Dúvida cruel

Faz algum tempo uma concurseira, a Raquel, enviou uma mensagem muito legal para o blog e junto uma pergunta. A menina dos seus olhos é seguir carreira na Marinha, ser integrante da famosa Armada brasileira, usar uniforme branco. Por outro lado, ela também tem olhos para o TRT-RJ, que promete um trabalho também muito interessante e, principalmente, uma remuneração ($$$) maior que a Marinha. Ingressar em ambos não é nada fácil, as matérias e o foco de estudo são diferentes e ela não sabe para qual optar. O que fazer, ela perguntou.

Em primeiro lugar, não é só a Raquel que tem dúvidas quanto ao que seguir, se o coração ou a razão. Se a promessa de satisfação profissional ou de satisfação financeira. Essa dúvida persegue praticamente todo mundo, concurseiros ou não (os vestibulandos que o digam). Para variar, a resposta não é única e, muito menos, fácil de ser encontrada.

Analisemos a situação da Raquel com cuidado.

De um lado ela pode estudar e se preparar para garantir uma vaga na Marinha. O lado bom é que ela seguirá seu coração, envergará o uniforme da esquadra, estará onde sonhou estar. Pena que tudo na vida não são flores. O lado ruim é que ela não terá uma remuneração tão boa, por isso terá de adiar planos de consumo, além de estar sujeita a ser transferida de local de trabalho sem “choro nem vela” (militares são transferidos sem mais nem menos e têm de ir sem direito a argumentar contrariamente).

De outro lado ela pode optar por brigar por uma vaga no TRT-RJ. O lado bom é que ela terá uma remuneração muito boa e poderá consumir mais, além de, dificilmente, ser transferida de local de trabalho. O lado ruim é que ela poderá entrar naquela de “se eu tivesse seguido meu sonho e ido para a Marinha estaria mais feliz” e, dependendo da idade que ela tenha, não poderá optar por largar de tudo para tentar a Marinha.

Como vocês podem ver, as situações se equilibram em pontos bons e ruins. Para alguns concurseiros, a escolha óbvia seria a Marinha. Para outros seria o TRT-RJ. Para muitos a dúvida seria a mesma da Raquel. Então chega o momento que deixa puto da vida quem fez a pergunta, o momento onde digo “a escolha só depende de você”. O pior é que é verdade. Tudo vai depender do que você valoriza mais. Se você me perguntasse sobre isso dez anos atrás, diria na hora que você deveria optar pela Marinha, seguir seu coração, embarcar no seu sonho e tal e tal, mas na época eu era um jovem profissional idealista. Hoje eu diria que você deveria optar pelo TRT-RJ por conta da remuneração (que é hoje meu objetivo pessoal), que sonhos não compram viagens de cruzeiro para o Alasca.

Agora, pensando numa decisão 100%, você deveria prestar a Marinha em um primeiro momento. Se depois de algum tempo na carreira militar descobrir que a realidade é menos emocionante que o sonho, então peça baixa e volte a estudar forte até haver um novo concurso do TRT-RJ. Claro que essa solução não é assim tão 100%, porque será muito difícil, senão impossível, evitar o sentimento de frustração que vem acompanhado do famoso “se eu tivesse escolhido o TRT-RJ de uma vez, não teria de começar tudo de novo. Perdi um tempo precioso na minha vida”.

Resumo da ópera - Vejam, não há uma resposta definitiva e absolutamente à prova de falhas, decepções, frustrações. É melhor ter uma BMW ou um Fiat Palio? Quem tem o Fiat Palio dirá que é a BMW que é mais cara, mais luxuosa, mais moderna, mais potente, mais invejada. Quem tem a BMW dirá que é o Fiat Palio que é mais discreto, mais simples, mais barato de manter. Quem não tem nenhum dos dois dirá que é qualquer um, que ficará feliz com qualquer um deles. Quem já tem os dois dirá que prefere mesmo uma Mercedes como dos filmes de Hollywood ou um Fusca 1969 como o que o pai comprou zero para a família. É inerente dos seres humanos nunca estarem completamente satisfeitos, tanto que dizem que o paraíso é a satisfação completa e o inferno é a insatisfação absoluta.

———«»———«»———«»———

Motivação



Dias atrás uma concurseira sugeriu de eu criasse e postasee alguns vídeos de motivação no blog. Ainda não deu tempo para fazer isso, mas achei por acaso um vídeo muito interessante que é, realmente, muito motivador. Se você quiser baixar o vídeo, bastar clicar na figura abaixo.
IMPORTANTE – PARA ASSISTIR, COLOQUE O VOLUME NO MÁXIMO.

P.S. - Eu também achei o lobo a cara (ou melhor, focinho) de muitos concursos públicos.

5 Response to "Dúvida cruel"

  1. Raquel says:

    Obrigada! Fico lizongeada por ganhar um artigo só pra mim, rsrsrsrs.

    Eu já consegui tomar minha decisão. Melhor ter um Palio que não ter nada: esse virou meu lema. Depois, a gente corre atráz da BMW, rsrsrsrs.

    Um abraço,
    Raquel

    Raquel says:

    Que vídeo irado!
    Não sinta medo de errar! Quebre a perna! Viva!

    Raquel

    Anônimo says:

    Eu também me sinto em uma situação parecida com a dela, porém talvez menos ou complicada (ou mais complicada, dependendo do ponto de Ambos os cursos eu ainda esvista).
    Bem, tenho muita vontade de ser diplomata. Claro que ainda não tenho certeza absoluta que é a carreira que devo seguir, mas cada vez mais tenho mais vontade. Mas, como se sabe, o concurso para ingressar no Rio Branco é um dos mais difíceis do país. Muitas vezes penso como eu, que moro em um estado pequeno do Nordeste, vou concorrer com graduados na UnB e na USP... Porém acredito que tudo é uma questão de realmente se querer algo. Se eu quiser mesmo, vou lutar para conseguir.
    A questão é que eu curso Direito em uma universidade Federal, e agora comecei a cursar também Relações Internacionais em outra universidade pública (exatamente para ver se é isso que eu quero). Bem, o problema mesmo é o seguinte: será que eu devo me dedicar a estudar desde agora as matérias do Rio Branco (e então eu continuaria o curso de R.I. concomitantemente com o de Direito) ou não seria melhor eu estudar para passar em um concurso com o qual eu me sustente, na área do Direito (algum tribunal) para depois poder estudar tranquilamente para o Rio Branco? (Nesse caso, eu largaria o curso de R.I.). Como você já disse, é um conflito entre a técnica da escada e aquela de ir direto ao concurso que se quer. Ainda não me decidi, mas creio que irei seguir a segunda técnica (a escada).
    A vida de concurseiro é mesmo de escolher o tempo todo...

    Renata

    Unknown says:

    Sábias palavras. Eu como militar não aconselho seguir essa vida. Mas como vc disse é preciso pagar para ver. Espero que essa pessoa tenha sorte na escolha. Excelente artigo. Parabéns!!!! Bons estudos.

    Camisa 9 says:

    Nossa que vídeo loko...
    Eu tive que baixá-lo pq tah dando akela mensagem chata, sabe?

    "We're sorry, this video is no longer available"

    Vo comer um lobo por dia agr :D

    Abraços

    Éric

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards