Perguntas, notícias & idéias

Hoje é o dia da semana que reservo para responder às perguntas enviadas pelos leitores do blog e vou aproveitar para também comentar algumas idéias.


Moro no interior do Paraná, bem perto do estado de São Paulo e o mais distante que já fui para prestar concurso foi em São José dos Campos (SP). Nunca morei fora e fico assustada só de pensar em ir passar em um concurso para morar em Brasília ou outro lugar distante. Tenho muito medo de me arrepender. O que você sugere?

Tempos atrás estava conversando com uma menina que está fazendo doutorado em recursos humanos e o assunto da tese dela é justamente essa questão de servidores públicos que se esforçam para passar em concursos públicos e acabam pedindo exoneração do cargo por não se adaptarem ao trabalho e/ou a localidade de trabalho. Ela disse que isso vem acontecendo cada vez mais nos últimos anos por conta da fama crescente dos concursos públicos como opção de carreira profissional. Acho que ninguém deve ter medo de sair de casa ter uma vida melhor como servidor público. Acho que o “x da questão” é a pessoa estar realmente convencida de que isso é o melhor para ela e estar preparada para agüentar o tranco dos primeiros meses, da fase de adaptação. Se a pessoa não está 110% convencida de que está realizando um sonho, as chances de se arrepender e desistir são grandes.

Cara, tenho umas cinqüenta apostilas e livros, vários de uma mesma matéria. Tem hora que fico perdido para escolher que material estudar. Como você organiza seu material?

Putz, nem me fale nisso. Acho que todo concurseiro sério já passou, passa ou vai passar pelo mesmo problema. Sempre tendemos a armazenar material que achamos muito bons e temos dó de descartar qualquer coisa. Isso é um erro, pois como você mesmo disse, só atrapalha na hora de estudar. Adotei a seguinte metodologia relativa ao material de estudo. Para as matérias “arroz de festa”, que caem em praticamente todos os concursos, (direito constitucional, direito administrativo, português, informática, matemática, ...) tenho um material que considero o melhor disponível e estudo por ele prioritariamente, sem deixar, no entanto, de dar uma olhada em materiais diversos que encontro. Para as matérias que caem em vários concursos, mas não em todos (AFO, administração financeira, administração, raciocínio-lógico, ...) tenho um material mais diversificado para atender a diferentes editais. Agora, para as matérias específicas, uso o material para estudar para a prova e guardo somente o material em PDF (digital), o restante dôo para a biblioteca pública da minha cidade, pois não acho que valha a pena ficar guardando, já que usarei novamente Deus sabe quando. Para mim esse esquema está funcionando e diminuiu muito esse problema de me perder em tanto material para estudar.

Em que cidade você fez a prova da CGU? Você acha que será aprovado nessa prova? Qual será seu próximo concurso?

Fiz a prova em São Paulo, numa escola primária municipal na Vila Mariana. Quanto a ser aprovado, tendo feito vergonhoso 53% de acerto, só por interseção divina, que duvido muito interceder por quem erra uma boa dúzia de questões que não deveria errar. Esse concurso serviu para me mostrar que em se tratando de ESAF, tenho de estudar as matérias com uma profundidade maior que estou acostumado para a Cespe ou FCC. Quanto ao próximo concurso, será o do Ministério do Meio Ambiente (MMA) no final de abril.

Você já falou várias vezes nos cursos do Ponto dos Concursos. Tenho vontade de testar esses cursos online, mas fico com receio de depositar o pagamento e depois não me mandarem o material que comprei. Isso nunca aconteceu com você?

Realmente é preciso ter muito cuidado com comprar na Internet. O que não falta é gente desonesta querendo se aproveitar da confiança e boa vontade de gente honesta. O ideal é sempre comprar de sites conhecidos e que tenham boas indicações de gente conhecida. O Ponto dos Concursos (www.pontodosconcursos.com.br) é muito sério e nunca soube que deixasse de enviar o material para quem compra seus cursos, que são muito bons. Também nunca tive problemas com a livraria de concursos LEC (www.leclivraria.com.br). Claro que há outros sites sérios de material de concursos, mas como não comprei nada de nenhum outro, não tenho como indicar.

Você falou das coisas que o pessoal leva para comer na prova e que atrapalham todo mundo. O que eu devo levar? Realmente não sei se devo levar pouca coisa e correr o risco de atrapalhar todo mundo é com o ronco do estômago quando a fome pegar.

Semana que vem vou escrever um artigo sobre isso. Uso orientações dadas por uma nutricionista que deu uma palestra sobre o assunto quando fazia cursinho pré-vestibular. O ideal é tomar um bom café da manhã ou almoçar, preferindo alimentos leves, de fácil digestão e energéticos e, sempre, uma barra de chocolate ao final para dar energia. Então é só levar uma garrafinha de água para hidratar, bem gelada, assim permanecerá fresca por mais tempo, e um chocolate ou barrinha de cereal, que são energia rápida. Mais do que isso é bobagem para distrair o próprio candidato e todos na sala de prova.

O cara que pediu a picanha tava na mesa do fundo embaixo da escada? Se foi ... fui eu! (Marcos Ely)

Não, tenho certeza de que não era você. Explico. 1 - O cara não estava na mesa embaixo da escada, mas numa mesa perto da parede oposta. 2 – O cara não se cansava de repetir que “concurso público é fichinha. Nem precisei estudar muito. O que estudei na faculdade já é mais do que suficiente” e se você está lendo esse blog, você não é tão sem noção.

Agora, quanto à picanha até que tudo bem, mas pelamordedeus, não peça maionese, rapaz, nunca!

———«»———«»———«»———

IDÉIA 1 - Resisti um pouco, mas acabei criando comunidade do Concurseiro Solitário no Orkut para reunir os leitores do blog. Lá poderemos conversar sobre concursos, trocar informações e tal. Para não virar bagunça, será uma comunidade moderada (inclusive, quem quiser ajudar na moderação será muito bem vindo), assim evitamos a atividade de gente vendendo apostilas de qualidade duvidosa, propagandas diversas e demais tranqueiras. Convido todos a se juntarem à comunidade.

IDÉIA 2 – Nos finais de semana não publico artigos no blog. Uma amiga deu a dica de procurar por leitores que queiram escrever artigos para publicar nos finais de semana. Um artigo para o sábado e um para o domingo, na linha de assuntos abordados pelo blog. Achei a idéia interessante. Quem participar, além de poder estar ajudando a outros concurseiros, também estará exercitando a habilidade de escrever, imprescindível para qualquer concurso público que tenha redação e/ou provas discursivas. Quem se habilita?

———«»———«»———«»———

——» Várias pessoas têm pedido meu MSN para conversar online. Só que não tenho um MSN, hehehehe. Mas vou criar um esse final de semana para podermos marcar alguns bate-papo online, pode ser legal, vale a pena tentar.

——» Várias pessoas também têm me pedido para enviar material de estudo por email. Como já disse antes, há tantos lugares na Internet onde materiais diversos são disponibilizados, que é muito mais rápido e prático pegar lá do que eu enviar, o que me tomará tempo de estudo precioso. Um bom lugar para começar é o www.4shared.com, é só fazer uma busca que se encontra material de estudo para praticamente qualquer matéria cobrada em concursos públicos.

——» O Renato-DF mandou a dica de um vídeo motivacional muito legal. Vale o click. http://www.youtube.com/watch?v=vbU7r6kbLG8

——» A Fabi enviou uma mensagem com dicas muito legais para memorização e resumos:

Estou adorando seu blog! Parabéns!

Quanto as dicas para resumos, eu finalmente adquiri a minha técnica depois de muuuuitooo garimpar na Net, dicas de como fazer os apontamentos, memorização do conteúdo. Levei qse três anos para conseguir o que tenho hj!

Um bloquinho de folhas brancas, letras coloridas (uso caneta coloridas)e ali coloco o que realmente não entra na cabeça ou que posso confundir na hora da prova. Isso mesmo um bloquinho e não um caderno universitário de 200 fls.

Se me permite, gostaria de compartilhar com os colegas concurseiros dois sites que fizeram a diferença na minha vida concurseira. Participo tanto que hj já sou até colaboradora, hehe.
www.macetesdodireito.com.br e www.supermemoria.com.br.

Resumão de dicas que aprendi lá:

- Use cores nos resumos.

- Use a criatividade, assim utiliza os dois hemisférios do cérebro e não apenas um.

- Use todos os cinco sentidos para memorizar: a visão, tato, olfato, paladar e audição e ainda coloque emoção no que precisa memorizar. Ex. Se quer lembrar de alguma matéria ligada ao Presidente da República, pode-se pensar no Bush. Como é o Bush? Ele tem uma bomba na mão prestes a explodir a qquer momento, sentir o cheiro da pólvora dessa bomba, o peso dela na mão... Essa dica não é minha é do "homem-memória" - Alberto Dell'Isola

Isso dá trabalho? Dá sim! E como dá! Tenho criado códigos para engatilhar minha memória e memorizar o CPC inteiro (meu drama nos concursos!)

Mas só com o treino e a prática para aprendermos a utilizar essa técnica que há muitos anos vem sendo utilizada fora do Brasil e só agora se comenta aqui.

Espero ter colaborado!

Um beijo grande! Bons estudos!

Fabi!

———«»———«»———«»———

Música do dia
Para hoje separei um remix bem animado e dançante, para agitar o estudo do final de semana, Basshunter -Now You´re Gone (Fonzerelli Remix).

1 Response to "Perguntas, notícias & idéias"

  1. Camisa 9 says:

    Fazer resumo é chato, mas é necessário, certo?!
    Como fazer pra essa excelente técnica se tornar prazerosa além de essencial, esse é o meu dilema!

    abraços

    Éu

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards