Fiscais de prova: Vestibulinho e burka


Nesse final de semana prestei as provas para analista e técnico do INSS, cuja banca foi a Cespe. Fiz isso mais como ferramenta de estudo (é sempre bom fazer provas de concursos) do que para realmente concorrer aos cargos, já que os salários oferecidos estão abaixo da minha meta.

De qualquer forma, foi muito bom prestar essas provas, pois consegui inferir coisas que serão muito úteis para os próximos concursos da banca que eu for prestar. Ao longo da semana vou compartilhar com vocês essas informações, que, espero, sejam tão úteis para vocês quanto serão para mim.

Começo falando de um assunto que incomoda muita gente em todo e qualquer concurso que seja organizado por qualquer banca, os fiscais de prova. Sim, aquelas pessoas que organizam as salas, distribuem as provas, colhem assinaturas e ficam andando para lá e para cá para evitar que haja algum tipo de fraude.

Vestibulinho

É muito comum em escolas primárias e secundárias as provas de admissão, os famosos vestibulinhos, pequenos vestibulares próprios para selecionar os melhores alunos. Algo que deveria ser adotado pelas bancas examinadoras como ferramenta de seleção dos fiscais de prova.

Todo concurseiro já está cansado de fiscais que não sabem dar informações corretas, que não têm a mínima noção de como fazer as coisas durante o concurso. Nesse concurso do INSS testemunhei várias dessas situações flagrantes de falta de informação e preparo dos fiscais de prova. Tudo bem que esse pessoal é contratado meio em cima da hora para a função e recebem instruções rápidas sobre as regras do certame, mas está na cara que muitos deles não prestam atenção e chegam ao local de prova mais desinformado que os próprios concurseiros.

Diante disso, o mais sensato seria que após o cursinho ministrado pela banca examinadora para esses fiscais, fosse aplicado um vestibulinho para comprovar que somente serão efetivamente contratados os que tiverem um desempenho mínimo, digamos, em dez questões sobre o que foi explicado acertem seis delas. Assim seria garantido um mínimo de preparo por parte dos fiscais de prova.

Burka

Concurseiro não é cego para fiscais de prova bonitonas, seja ele casado, solteiro, noivo, dedicado ou estressado. Logo, essas fiscais de prova são uma distração para muitos concurseiros e acabam atrapalhando tanto ou até mais do que carro de som tocando o funk do “creu” em volume altíssimo em frente ao local de prova, sol batendo na cara durante provas vespertinas, concurseiro sentado na carteira de trás chutando sua cadeira ou, até mesmo, concurseiros sem noção que levam até pizza para comer durante a prova (assunto que merecerá um artigo especial).

Nesse concurso do INSS aconteceu isso. Na prova para analista, tudo bem. Era um fiscal e uma fiscal, essa não muito bonita ou atraente. Tudo bem, não me distraiu e, acho, a maioria dos concurseiros que estavam na sala. Na prova para técnico, no entanto, uma das fiscais era realmente muito bonita e, para piorar, estava com uma blusa curta e calça apertada. “
Com esse mulherão zanzando pela sala não vou conseguir fazer prova direito”, confidenciou um colega concurseiro da carteira ao lado. Se ela me atrapalhou a fazer prova? Bem, eu estava na primeira carteira da fileira bem próximo do quadro negro, onde ela se espremia para passar de um lado para outro da sala ... sou concurseiro, mas não sou cego!

As concurseiras que estão lendo essa parte do artigo devem estar resmungando coisas do tipo “machista”, “homens são todos iguais” ou “eu não esperava isso de você”. Certo, como se vocês não prestassem atenção nos fiscais bonitões que tomam conta de muitas salas em muitos concursos. Uma amiga que prestou prova no mês passado reclamou exatamente disso. “
O fiscal era lindo, o irmão bonito do Gianechini. Quem disse que eu conseguia não dar uma olhadinhas para ele durante a prova?!”.

Claro que não devemos exigir que as bancas examinadoras contratem somente gente feia para serem fiscais de prova, não é isso. Devemos, sim, exigir que todos os fiscais vistam burka, isso mesmo, aquelas roupas que Problema resolvido.

Resumo da ópera – Essa semana será apertadíssima, já que tenho uma montanha e meia de matéria para revisar para a prova da CGU, que acontece no próximo final de semana (concurseiro não é poupado nem em domingo de páscoa). Diante disso, nada melhor que começar a semana de estudos com um artigo bem humorado, mas que não deixa de ser verdade. E que os concurseiros que nunca reclamaram do despreparo e/ou “gostosidade” das/dos fiscais, que atirem a primeira pedra.

———«»———«»———«»———

Música do dia


Hoje vou fazer melhor do que simplesmente dar o link para um música somente. Recentemente descobri através de um artigo em um site de tecnologia um site chamado Songza (http://songza.com), um tipo de Google para música. Basta você entrar no campo de busca com um músico, banca, gênero ou nome de música e pedir para procurar. O melhor está no resultado, que são faixas de música que você pode ouvir direito do site clicando sobre cada uma. Dá até para montar playlists (listas de músicas para ouvir em seqüência). O site está em inglês, mas o uso é intuitivo. Vale a visita.

3 Response to "Fiscais de prova: Vestibulinho e burka"

  1. Camisa 9 says:

    Pensei que desse pra baixar a música pro PC...
    Aqui em casa tah dando erro e não deu pra executar, vo arrumar o pc essa semana ai num devo ter mais esse problema.

    Sobre as burkas, realmente mulheres boas zanzando durante a prova podem atrapalhar,mas tem que ser esperto neh.
    Abaixe a cabeça e não ligue pra ela na hora, não ateh vc terminar a prova, depois qdo for entregar a prova, chame-a perto de vc, pergunte qq coisa e tente ver q horas ela sai e pra onde vai e ai tente algo. Seja criativo e diferente dos outros candidatos hehehe

    abraços

    Unknown says:

    Também fiz a prova pra analista
    do INSS, realmente a falta de preparo dos fiscais de prova é notável. Não acho seu comentário
    "machista" ou algo parecido, realmente as pessoas deveriam ter
    prudência ao se vestir para fiscalizar uma prova e também para lidar com as possíveis situações. Um exemplo que aconteceu na minha sala: o celular de um canditado tocou, aliás, tocou e tocou muito, o fiscal ficou correndo de um lado e outro da sala procurando o som, enfim, encontrou pediu para o canditado abrir o "saquinho" onde estava o mesmo e desligar, já na prova pra Tecnico uma amiga minha que prestou, comentou que o mesmo caso havia acontecido na sala dela, a canditada foi desclassificada. Olha isso, pessoal?! sem comentários.
    Abraços..e bons estudos a todos!

    Anônimo says:

    É, nós mulheres podemos achar até o cara bonitinho e dar umas olhadas, mas não chega ao ponto de atrapalhar mesmo a prova.
    Mas adorei seu artigo, é uma vantagem para nós concurseiras mulheres, eu vou e vou falar para todas as minhas amigas irem fazer prova de decotão e mini-saia (o que não é incoerente com o clima aqui do Nordeste no momento). Talvez eu consiga atrapalhar a concentração de alguns colegas homens ao meu redor...

    hehehehheh foi brincadeira viu? só pra continuar no clima de humor do artigo!

    Renata

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards