Aumentando as horas de estudo diárias

Quando o assunto é aumentar a quantidade de horas estudadas, concurseiros ou “fazedores de concursos” arregalam os olhos só de ouvir sobre o assunto. Não era para ser diferente, afinal de contas estamos falando das armas mais básica nessa guerra, horas de estudo.

Claro que essa arma tem variações como qualquer arma. Podemos estar falando de ótimas horas de estudo, sérias, bem pensadas, bem aproveitadas, efetivas, que realmente agregam conhecimento e tornam o cargo público mais próximo e factível, como também podemos estar falando de horas de estudo de mentirinha, enganações, fingidas, bem como de um sem número de variações entre esses extremos.

Como esse é um blog para concurseiros sérios, deixemos as horas de estudo de má qualidade para lá e falemos somente das horas de estudo sérias.

Quando concurseiros se encontram, seja no mundo real ou virtual, algumas perguntas são garantidas de serem ouvidas. “Quantas horas você estuda por dia?”, “Você acha que estudando cinco horas por dia dá para passar?”, “Estudo doze horas por dia e ainda acho pouco”. Dá até para acreditar que horas por dia de estudo são a medida da seriedade do concurseiro. Quisera eu que fosse tão fácil assim, mas não é, principalmente pelo fato de que temos de ver não somente o lado quantitativo dessas horas de estudo, mas também o lado qualitativo, afinal de contas, quatro horas de estudo sério, concentrado e com excelente aproveitamento valem mais que doze horas de estudo leve, superficial ou com o material errado.

Mas como aumentar as horas diárias de estudo? É só aumentar e pronto? É preciso estratégia nisso também? Pode-se dobrá-las de um dia para o outro ou é preciso fazer isso progressivamente? Essas são questões importantes sobre um assunto importante.

Tenho um amigo que é dono de uma academia de musculação e fitness. É uma academia pequena, porém muito bem montada, onde os alunos têm atenção individualizada e cujo objetivo é prepara-los para provas atléticas amadoras, como correr uma maratona ou participar de um enduro a pé. Esse amigo sempre fala de como o maior problema que enfrente é a cabeça dura de muitos dos seus clientes. “Faz dez anos que o cara não pratica exercícios, daí chega à academia e quer treinar feito um cavalo de corrida pensando que assim estará preparado para a maratona de Nova York em uma semana”. Mas não são somente os iniciantes que fazem tranqueira, não. “Tem também um pessoal com um preparo físico razoável, mas que se recusa a pular alguns estágios iniciais que poderiam pular sem problema e querem começar a treinar do zero, isso é perda de tempo”. Dei risada no dia em que ele falou isso, já que eu não recusaria algo assim de jeito nenhum. “É difícil fazer as pessoas entenderem qual é o nível de preparo delas e as fazerem treinar de acordo”.

Com concurseiros acontece a mesma coisa. Temos os concurseiros iniciantes que querem abraçar o mundo, estudar doze horas na no primeiro mês de estudo. Claro que isso não dará certo. Temos também os concurseiros que já estão estudando há algum tempo, mas que ainda acham cedo demais passar a estudar o dobro do tempo que estudam atualmente. Claro que isso também não dará certo.

Penso que há duas maneiras de aumentar as horas de estudo diárias, cada uma ideal para públicos distintos:

Aumento progressivo – Indicado para concurseiros iniciantes, pois é preciso fazer o corpo e o cérebro se acostumarem com cargas crescentes e progressivas de estudo, o que não acontece do dia para a noite. Em minha opinião passar de três horas de estudo por dia para seis horas por dia ao longo de dois ou três meses é uma boa estratégia.

Aumento “aos pulinhos” – indicado para concurseiros que já terminaram a faze inicial (do aumento progressivo), quando o corpo e o cérebro já estarão prontos para aumentos maiores no tempo de estudo de até duas horas de uma vez. Então não haverá problema de numa semana estudar seis horas por dia e na semana seguinte oito horas por dia.

Só que quando falamos de estudar, o céu não é o limite. Acho, particularmente, oito horas de estudo diárias uma boa média. Dez horas já é puxado, mas dá para segurar a barra por alguns meses. Passar de dez horas de estudo diário é pedir para ter problemas de saúde e fadiga.

Isso é muito sério, gente. Estudar mais de dez horas por dia, todos os dias por meses a fio é receita garantida para ter vários problemas de saúde e, principalmente, fadiga mental. Isso não é lenda, acontece mesmo. Conheço vários concurseiros com problemas de saúde (gastrites, alergias, resfriados contínuos, pneumonia, ...) e vários outros que simplesmente tiveram de parar de estudar por um tempo porque o cérebro cansado não dava mais conta.

Resumo da ópera – Estudar sério para concursos é andar sobre o fio de uma espada. É preciso muito, mas muito cuidado mesmo para não se prejudicar estudando insuficiente ou então estudando demais. É preciso equilíbrio e bom senso. Precisamos respeitar tanto as bancas organizadoras de concursos públicos e as provas que prepara, quanto nosso próprio organismo.

———«»———«»———«»———

Continuarei esse artigo amanhã falando sobre estudar horas contínuas e horas picadas.

———«»———«»———«»———

PERGUNTA DO DIA

Como você aumenta as horas de estudo? De uma vez passa, tipo passar de quatro para oito horas de estudo de um dia para o outro? Ou progressivamente, aumentando uma hora a cada dois ou três dias até chegar ao seu objetivo? Quais são em sua opinião as vantagens e desvantagens de cada método?
Essa pergunta deve ser respondida em nossa comunidade no Orkut. Basta clicar no homenzinho ai em cima (você precisa estar conectado no Orkut em outra janela de navegador para ser levado à página de resposta).

———«»———«»———«»———

MÚSICA DO DIA
A música de hoje é uma das mais conhecidas do repertório do monstro-sagrado do soul, James Brown. "I Got You (I Feel Good)" foi lançada como single em 1965 e chegou à terceira posição da BillBoard, onde ficou por seis semanas consecutivas. Não há como não animar para estudar depois de ouvir essa música.

3 Response to "Aumentando as horas de estudo diárias"

  1. Olá! Estudo para concurso público há um ano e quando começei iniciei por concursos básicos e matérias básicas e nelas me dedicava 8 horas por dia de estudo, sem me sentir esgotada por serem matérias de nível médio. E em todos tive boas notas , porém não entrei no número de vagas proposto.

    A partir do momento que começei a estudar para um concurso mais complexo, com matérias mais densas, desde junho do ano passado estou me preparando para o TRT 15 Região.

    Pois bem a partir de então meu cérebro não suporta mais 8 horas por dia. Ano passado durante alguns meses sustentei estudar 7 horas por dia, fora mais 2 horas, de curso diário. Mas fui super mau na prova TRT SP que pra mim seria um teste.

    Moral da história , na minha opinião matérias muito densas é inútil você forçar seu próprio cébrebro, além de seu próprio limite e esse limite e estritamente pessoal.

    Acho muito complicado emitirmos uma "receita ideal" ou a fórmula mágica : "quantidade ideal de horas x ser aprovado e classificado" , por que isso é muito relativo.

    Acho que de repente 8 horas é perfeito para uma pessoa mas não é perfeito pra mim! Eu não rendo se fizer isso direto todos os dias. Conclusão 8 horas pra mim funciona...

    Então cada um, a medida que vai prestando, estudando tem que criar sua própria fórmula pessoal de sucesso nos estudos...

    Bem essa é minha opinião, risos... Cada um tem a sua não é mesmo...
    Um grande abraço!

    PS: Boa sorte a todos concurseiroe e não desanimem......Na minha opinião difícil só quer dizer impossível, quando o assunto é ganhar na Mega Sena...

    Olá! Estudo para concurso público há um ano e quando começei iniciei por concursos básicos e matérias básicas e nelas me dedicava 8 horas por dia de estudo, sem me sentir esgotada por serem matérias de nível médio. E em todos tive boas notas , porém não entrei no número de vagas proposto.

    A partir do momento que começei a estudar para um concurso mais complexo, com matérias mais densas, desde junho do ano passado estou me preparando para o TRT 15 Região.

    Pois bem a partir de então meu cérebro não suporta mais 8 horas por dia. Ano passado durante alguns meses sustentei estudar 7 horas por dia fora mais 2 horas de curso por dia. Mas fui super mau na prova TRT SP que pra mim sseia um teste.

    Moral da história , na minha opinião matérias muito densas é inútil você forçar seu próprio cébrebro além de seu próprio limite e esse limite e estritamente pessoal.

    Acho muito complicado emitirmos uma "receita ideal" a fórmula mágica : "quantidade ideal de horas x ser aprovado e classificado" , por que isso é muito relativo.

    Acho que de repente 8 horas é perfeito para uma pessoa mas não é pra mim! Eu não rendo se fizer isso direto todos os dias. Então pra mim funciona...

    Então cada um a medida que vai prestando, estudando tem criar sua própria fórmula pessoal de sucesso nos estudos...

    Bem essa é minha opinião risos... cada um tem a sua não é mesmo...
    Um grande abraço

    PS: Boa sorte a todos concurseiroe e não desanimem......Na minha opinião difícil só quer dizer impossível, quando o assunto é ganhar na Mega Sena...

    Olá, li esta matéria hoje, procurando informações na net sobre muitas horas seguidas de estudo, e gostei muito. Ontem fiz 10h45 líquidas de estudo. Concentração 100%. Hoje gostaria de repedir o feito, na verdade até as vésperas da prova CVM/2010 (uns 2 dias antes). São muitas matérias, muita leitura e muita revisão, então não dá p/ eu pegar leve, estou testando meus limites. Porém, minha cabeça tá gritando, estou sentindo um bom cansaço mental. Hoje já fiz quase 3 horas líquidas de leitura e gostaria de fechar as 7 horas restantes p/ cobrir todo o edital. Estou procurando matérias que me orientem nesse sentido (sobre as possibilidades, implicações etc.), p/ que eu não tenha um piripaque no dia da prova ou até mesmo no meio do caminho dessa árdua preparação.
    Muito obrigada por este post.
    Abraços

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards