COLUNA DA CONCURSEIRA CRÔNICA - Os sete pecados capitais do concurseiro

Estar na batalha dos concursos é uma gangorra emocional. São altos e baixos que nos fazem passar por toda a escala de sentimentos. Como não poderia deixar de ser, essa variação constante nos leva a cometer alguns pecados que podem prejudicar, e muito, nossa trajetória rumo ao sucesso. Vejamos quais são essas faltas, e como podemos driblá-las sem maiores arranhões.

Inveja – quando vemos nossos amigos de infância e de faculdade levando uma vida bacana, trabalhando na iniciativa privada, comprando carro, financiando apartamento, parece que a escolha pelos concursos foi uma inconseqüência. Seres imperfeitos e falíveis que somos, vem o sentimento destrutivo de que poderíamos estar lá no lugar deles, ganhando um salariozinho mediano, viajando uma vez por ano, comendo em restaurantes legais, saindo à noite. Antes de entrar em desespero e começar a se perguntar "Por que cargas d'água tomei a decisão estúpida de sair do mercado??!!", lembre-se de que a prosperidade no setor privado é relativa e falível. O mesmo amigo que hoje você vê na crista da onda corre o risco de estar em péssimos lençóis segunda-feira de manhã, enquanto os seus esforços para passar no concurso te levarão à mais confortável das vidas profissionais. É melhor esperar mais um pouco pelo carro, a casa e os passeios, e tê-los "até que a morte os separe", ou sair correndo atrás dessas benesses, correndo o risco de perdê-las num momento de revés? Fico com a primeira opção.

Ira – reprovação em concurso é dose pra leão – digo isso de cadeira. Há algo pior do que estudar a beça, colocar-se inteiro dentro de um propósito e levar uma "banda" do destino? Culpamos quem fez a prova ("aqueles malditos venderam os gabaritos!" ou "não acataram os recursos porque são canalhas!"), a família ("também, ninguém me dá força...") e os concurseiros de pára-quedas que caem no dia da prova e, por dominarem melhor a linguagem da organizadora, se dão bem num concurso que não era o foco deles ("isso não é justo com quem se preparou!"). Agora, pára e pensa: de que adianta esmurrar as paredes? O concurso está feito, homologado e já tem até gente sendo chamada... fato consumado! Em vez de esquentar a cabeça com um problema que nem é mais seu, concentre-se no próximo certame. Depois de muito sofrer e remoer, agora adoto a política do "prova feita, prova esquecida": não mexo em mais nada e só passo no site pra ver o resultado final – sem esquecer dos recursos, claro!

Preguiça – tem dia que a gente acorda de manhã e a última coisa que quer é sentar à frente de um livro ou de uma apostila. Tanta coisa mais interessante pra fazer... caminha quente, aquele romance maravilhoso na mesinha de cabeceira, um filme bom pra assistir... ah, eu sofro muito com minha preguiça! Quase sempre tento vencê-la, mas quando não dá mesmo, capitulo e espero a vontade chegar – melhor uma "morfada" eventual do que um estudo improdutivo. Geralmente recupero o pique quando penso seriamente nas coisas boas que cada minuto de dedicação pode render. É infalível.

Soberba – pior do que um concursando pessimista, daqueles que acham todos os concursos concorridíssimos e difíceis de passar, é o "concursando-estrela" - o famoso sabe-tudo. O tipo é bem corriqueiro em sites de relacionamentos e similares: sempre sabe toda a matéria, ridiculariza quem se dispõe a discutir ou fazer perguntas em relação ao edital e passa aos espíritos menos preparados a impressão de que uma vaga do edital já está previamente ocupada por ele. Tornar-se um ser desses é horrível, deprimente. Dificilmente os nomes destas criaturas figuram na lista de aprovados, e é a própria insegurança, além de uma boa dose de deformação de caráter, que os levam a desestimular os concursandos, ou melhor, "inimigos", na sua visão estreita. Ao fim e ao cabo, como pode ser inteligente alguém que comete a burrice de hostilizar e humilhar pessoas com quem, num futuro próximo, pode estar lado a lado, trabalhando? Não caiam na lábia desses pseudo-concurseiros!

Avareza – é fato sabido por todos nós que estudar e fazer concursos públicos custa dinheiro. Não dá nem pra começar sem ter um bom compêndio de leis; a elas, vão se juntando inúmeras apostilas, livros e arquivos de computador. A vida anda cara, os orçamentos estão cada vez mais apertados, entretanto preparar-se na base do 0800 é praticamente impossível. Se você tiver condições mínimas de bancar essa fase, não regateie com valores de passagem, inscrições e outros custos. Prestar provas racionalmente, levando vários fatores em consideração antes de se despencar da beira-mar pra Brasília, por exemplo, faz todo sentido, mas daí a economizar e perder chances vai uma grande distância. No último concurso da CGU, havia uma lista com mais de 1.000 inscrições de hipossuficientes indeferidas por falta de comprovação. É muito!

Gula – todo mundo que caminha na nossa estrada, por mais low profile que seja, está doido pra passar logo num concurso. Quem não quer realizar um sonho que, na esteira, tornará possível a realização de muitos outros? Só que estamos falando de um projeto de médio a longo prazo, com uma série de variáveis que podem adiantar ou atrasar o resultado positivo. Fazer mil concursos ao mesmo tempo vai te levar a estudar insuficientemente para cada um deles, e poderá atrasar seus planos. Veja o lançamento de uma série de editais simultaneamente como uma boa chance de escolher o seu concurso no varejo, em vez de mergulhar de cabeça no atacado. Por outro lado, sou radicalmente contra fazer provas só pra esse ou aquele tipo de cargo. Concurso é oportunidade, e não devemos desperdiçar as que nos parecem interessantes. Focar exclusivamente em concursos com salários astronômicos, pensando em uma conta bancária bem gorda, pode não ser muito produtivo. Planeje sua vida no serviço público de forma racional; depois da primeira nomeação, a tranqüilidade conquistada pode ser a chave das próximas portas...

Luxúria – buscar prazer nas atividades diárias é necessário, mas tornar essa busca uma obsessão pode ter conseqüências desastrosas para um concurseiro. Uma grande parte das pessoas que tentam concursos largaram suas carreiras por motivos bem parecidos: instabilidade, salário baixo, falta de perspectiva. No meio do caminho, por motivos diversos, podemos fraquejar e cair na tentação fácil de retornar à atividade que, em algum momento, nos fez mal a ponto de resolvermos relegá-la ao passado. Conflitos do gênero podem surgir até dentro do universo concurseiro. Essa semana, saiu um concurso que seria "minha cara": cargo de Produtor Cultural da Fundação de Arte de Niterói, exigindo como pré-requisito Graduação Plena em Produção Cultural – não por acaso, eu me formei no único curso do gênero, oferecido pela Universidade Federal Fluminense. Voltar a trabalhar com arte seria muito prazeroso pra mim, mas quando vi o salário oferecido... consegui me apaixonar perdidamente por Direito Constitucional!

P.S.: compus esse texto em BrOffice, o novo programa queridinho das provas de Informática. Aprendam a mexer nele, porque, ao que parece, a tendência é forte.

———«»———«»———«»———

Para não perder o costume, OUTRO PUXÃO DE ORELHA

A flávia também deixou de estudar uma boa hora para escrever esse ótimo artigo de domingo para vocês e também não irá se incomodar de ler alguns comentários sobre ele. Não sejam mal agradecidos. Fazer isso não custa nada, não. E vocês ainda podem comentar de três maneiras:

1 – Usando a ferramenta de comentários de cada artigo (clique no “comentários” pequenininho logo depois do “Postado por Concurseiro Solitário” no final de cada artigo).

2 – Usando o chat box na coluna lateral (basta preencher os campos de nome, email/url, mensagem e então clicar em “ir”).

3 – Enviando o comentário por email para concurseirosolitario@gmail.com

Comentar fará bem para vocês e me ajudará a bolar outros artigos interessantes para o blog. Ganhamos todos. Então trate de colocar a preguiça de lado e mande seu comentário sobre o artigo de hoje!

———«»———«»———«»———

Bate-papo do Concurseiro Solitário
(Hoje, DOMINGO, a partir das 20:00)

Vá ao chat do IG (http://batepapo.ig.com.br)

Escolha nas opções de salas o Afinidades.

Escolha o canal Atualidades.

O bate-papo será na Sala 1

8 Response to "COLUNA DA CONCURSEIRA CRÔNICA - Os sete pecados capitais do concurseiro"

  1. Raquel says:
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Anônimo says:

    Olá, concurseiros, olá Flávia! Acrescento uma modalidade de pecado "Inveja" à lista: trabalho durante o dia, faço um cursinho à noite e mal consigo me manter acordada até o fim da aula. E quando vejo os colegas das carteiras ao lado com a matéria em dia, exercícios feitos, dúvidas previamente apontadas no material... bate uma invejinha... e a sensação de que o meu esforço não dá nem pro começo... =(

    Anônimo says:

    Oi Flávia.
    Tô na faze de querer voltar para minha carreira, mas quando vejo os salários oferecido p/ professores, me assunto. Contudo dando uma olhada nesse editais percebi que tbm estou desatualizada na minha aérea de formação!
    Se por acaso não consegui passar em um concursos logo não terei alternativa e vou ter q "ralar" muito tbm para voltar para o quadro negro e para o giz!

    Anônimo says:

    Nossa, adorei esse texto!!!

    Identifiquei-me demais!!!

    Especialmente, na parte que fala do pecado da gula. Meu Deus, têm momentos que a gente não aguenta mais e quer que chegue logo a nossa hora. A vontade de passar logo é imensa!!! Mas, vamos aprendendo que temos que esperar. Tudo em seu tempo. E o tempo chega. Pode até demorar, mas chega. E é isso que me dá esperança.

    Parabéns, Flávia, pelo excelente texto. Já pode até escrever um livro sobre concursos, viu?

    Helineide

    Flavia C. says:

    Pois é, gente... nossos pecados de concurseiros nunca se esgotam! Tinha mais um montão de detalhes na cabeça, mas esse artigo iria virar uma novela... rs

    Seu artigo é um bálsamo pra quem acabou de ver o resultado do MMA como eu. E o que fazer com aquela invejinha de ver o colega q ta fazendo cursinho com vc passar... to tentando minar o sentimento, eu juro, mas hj ta dificil.

    Camisa 9 says:

    O que significa "hipossuficientes"?

    Excelentissímo texto, Flávia!
    A parte da Gula, da Luxúria e principalmente a da preguiça são a minha cara. Valeu pela água gelada no rosto. Deu pra dar uma animada e uma acordada.
    Continue assim. Determinada!

    Raquel says:

    Flávia, você está cada vez mais afiada nessa tarefa de escrever, hein!

    Conheço tantos concurseiros que se acham a última coca-cola light lemon do deserto. Espero que não sofram muitas decepções por serem assim.

    Raquel

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards