Respondendo algumas perguntas - Parte 1

Depois de ficar um bom tempo sem responder às perguntas que são enviadas para o blog, chegou a hora de fazer isso. Para facilitar as coisas, essa coluna tarefa será dividida em duas partes, uma publicada hoje e a outra amanhã. Vamos lá.

"Tento me organizar, mas me desorganizo, e depois perco um bocado de tempo tentando procurar alguma coisa" (Camisa 9)

Eu mesmo não sou uma pessoa muito organizada e sei como isso pode ser um problema quando se está estudando para concursos públicos. São muitos livros, apostilas, resumos, anotações e arquivos no computador (PDF, DOC, TXT, ...) que o concurseiro sério acumula rapidamente. E como você disse, perde-se muito tempo procurando alguma coisa.

Eu uso algumas dicas de organização para pessoas desorganizadas que colecionei aqui e ali:

1 – Evito guardar material que não usarei mais. Aquela coisa de pensar que tudo poderá ter utilidade no futuro só nos faz juntar tranqueiras que tomam espaço e bagunçam tudo ainda mais. Guardo somente o material indispensável e realmente útil.

2 – Separo o material de concursos de materiais diversos. Assim quando preciso de algum material de concurso, sei que não estará misturado com outros livros ou revistas de outros assuntos.

3 – Separo o material que estou usando no momento do material do material de reserva. Dessa forma torna-se muito mais fácil achar o material que precisarei para estudar a cada dia.

4 – Separo o material por matérias. Tenho um móvel com várias gavetas e cada gaveta é dedicada a uma matéria, assim quando preciso de determinado livro ou apostila de uma matéria precisarei procurar dentro de uma só gaveta, não no móvel inteiro. Também dá para fazer isso com prateleiras, caixas e tal.

5 – Procuro sempre reorganizar meu material de estudo pelo menos a cada duas semanas. Faço isso para contrabalançar minha tendência natural de bagunças tudo na correria do dia-a-dias.

Essas são dicas simples, mas que descobri serem muito eficientes e que me ajudam a sempre estar o mais organizado possível, o que, com toda a certeza, facilita muito meus estudos.

"Gostei da sua idéia da pasta, mas me surgiu uma dúvida ... você monta uma pasta para cada concurso ou uma pasta enorme (com um zilhão de saquinhos) e coloca os editais numa ordem lógica para você?" (Luciana)

Eu crio uma pasta para cada concurso. Coloco uma capa com o nome do órgão e cargo, uma folha com informações do concurso (data de prova, local, banca, ...), a listagem de matérias e tópicos a serem estudados, no final o edital e por último os recibos de inscrição, pagamento da inscrição e tal. Dessa forma quando preciso de informações de um concurso, basta pegar a pasta certa. Simples, prático e eficiente.

“Gostaria que você nos contasse como e o seu método de estudo. Se possível bem detalhado, do tipo, se você faz uma ou duas leituras, se usa marca textos, faz resumos ou se ouve as aulas” (Fabrício)

“Você costuma resumir a matéria e depois revisar tudo? Ou você apenas estuda mesmo aquilo que você já esqueceu um pouco” (Célia)

Não uso nenhum método de estudo especial que mereça esse detalhamento todo. Acho que quanto mais complicado o método de estudo, menos eficiente ele é. Portanto, prezo pela simplicidade. Atualmente estou dividindo meu dia de estudo sendo ¾ do tempo para estudar para o MPOG e ¼ para o STF. Costumo ler as matérias duas vezes antes de fazer um bom resumo enquanto faço uma terceira leitura. Depois disso reviso o resumo. Não costumo marcar os textos, já que vou resumindo enquanto leio. Quanto a ouvir aulas, ouço algumas, mas não é algo que faça com tanta freqüência. No mais faço exercícios e me esforço para cobrir todos os pontos das matérias indicadas no edital.

“Gostaria de saber dicas de motivação... você sempre fala que devemos nos motivar e tal... mas o que você faz para conseguir ficar grudado na cadeira??? Estou sofrendo com isso” (Cleyton)

Não tenho vergonha de dizer que minha motivação não tem nada de sublime ou transcendental, mas é puramente material. Sempre penso nas coisas que quero fazer e ter quando estiver empossado. Comprar um bom carro, viajar de férias para a Europa, construir uma boa casa.

No fundo é isso que me motiva, saber que somente sentar a bunda na cadeira e estudar com vontade me proporcionarão essas coisas. A receita é simples, estudou com seriedade por tempo suficiente, você será aprovado no concurso, nomeado e empossado. Não tem segredo. E você quer motivação melhor que essa? Tudo depende somente de você, do seu esforço, e não de algum entrevistador ir com sua cara, de você fazer malabarismos circenses em dinâmicas de grupo, depender da boa vontade de um profissional de RH para ser contratado, como acontece na iniciativa privada.

Resumo da ópera – Passar em concursos públicos não tem segredo. Basta ter disciplina, organização e estudar seriamente, além, claro, de tempo o suficiente para essa mistura surtir efeito.
———«»———«»———«»———

MÚSICA DO DIA
E para não perder o costume, a música de hoje é um dance que fez muito sucesso no início dos anos 90. Lançado como single em 1993, "What is love" do cantor trinidadensse (o cara nasceu na ilha caribenha de Trinidad) Haddaway, filho de um oceanógrafo francês com uma nativa da ilha. Essa música foi a mais tocada em uma pancada de países pelo mundo afora, tema de comerciais e tudo o mais ... e mereceu, é uma música muito dançante. O clipe (que pode ser encontrado no YouTube) é muito legal (melhor ainda aquela morenona fazendo papel de vampira de roupa transparente ... hum hum).

3 Response to "Respondendo algumas perguntas - Parte 1"

  1. Raquel says:

    "Tudo depende somente de você, do seu esforço, e não de algum entrevistador ir com sua cara, de você fazer malabarismos circenses em dinâmicas de grupo, depender da boa vontade de um profissional de RH para ser contratado, como acontece na iniciativa privada." Identificação total com esse trecho, rsrsrs.

    Ah, e a música é demais. Eu tenho um cd do Haddaway que é bom demais. "Baby, don´t hurt me, don´t hurt me..." rsrssrsrs Viva os anos 90!

    Raquel

    Camisa 9 says:

    Obrigado por ter respondido a minha dúvida!
    Preciso estudar mais e me organizar melhor rsrs, para poder tirar mais dúvidas contigo.
    A parte que você sobre dinâmica, assim com a Raquel disse, também me identifiquei com ela. Tive um probleminha numa dessas rrs, coisa passada...

    Abraços e desculpe a demora para voltar aqui!
    Tinha dado uma desanimada, mas já estou voltando com foco e objetividade!

    Camisa 9 says:

    A música eu já conhecia daquele clipezinho do Jim Carrey % Friends..., no entanto eu curti o clipe. Ele é bem "frenético" para resumí-lo em palabras rsrs

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards