Primeiro MPOG e depois STF

Tenho muita, mas muita coisa para estudar nos próximos dois meses. No primeiro final de semana do mês que vem (junho) farei a prova para especialista do Ministério do Planejamento (EPPGG – MPOG), pela ESAF. Exatamente um mês depois, no primeiro final de semana de julho, prestarei prova para técnico judiciário no STF, pela Cespe.

Não é nada fácil estudar para dois concursos que acontecem num período de tempo tão curto, pois apesar de haver várias matérias comuns, várias são diferentes. Se você pensa que dá para fazer tranqüilo porque há tempo de sobra, está muito enganado. É pouquíssimo tempo.

Hoje vou compartilhar com vocês meu planejamento de estudo para esses dois meses. Não quero dizer que essa é a melhor estratégia, de modo algum, mas é aquela que considero a melhor. Também não seria doido de dizer que vou mantê-la até o último dia, quando pode ser que daqui a alguns dias ou semanas sinta a necessidade de fazer ajustes.

Vamos lá.

Como a prova do MPOG é antes, vou priorizar o estudo das matérias que serão cobradas nessa prova, porém reservando algumas horas diárias para estudar as matérias específicas do STF. Para isso dividirei meu dia de estudo em quatro blocos de duas horas. Três blocos serão dedicados ao MPOG e um bloco ao STF.

A partir de hoje tenho exatamente cinco semanas até a prova do MPOG, pouco tempo para estudar e revisar tantas matérias, nove ao todo. Inicialmente planejei o seguinte revezamento diário:

Segundas, quartas e sextas

Bloco 1 (manhã) – Ciência Política (MPOG)
Bloco 2 (manhã) – Raciocínio Lógico-Quantitativo (MPOG)
Bloco 3 (tarde) – Políticas Públicas (MPOG)
Bloco 4 (tarde) – Gestão Pública (STF)

Terças, quintas e sábados

Bloco 1 (manhã) – Economia (MPOG)
Bloco 2 (manhã) – Raciocínio Lógico-Quantitativo (MPOG)
Bloco 3 (tarde) – Gestão Governamental (MPOG)
Bloco 4 (tarde) – Regimento Interno/Ética (STF)

Esse esquema deverá durar duas semanas, devendo então ser modificado para as duas semanas seguintes de forma a incluir as seguintes matérias do MPOG: Administração Pública, Direito Constitucional e Direito Administrativo. Junto com essas matérias estudarei aquelas que das duas primeiras semanas que sentir mais dificuldade. Notem que português (gramática) já tem uma horinha reservada todas as noites independentemente do concurso que for prestar, já que é uma matéria que tenho especial dificuldade. Quanto às matérias do STF, continuarei estudando essas duas (considero RI e Ética uma mesma matéria por sua estreita conexão).

A última semana antes da prova do MPOG está reservada para revisões cuidadosas de Políticas Públicas e Gestão Governamental, as matérias específicas desse concurso, bem como revisão através de resumos (que fiz nessas semanas de estudo) das outras matérias. Nessa semana não estudarei as matérias do STF.

Feita a prova do MPOG, começa a jornada para o concurso do STF, que acontecerá quatro semanas depois.

Para o concurso do STF usarei o seguinte esquema de estudo, Dessa vez com um bloco de três horas, um de uma hora e dois blocos de duas horas:

Segundas, quartas e sextas

Bloco 1 (manhã – 3 horas) – Direito Constitucional
Bloco 2 (manhã – 1 hora) – Português (gramática)
Bloco 3 (tarde) – Direito Constitucional
Bloco 4 (tarde) – Gestão Pública

Terças, quintas e sábados

Bloco 1 (manhã – 3 horas) – Direito Administrativo
Bloco 2 (manhã – 1 hora) – Informática
Bloco 3 (tarde) – Direito Administrativo
Bloco 4 (tarde) – Regimento Interno/Ética (STF)

A repetição da mesma matéria em blocos de manhã e a tarde tem uma justificativa. No primeiro bloco estudarei a matéria em texto, no outro bloco através de exercícios para fixação da matéria.

Usarei esse esquema na primeira e segunda semana de estudo. Na terceira altero para o seguinte esquema:

Segundas, quartas e sextas

Bloco 1 (manhã – 3 horas) – Gestão Pública
Bloco 2 (manhã – 1 hora) – Português (gramática)
Bloco 3 (tarde) – Gestão Pública
Bloco 4 (tarde) – Direito Constitucional

Terças, quintas e sábados

Bloco 1 (manhã – 3 horas) – Regimento Interno/Ética (STF)
Bloco 2 (manhã – 1 hora) – Informática
Bloco 3 (tarde) – Regimento Interno/Ética (STF)
Bloco 4 (tarde) – Direito Administrativo

O esquema todo parecesse meio confuso a primeira vista, mas na realidade é bem simples. Pode também parecer um pouco assustador, isso porque é mesmo assustador. Agora você pode ter uma boa idéia de que o tempo é realmente muito curto para estudar tanta coisa.

Como disse antes, esse esquema é flexível e, com todo certeza, será modificado ao longo do tempo, já que algumas matérias poderão se mostrar mais difíceis de mastigar, engolir e digerir que outras. Isso é algo muito importante, a necessidade de flexibilidade dos esquemas de estudo. Não adianta montar um esquema lindo, se prender a ele como se fosse lei e descobrir só tarde demais, depois da prova, que não era o melhor e que modificações deveriam ter sido feitas.

Notem que por conter matérias menos conhecidas, o planejamento de estudos para o MPOG é mais aberto e detalhado somente nas duas primeiras semanas. Já no concurso do STF, com matérias mais conhecidas, fiz o planejamento para as quatro semanas de estudo que terei.

Em tempo, o controle de tempo de estudo de cada bloco é no relógio, duas horas sagradas. Entre os blocos há períodos de 15 minutos para descanso e um cafezinho.

Resumo da ópera – Estudar para concursos públicos bem o suficiente para realmente concorrer a uma das vagas oferecidas não é brincadeira, gente. O planejamento dos estudos é fundamental. Estudar sem ter um plano de estudos bem pensado é desperdiçar tempo, recursos e esforço, pois somente com muita sorte se chegará ao dia da prova bem preparado. Claro que esse não é o único método de planejamento ou o melhor, há vários outros ótimos métodos, o que importa é que é o melhor método para mim nesse momento, como deverá ser o método que você empregar.

———«»———«»———«»———

PERGUNTA DO DIA

Vc constuma se inscrever em mais de um concurso ao mesmo tempo? Em caso positivo, como você gerencia os estudos para cada um dos concursos de modo a se preparar bem para ambos? Você acha que isso é possível ou que é pedir para se preparar mal para ambos os concursos?
Essa pergunta deve ser respondida em nossa comunidade no Orkut. Basta clicar no homenzinho ai em cima (você precisa estar conectado no Orkut em outra janela de navegador para ser levado à página de resposta).

———«»———«»———«»———

MÚSICA DO DIA
Segunda-feira é um dia que exige animação, porque começar a semana desanimado é garantia de uma semana desanimada, o que não é nada bom. Por isso para hoje escolhi uma música daquelas que se ouve e dá vontade de sair procurando briga depois, hehehehe. "Bad To The Bone" é uma daquelas músicas usadas no cinema quando aparece um motoqueiro mal encarado vestindo roupa de couro e pilotando uma Harlley Davidson. Esse memorável blues-rock é executado por George Thorogood & the Destroyers.

2 Response to "Primeiro MPOG e depois STF"

  1. Anônimo says:

    Para mim,planejar o estudo é até relativamente fácil, o "bicho pega" é na hora de ter disciplina para cumpri-lo.Solitário vc esta indo muito bem no seu blog, passo todos os dias aqui para conferir as postagens ,que sempre renovam nosso ânimo e trazem alguma dica valiosa.Valeu e continue assim!

    Camisa 9 says:

    O seu planejamento é excelente, e o mais excelente de tudo é que você nos ensina a estudar, com isso você também acaba aprendendo, porque vc tem os feed-backs, através dos coments e tem também a visualização externa do seu trabalho por vc mesmo, isso acontece pq vc ao expor seu aprendizado se preocupa muito com o nosso entendimento e isso é extupendo, vc já pode se considerar um professor, cara.

    Depois de ver seu planejamento me sinto envergonhado de não planejar meus concursos e minhas coisas, porém agora com esse seu ensinamento, caro mestre Yoda, eu posso planejar as coisas daqui pra frente.

    Obrigado pelo tempo que vc disponibiliza no blog, tanto pra vc, como para todos nós!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards