Muito cuidado com a Internet, concurseiros!

Observe com cuidado a charge acima.

...

...

...

Diga a verdade, você conhece bem a cena retratada. Que jogue a primeira pedra o concurseiro que nunca se deixou levar pelo "Vou navegar só um pouquinho" ... "Só cinco minutinhos vendo meus emails" ... "Intervalinho para checar o Facebook" ... e no final das contas lá se foram algumas horas preciosas de estudo desperdiçadas diante de um computador conectado à Internet.

Sim, a Internet pode (e deve) ser um dos maiores aliados do concurseiro no estudo sério para concursos públicos. Infelizmente também é verdade que a Internet pode ser também o pior inimigo do concurseiro.

O lado BOM da Internet

Lembro-me de quando estudava para o vestibular no início dos anos 90, do sacrifício que era obter simples informações sobre vestibulares de faculdades de outros estados. Para obter provas de vestibulares passados só contando com a boa vontade de que já tinha prestado tais vestibulares ou enviando uma carta para a univerdade/faculdade rezando para que te mandassem um xerox das provas um ou dois meses depois. Com concursos públicos isso não era diferente, acredito que era, sim, pior.

Hoje temos nas pontas dos desdos acesso à editais, provas passadas, informações, tira-dúvidas e uma infinidade de materiais de orientação e estudos. Tudo fácil, prático e rápido graças à popularização da Internet, principalmente de banda larga (alta velocidade). Cursinho? Os virtuais permitem estudar em qualquer lugar e a qualquer hora. Livros mais baratos? Comprados facilmente.

O lado RUIM da Internet

Podemos fazer uma analogia interessante entre a Internet e as armas de fogo. Assim como o perigo das armas de fogo se encontra em quem as empunha, o perigo de um computador conectado à Internet se encontra no modo que quem está diante desse computador se comporta.

Assim como há na Internet uma infinidade de material de qualidade sobre qualquer assunto, há uma infinidade e meia de distrações e coisas que somente nos deviam dos que realmente importa, estudar sério para concursos públicos.

O pior é que muitas coisas têm lado bom e ruim. Facebook, Orkut, Twitter, blogs, sites e por aí vai. Que exemplos:

Comunidade do Blog do Concurseiro Solitário no Facebook - Bom para o concurseiro;

Bisbilhotar a vida de ex e celebridades no Facebook - Ruim para o concurseiro;

Blogs e websites de editoras de concursos públicos - Bons para os concurseiros;

Blogs e websites sobre o próximo BBB - Ruins para os concurseiros.

RESUMO DA ÓPERA - Não deixe que a Internet destrua sua rotina de estudos sérios para concursos públicos, mas use-a como sua aliada ... isso depende APENAS de você.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



0 Response to "Muito cuidado com a Internet, concurseiros!"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards