Famílias de concurseiros

Família .... hummmm ... esse é assunto sensível na vida de quase todos os concurseiros. Os relatos de como a família pode interferir na preparação, motivação e sucesso do concurseiro são muitos, quase tão numerosos quanto pedidos de indicação de material de estudo.

Para começar, família interfere mesmo na vida do concurseiro, no seu preparo e na sua motivação. Isso é fato e independe da família estar viva ou morta, longe ou perto, que seja grande ou pequena. Até hoje não conheci um concurseiro que não tivesse na família um item importante na sua preparação, seja positivo, negativo ou, como é o mais comum, ambos.

A boa notícia é que não há famílias que somente atrapalham, bem como não há famílias que somente ajudam, o que existe são famílias que fazem mais uma ou outra coisa.

Basicamente divido as famílias em quatro tipos:

Famílias ausentes: Aquelas que não participam vida do concurseiro, seja porque não querem participar, porque estão distantes ou porque já passaram dessa para melhor.

Famílias terroristas: Aquelas que simplesmente não acreditam na luta do concurseiro e não estão muito aí para que ele vença essa guerra, não se preocupando, portanto, se sua atitude negativa irá atrapalha-lo.

Famílias mornas: Aquelas que nem acreditam totalmente na luta do concurseiro, nem fazem terrorismo abertamente, mas misturam os dois, hora apoiando, hora fazendo terrorismo.

Famílias “conte conosco para tudo”: Aquelas que são verdadeiras torcidas organizadas vestindo a camisa do concurseiro, que o apóiam material e moralmente, que vibram com ele nas vitórias e choram com ele nas derrotas.

Nessa altura do artigo uma grande parte dos leitores do blog devem estar pensando algo do tipo “como eu queria ter uma família do último tipo”. Só, gente, que cada um desses tipos de família tem seu lado positivo e negativo, mesmo o último tipo. Para facilitar a vida, vou listar somente o ponto que considero mais importante em cada um. Vejamos.

Famílias ausentes

Positivo: Não podem interferir na vida do concurseiro “ao vivo e em cores”.
Negativo: A lembrança da família pode ser um problema, pois muitas vezes pensamentos são difíceis de bloquear.

Famílias terroristas

Positivo: Agem abertamente, podendo assim ter sua influências mais facilmente evitada e desconsiderada.
Negativo: Não se cansam de atormentar o concurseiros, fazendo disso um tipo um de seus passatempos preferidos.

Famílias mornas

Positivo: Não ficam o tempo todo atrapalhando a vida do concurseiro.
Negativo: Nunca se sabe quando irão ajudar ou atrapalhar, tornando complicado contar com elas todas as horas.

Famílias “conte conosco para tudo”

Positivo: Sempre estará presente quando o concurseiro mais precisar de seu apoio.
Negativo: O apoio incondicional acaba sendo uma forma contundente de cobrança pelo sucesso do concurseiro.

Qual é o melhor tipo de família? Sinceramente é o tipo que você tem, mesmo porque se houvesse um tipo melhor, você não poderia mesmo trocar, então tem de se contentar e lidar com a que Deus lhe deu. Sinceramente não acho que há um tipo melhor. Uma família ausente pode assombrar ou motivar o concurseiro através de lembranças, que sempre estão disponíveis em sua mente. As famílias terroristas podem ser uma fonte de motivação por conta do desejo do concurseiro de provar que podem ser vitoriosos. Com as famílias mornas nunca se sabe se naquele momento crítico se terá apoio ou crítica. As famílias-torcida também fazem uma cobrança pesada com seu apoio incondicional, fazendo o concurseiro se cobrar muito mais do que deveria.

Minha família é do tipo morna. Na maior parte do tempo me apóiam, mas têm seus momentos de cobrança e de crítica. Claro que os momentos de apoio são sempre bem vindos. Quanto aos momentos de cobrança e crítica, simplesmente dou bola, pois acredito que estou no caminho certo e que estou lutando com todas as minhas forças, estudando com atenção e estratégia, chegando cada vez mais próximo da aprovação.

Ai vem a pergunta de um milhão de dólares. “Porque famílias cobram e criticam?”. A resposta é simples, porque famílias são formadas por gente e gente faz dessas coisas, sejam pais, mãe, irmãos, tios, primos, sobrinhos, avós. Muitas vezes familiares cobram e criticam querendo ser positivos. Outras vezes familiares também sentem inveja por verem o concurseiro se preparando com a vontade e determinação de que eles não seriam capazes e cada vez mais próximos da vitória. Gente é assim, meus amigos, sejam parentes ou não.

Para terminar esse artigo que já está ficando longo demais, darei um conselho que acho útil para lidar com cada tipo de família.

Para famílias ausentes: Procure filtrar os pensamentos e lembranças, deixando passar só o que é bom e motivador. Claro que é impossível fazer isso com 100% de eficiência, mas se você conseguir 70% já está de bom tamanho.

Para famílias terroristas: Use a falta de apoio e as críticas como motivador. Quando pegarem no seu pé pense que em pouco tempo você estará empossado em um desejado cargo público e eles não.

Para famílias mornas: Esteja sempre atento para aproveitar o que de bom elas têm a oferecer e simplesmente ignore o que oferecerem de negativo. Como você nunca saberá quando isso vai acontecer, fique sempre esperto.

Para famílias “conte conosco para tudo”: Não deixe que o apoio seu apoio constante se torne uma fonte de ansiedade e cobrança indireta.

Resumo da ópera – Não tem jeito, família é um assunto complicado na vida dos concurseiros, sejam elas do tipo que forem. Porém, cabe ao concurseiro decidir como elas irão influenciar sua vida, seus estudos e seu preparo para a guerra dos concursos públicos.

———«»———«»———«»———

PERGUNTA DO DIA

Sua família é daquelas que ajudam na sua luta por um cargo público? Ela faz isso apoiando, não atrapalhando, acreditando em você? Ou, muito pelo contrário, sua família não o ajuda nem um pouco? Ela faz isso não apoiando, fazendo de tudo para atrapalhar, não acreditando em você? Como você lida com essa questão?
Essa pergunta deve ser respondida em nossa comunidade no Orkut. Basta clicar no homenzinho ai em cima (você precisa estar conectado no Orkut em outra janela de navegador para ser levado à página de resposta).

———«»———«»———«»———

MÚSICA DO DIA
Depois de um assunto tão indigesto como o de hoje, nada melhor que uma musiquinha calma para recuperar os ânimos e espantar as assombrações. Em 1810 Ludwig van Beethoven compôs uma música que se tornaria um marco dos clássicos populares, "Für Elise". Diz a lenda que na verdade essam música se chamava "Für Thereze", nome de uma moça pela qual Beethoven estava apaixonado e pediu a mão em casamento, porém ela preferiu se casar com um nobre endinheirado. Decepcionado com sua ex-amada, Beethoven trocou o nome da música por Elise, nome de sua gata de estimação.

1 Response to "Famílias de concurseiros"

  1. Camisa 9 says:

    Olha, a musikinha da caixinha rsrs

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards