Quais são seus obstáculos?
08:45
Concurseiro Solitario
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Ontem descobri algo muito chato. A gravação que fiz da palestra do William Douglas na Semana do Concurso simplesmente estava micada. Não me perguntem o que aconteceu, mas a gravação era 80% ruídos e 20% voz do William. Desconfio que foi porque eu estava muito perto de uma caixa de som que estava sendo usada na palestra. A gravação está perdida, mas minha memória (ainda) funciona. Listei os três pontos que considero os mais importantes da palestra e escreverei sobre eles ao longo da semana.
Logo no início da palestra, William pediu para escrevermos em um pedaço de papel o que considerávamos os três maiores obstáculos que enfrentávamos para estudar e passar em concursos públicos. Cada concurseiro que assistia à palestra anotou seus obstáculos. Quando terminamos, William perguntou para algumas pessoas o que haviam escrito e então fez uma pergunta que mexeu com todo mundo. “Se vocês sabem quais são esses obstáculos, que é a parte mais difícil, porque ainda não os eliminaram?”. Foi uma bomba que ninguém esperava.
Todos nós temos obstáculos que nos impedem de estudar com a maior qualidade possível e o suficiente para sermos aprovados nos concursos públicos que prestamos. Se temos condições de identificar corretamente quais são esses obstáculos, já é meio caminho para solucioná-los. O problema maior é quando alguém não consegue identificar com clareza quais são seus obstáculos ou, pior ainda, quando nem ao menos desconfia de que tem algum obstáculo em seu caminho.
Muitas vezes é duro ter a frieza necessária para identificar e listar nossos obstáculos. Alguns deles incomodam (senão não seriam obstáculos, né?) e podem parecer sinais de fraqueza, de incompetência. Essa experiência espinhosa é, no entanto, necessária para que a fase seguinte seja possível, a fase de eliminação desses obstáculos.
Ótimo, você já identificou seus principais obstáculos. Chegou então a hora de dividi-los entre “sob meu controle” e “fora do meu controle”. Estão fora do nosso controle obstáculos como doenças ou a opinião de outras pessoas, mas podemos controlar a indisciplina para estudar, a falta de técnicas de estudo e resolução de provas, o ficar dando bola para opiniões negativas de outras pessoas. Se alguns obstáculos não estão sob seu controle, tente minimizar ao máximo seus reflexos sobre você. Quanto aos obstáculos que estão sob seu controle, elimine-os o quanto antes e então fique mais leve e tranqüilo para estudar com muito mais qualidade.
Essa é uma daquelas coisas que são mais fáceis de serem comentadas, descritas, escritas, do que feitas. Só que não tem jeito, eliminar os obstáculos que o estão atrapalhando é necessário se você quiser otimizar seus estudos e suas chances de ser aprovado nos concursos que você planeja prestar.
Logo no início da palestra, William pediu para escrevermos em um pedaço de papel o que considerávamos os três maiores obstáculos que enfrentávamos para estudar e passar em concursos públicos. Cada concurseiro que assistia à palestra anotou seus obstáculos. Quando terminamos, William perguntou para algumas pessoas o que haviam escrito e então fez uma pergunta que mexeu com todo mundo. “Se vocês sabem quais são esses obstáculos, que é a parte mais difícil, porque ainda não os eliminaram?”. Foi uma bomba que ninguém esperava.
Todos nós temos obstáculos que nos impedem de estudar com a maior qualidade possível e o suficiente para sermos aprovados nos concursos públicos que prestamos. Se temos condições de identificar corretamente quais são esses obstáculos, já é meio caminho para solucioná-los. O problema maior é quando alguém não consegue identificar com clareza quais são seus obstáculos ou, pior ainda, quando nem ao menos desconfia de que tem algum obstáculo em seu caminho.
Muitas vezes é duro ter a frieza necessária para identificar e listar nossos obstáculos. Alguns deles incomodam (senão não seriam obstáculos, né?) e podem parecer sinais de fraqueza, de incompetência. Essa experiência espinhosa é, no entanto, necessária para que a fase seguinte seja possível, a fase de eliminação desses obstáculos.
Ótimo, você já identificou seus principais obstáculos. Chegou então a hora de dividi-los entre “sob meu controle” e “fora do meu controle”. Estão fora do nosso controle obstáculos como doenças ou a opinião de outras pessoas, mas podemos controlar a indisciplina para estudar, a falta de técnicas de estudo e resolução de provas, o ficar dando bola para opiniões negativas de outras pessoas. Se alguns obstáculos não estão sob seu controle, tente minimizar ao máximo seus reflexos sobre você. Quanto aos obstáculos que estão sob seu controle, elimine-os o quanto antes e então fique mais leve e tranqüilo para estudar com muito mais qualidade.
Essa é uma daquelas coisas que são mais fáceis de serem comentadas, descritas, escritas, do que feitas. Só que não tem jeito, eliminar os obstáculos que o estão atrapalhando é necessário se você quiser otimizar seus estudos e suas chances de ser aprovado nos concursos que você planeja prestar.
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Muito obrigados pelos emails e mensagens comentando de forma tão positiva esse blog. É um prazer para mim compartilhar com vocês alguns dos meus pensamentos. Fico feliz por poder estar ajudando a motivar alguns colegas concurseiros nessa dura caminhada que compartilhamos.
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ATENÇÃO – No mês passado escrevi um artigo sobre o Método de Horas Líquidas de Estudo e disponibilizei para os interessados uma tabela de controle semanal de horas líquidas de estudo. Como não estava muito satisfeito com aquela tabela, fiz algumas modificações e criei uma nova tabela de controle, que venho usando desde semana passada e que vem se mostrando bem mais prática e eficiente.
No topo está a indicação da semana que está sendo controlada, o que é muito importante para a correta comparação do controle ao longo das semanas do mês.
- No eixo horizontal estão os dias da semana, de domingo (D) a sábado (S).
- No eixo vertical estão as horas líquidas estudadas.
Para quem ainda não sabe, horas líquidas de estudo são horas efetivamente estudadas, controladas pelo cronômetro do relógio (começou a estudar, dispara o cronômetro, parou para pegar apostila, interrompe o cronômetro, voltou a estudar, dispara o cronômetro, parou para ir ao banheiro, interrompe o cronômetro e assim vai).
Desenhei três linhas de controle.
- A linha “meta” determina o número de horas líquidas de estudo diárias planejadas para a semana, ou seja, para cumprir 35 horas líquidas na semana será necessário estudar 5 horas líquidas diárias.
- A linha “Max” indica o máximo de estudo para a semana (evitando estourar para não cansar muito e comprometer a semana seguinte).
- A linha “Mín” indica o mínimo de estudo para a semana (estudar menos que isso é suicídio).
A idéia é controlar diariamente as horas líquidas de estudo e anotar com um pontinho no eixo do dia respectivo na tabela, ligando os pontos com retas para formar um gráfico de controle (como no exemplo). Por ser uma ferramenta de análise visual, o controle pelo gráfico é muito mais efetivo no sentido de “manter a disciplina de estudo”, um dos grandes problemas dos concurseiro.
Se você acha que esse método de controle é muito duro, não se engane, ser aprovado em concursos públicos exige, sim, esse tipo de disciplina!
- No eixo horizontal estão os dias da semana, de domingo (D) a sábado (S).
- No eixo vertical estão as horas líquidas estudadas.
Para quem ainda não sabe, horas líquidas de estudo são horas efetivamente estudadas, controladas pelo cronômetro do relógio (começou a estudar, dispara o cronômetro, parou para pegar apostila, interrompe o cronômetro, voltou a estudar, dispara o cronômetro, parou para ir ao banheiro, interrompe o cronômetro e assim vai).
Desenhei três linhas de controle.
- A linha “meta” determina o número de horas líquidas de estudo diárias planejadas para a semana, ou seja, para cumprir 35 horas líquidas na semana será necessário estudar 5 horas líquidas diárias.
- A linha “Max” indica o máximo de estudo para a semana (evitando estourar para não cansar muito e comprometer a semana seguinte).
- A linha “Mín” indica o mínimo de estudo para a semana (estudar menos que isso é suicídio).
A idéia é controlar diariamente as horas líquidas de estudo e anotar com um pontinho no eixo do dia respectivo na tabela, ligando os pontos com retas para formar um gráfico de controle (como no exemplo). Por ser uma ferramenta de análise visual, o controle pelo gráfico é muito mais efetivo no sentido de “manter a disciplina de estudo”, um dos grandes problemas dos concurseiro.
Se você acha que esse método de controle é muito duro, não se engane, ser aprovado em concursos públicos exige, sim, esse tipo de disciplina!
Olá meu amigo virtual e conselheiro!!! eheheh Estou aqui mais uma vez parabenizando sobre seu texto de hoje e concordo plenamente com o que foi dito.Realmente é necessário descobrirmos nossos obstáculos e procurar superá-los da melhor maneira. Confesso que um dos meus é me deixar levar por comentários negativos externos... sei que isso não é bom pra mim, mas estou muito mais atenta. Gostaria de mais uma vez agradecer pela força e explicações que vc tem dado no seu blog e pode ter certeza que eu quero ver vc falar sobre a sua aprovação em concurso!!! Vc merece! Grande beijo e no que eu puder estarei sempre dando uma visita. Tenha uma boa semana amigo! :)