Estudar ouvindo música?

Tempos atrás vi a mensagem de uma concurseira em um fórum sobre concursos públicos, no qual ela relatava que não conseguiu se concentrar para fazer uma prova por conta da música que vinha de alguma festa que estava sendo realizada nas imediações do local de prova. Segundo ela, a música estava longe, era baixinha, mas que destruiu sua concentração, já que ela estava acostumada a estudar com um protetor auricular (tampão de ouvido), ou seja, com silêncio absoluto.

Já li e ouvi essa dica de usar protetores auriculares para estudar, mas não acho que seja uma coisa que se deva fazer por dois motivos:

1 – No dia da prova o uso desses protetores não é permitido;

2 – Por mais calmo que seja o local de prova, não haverá o mesmo silêncio que existe com o uso de protetores.

Sacaram o problema? O cara acostuma a estudar e se concentrar usando protetores auriculares, ou seja, no silêncio. Chega o dia da prova e ele não pode usar os protetores. Se tiver azar, prestará prova em um local barulhento, ao lado de uma avenida movimentada, por exemplo. Se tiver sorte, prestará prova em um local calmo, dentro de uma universidade vazia, por exemplo, onde o nível de ruído, por menor que seja, ainda assim existirá. Pronto, esse concurseiro não irá conseguir se concentrar o suficiente para fazer uma boa prova, porque parte de sua atenção estará ligada nos ruídos que seus ouvidos captam.

Qual a solução para isso?

Solução 1 – Estudar sem usar protetores auriculares, procurando se acostumar com os ruídos do ambiente onde você estuda. No começo será difícil, mas com o tempo você se acostuma e não dá atenção a eles, voltando sua concentração para o que está estudando.

Solução 2 – Estudar ouvindo musica, para de um lado “quebrar” o ruído ambiente e de outro não se acostumar com um nível artificialmente baixo de ruído.

Eu, particularmente, adotei a segunda solução desde muito antes de começar a estudar para concursos público e não abro mão disso. Para mim a música não só quebra o ruído ambiente, mas também me ajuda a focalizar minha concentração nos estudos. Quando vou fazer provas, simplesmente não tenho problemas com ruídos ou para focar minha concentração.

Claro que para ouvir música estudando demanda obedecer algumas regras:

- Ouça gêneros musicais mais calmos e lentos, como música clássica, jazz, trance (música eletrônica lenta) ou canto gregoriano.

- Evite músicas com letras em português, para evitar que parte de sua atenção seja automaticamente desviada para entender o que está sendo cantado. Se as letras forem em inglês ou outra língua, esse problema, geralmente, não existirá.

- Cuidado com o volume do som, que deve ser alto o suficiente para abafar o ruído ambiente somente.

Claro que não é todo mundo que consegue estudar ouvindo músicas. Se este for seu caso, estude sem música, mas evite a todo o custo usar protetores auriculares, pois isso pode atrapalhá-lo e muito no dia das provas.

———«»———«»———«»———

DICAS

→ Português

Ao invés de ou em vez de?

As duas formas estão corretas, cada uma com seu sentido.

→ "Ao invés de" significa "ao contrário de" e usa-se quando se colocam em oposição idéias contrárias.

Ex:
"Ao invés de economizar, Gilda gastou todo o dinheiro"
"Teria sido melhor se Mário, ao invés de falar, ficasse quieto".

→ "Em vez de" quer dizer "no lugar de" e usa-se tanto para idéias contrárias quanto não contrárias.

Ex:
"Manifeste-se, em vez de se omitir".
"Em vez de crase, estude regência nominal agora".
"Por que você não usa a blusa amarela, em vez dessa (de + essa) feiosa aí?"

OBS - Assim, é incorreto dizer-se "Ao invés de ir à padaria, foi ao supermercado", pois padaria não encerra idéia contrária à de supermercado.

3 Response to "Estudar ouvindo música?"

  1. Anônimo says:

    Saudações!
    Valeu a dica!
    Valquiria
    valquiriacon@ig.com.br

    Leon Almeida says:

    cara!e eu pensei que eu era o único que estudava ouvindo música!minha mãe nem dá confiança quando eu tô com os fones.ela diz que é tempo perdido.rs
    eu perco a concentração nesses ruídinhos,mas com música eu me concentro legal.sem dizer que é mais prazeroso tbm!
    parabéns aê!

    leon_xx3@hotmail.com

    Luluka says:

    Poxa, obrigado pelo conselho , tava louca aqui procurando um bom tampão , mas depois dessa sua dica eu vou concerteza começar a baixar umas músicas calmas para experimentar , valeu mesmo !

    Ótimo post ;)

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards