliás, de todos que escrevem para este blog.
    E, falando sobre o artigo de hoje,uma das formas que encontro para descansar, relaxar e me motivar é vindo aqui todos os dias ler esse blog. Já disse isso ontem , mas digo de novo, me faz um bem incrível. É bom demais.
    Eu sempre achei que qualquer coisa exagerada fosse prejudicial. Tudo que tira nosso equilíbrio vai um dia ser cobrado de nós. Pois, nosso corpo, inteligente como ele é, sempre tenta buscar o equilíbrio. Então, surgem os diversos problemas físicos e mentais. Por isso que tudo tem que ser dosado. E cada um tem que conhecer a si mesmo, saber seus limites. Não dá pra seguir uma regra geral. Acho que estudo é que nem dieta: cada um tem que ter uma personalizada, pois um tem mais necessidade de determinado nutriente, o outro já não gosta muito de um alimento e por aí vai. Agora, também tem uns falsos concurseiros que só vivem relaxando...rsrssrsrs...é um tal de ai preciso relaxar que estudei muiiitooo essa semana. Quando vc vai ver o cara estudou duas míseras horinhas durante a semana inteira e ainda por cima parando o tempo todo para atender o telefone e comer, ir ao banheiro etc etc. Chega a ser cômico, se não fosse tão trágico, pq a pessoa só está enganando a si mesma.
    Mas, é isso mesmo. Temos que ter tempo pra tudo. Na Bíblia tem uma passagem que diz: há tempo para tudo debaixo dos céus. E depois faz uma lista de coisas que tem seu tempo determinado.

    Nossa esse comentário ficou imenso. Afff!!!!!!

    Mas, aodrei o texto. Parabéns, Raquel!!!

    Beijos, Helineide

    SCHETTINI says:

    Nessa última semana eu quase surtei tb... Fiz uma prova domingo e na segunda estava com muita dor na coluna (acho que pelo tempo de prova - 6 horas - mais a tensão). Pra fechar com chave de ouro,o trabalho tb estava uma beleza (tensão pra todos os lados). Com tudo isso, resolvi parar... tirei o feriado para dormir e descansar. Agora estou me sentindo mais calma e com as energias a toda... TRT à vista. Raquel, aguenta firme, pense que falta menos do que faltava. É isso gente, concurseiro sofre, mas no final é sempre recompensado. Bjs para todos! Waleska (concurseira desanimada)

    Anônimo says:

    GURIAAAAAAAAA Pensei que fosse só comigo (hahaha). POIS acredite que passei na terça e quarta anteriores EXATAMENTE ASSIM COMO NARROU!! meu ombro é o esquerdo e o teu hahaa (praticamente Fibromialgia! Dor que estende da escápula até a cervical..dark! ) Melhor pensar que é o sinal do estudo né! Enfim.. além das dores, percebi o quao estressada estava... e parei 2 dias total... acho que nem fiz nada de interessante tipo ver filme, e simplesmente desliguei de tudo! Foi necessário.. e as dores sao contornáveis na medida do possível (conforme progresso das sessoes de fisio - que ganhei da mae, pois viu que a coisa estava feia)Enfim..
    Muito bom compartilhar experiencias!! Firmeza nos estudos e postura correta!! vamos lá! abraçao . Betty

    Unknown says:

    Oi Raquel!

    Adorei o post. Tem dias q o corpo pede p parar. Oa costas doem, os músculos das pernas endurecem. o pescoço parece q vai travar. Nem estudar deitada dar certo. Bate um desespero daqueles... sei o q é isso. ..ultimamente acho q ando estudando errado, ou sei lá. O pior é q quando dou um tempo ai o que bate é a consciência, reclamando q estou perdendo tempo. Ehhh vidinha mais ou menos! rrsrsrs

    Flavia C. says:

    Raquel, eu entendo bem isso. Hoje meu corpo está se excedendo nos sinais... acredita que eu desliguei a televisão do meu quarto e, três minutos depois, perguntei pro meu pai se tinha sido ele? Quando chega nesse nível, é melhor colocar os dois pés no freio.

    Raquel says:

    Muito obrigada! Estou adorando ler os comentários! Esse não é um blog só de concurseiros solitários, mas solidários também. Vamos procurar sempre nos solidarizar nessa luta.

    Raquel

    Anônimo says:

    Paaaaaaarei pra comentar o seu artigo!!!
    Logo você que sempre passeia pelos meus, deixa sempre um comentário e eu, ingrato, nunca nem tinha lido.
    Confesso que ando estressado, sempre cheio de coisas pra fazer e nunca sobra tempo pra muita coisa. Durante a semana, minha maior diversão é escrever para o CS. É hora de dar uma paradinha, olha para o horizonte, ler e comentar os artigos dos "colegas de profissão" (risos) e me redimir como estou fazendo agora. Seus artigos são ótimos, leio sempre. Obrigado pelos comentários.

    Abraço!

    Ps: Já parei, agora preciso continuar. :-)

    Unknown says:

    Olá Raquel..
    Também sempre leio seus textos, adoro lê-los e perceber, que existem outras pessoas que estão passando pelo mesmo que eu. Aliás, já faz um bom tempo que todos os dias entro no blog para ler, relaxa e faz bem, aliás, me mostra sempre outro lado a considerar.
    Parabéns!
    Beijos, vanessa.
    Ah..se tiver msn,e quiser me add.
    msn: vanessacastro_7@hotmail.com
    deixo a vontade a todos que passarem por aqui. Troca de informações, experiências, são sempre bem-vindas..

    Camisa 9 says:

    Cuidado hein Raquel!!!
    Estude bastante, mas descanse bem!
    Parabéns por ser honesta e corajosa a ponto de compartilhar conosco esse seu desabafo.
    Isso mostra que quem passa em concursos são humanos sim e não E.T.'s rsrs!

    Gambate

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards