Como vencer essa guerra? Tendo paciência

Estudar para concursos públicos é um projeto de longo prazo, coisa para alguns anos de estudo. Se você ainda não sabia disso, concurseiro, então ponha na sua cabeça para não se esquecer mais. Triste, injusto, chato, cruel, duro ... diga o que disser, essa é a verdade nua e crua.

Pois bem, é exatamente por isso que costumo comparar a luta para se passar em concursos públicos e ser empossado com uma guerra de resistência, onde o segredo para vitória reside em uma única palavra e atitude ... paciência.

Mas afinal de contas, o que é essa tal de paciência? Consultemos nosso velho amigo, o dicionário.

Paciência

s. f.

Virtude que faz suportar com resignação a maldade, as injúrias, as importunações etc.

Perseverança, constância.

Perder a paciência, começar a não poder mais esperar, suportar ou procurar.

Revestir-se de paciência, esperar com calma.

É claro como o dia (e daqueles bem ensolarados de céu do mais puro azul) que sem paciência concurseiro algum consegue estudar com determinação pelo tempo necessário para se ganhar e amadurecer o onhecimento que resultará em aprovações e posses.

A falta de paciência é um grande mal que faz com que muitos concurseiros fraquegem ou mesmo desistam de estudar, abandonando a luta porque não querem mais se dedicar tanto, sofrer tanto, esperar tanto.

Existe uma frase muito interessante que é atribuída ao famoso cientista e pensador inglês Sir Isaac Newton que diz o seguinte ... "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento". Verdade verdadeira.

Vejamos alguns exemplos que testemunhei pessoalmente de como a paciência leva à vitória.

EXEMPLO 1 - Meus pais moram em uma casa grande e têm meia dúzia de gatos. O mais novo, um filho adotado, começou a aprender com um dos gatos mais velhos a como caçar insetos no quintal da casa. Um dia estava observando os dois e testemunhei algo muito interessante. O filhote tentou porque tentou tirar de uma fresta entre dois tijolos um grilo, que esperto ficou escondido onde estava seguro. O gatinho tentou enfiar as patas lá, deu pulos, acredito até que tentou pegar o grilo com a linguinha, sem sucesso. Enquanto isso o gato adulto estava sentado lá perto, com "cara de paisagem". O filho desistiu e se deitou desanimado ali por perto. E o gato adulto lá, como quem não quer nada. Depois de alguns minutos o grilo achou que estava seguro, colocou metade do corpo para fora e então ... paft ... o gato adulto deu um pulo e pegou o danado ... e ainda olhou para o filhote com cara de "Aprende como se faz, moleque";

EXEMPLO 2 - Tempos atrás estava na casa de um amigo conversando com ele enquanto seu filho jogava vídeo game. Lá pelas tantas o menino ficou putíssimo porque não conseguia de maneira alguma terminar uma fase onde tinha de passar o personagem por uma série de peças que tentavam esmagá-lo. Quando o frustrado rapazinho bufou um desanimado "Desisto!" esse meu amigo me deu aquela olhada, pegou o controle das mãos do filho, observou de forma atenta o padrão de movimento das peças e rapidamente passou o personagem por ela, terminando a fase enquanto o menino suspirava um "Mas como?!";

EXEMPLO 3 - Quando fiz cursinho para entrar na faculdade, tinha um colega que queria porque queria ingressar na faculdade de medicina. Ele fez um ano de cursinho e não passou. Dois anos e não passou. Quatro anos e não passou. Somente no sexto ano conseguiu uma vaguinha na dita faculdade. Hoje é um ótimo médico, respeitado e com a agenda lotada.

RESUMO DA ÓPERA - "A paciência é mais heróica das virtudes, justamente por não ter nenhuma aparência de heroísmo" - Giacomo Leopardi, poeta, ensaísta e filólogo italiano.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———





0 Response to "Como vencer essa guerra? Tendo paciência"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards