A IMPORTÂNCIA DE UMA LISTA DE LEITURAS CONFIÁVEL

Todos nós temos listas de leitura intermináveis. A própria preparação para os concursos públicos nos parece interminável por muitas vezes, mas eu garanto a vocês: não é. O que é acontece e o que sinto é que a dimensão do tempo quando estudamos parece mais lenta e por isso temos a impressão de que passamos longos períodos, semanas, meses e anos nos preparando para “algo tão simples” quanto passar em uma prova.

Amadurecer leva tempo. Crescer em conhecimento leva tempo e acelerá-lo só nos causa prejuízo. Tenhamos paciência. Mas bem, não é disso que falarei hoje.

Vocês devem concordar comigo que o concurseiro lê muito. E o que, exatamente? Quase de tudo: temos livros de disciplinas jurídicas, legislação (por vezes tão esquecida), exercícios propostos, simulados, leitura extra (como jornais e revistas especializadas), leituras de metodologia (como esse blog e outros da área), entre outros. E se em um concurso existir a média de 11 livros e o concurseiro utilizar um para pesquisas eventuais, teremos 22 livros de matérias, e pelo menos, mais uns 08 de leituras extravagantes (sem contar que os concurseiros da área da magistratura e ministério público contam com quase 22 matérias, o que dobra nossa contagem).

É realmente muito livro e se organizar é preciso. Eu, que tenho uma lista linear de livros para organizar, tenho para os próximos 12 meses uma lista, interminável, de 32 títulos e uma infinidade de artigos científicos. E se não nos preocupamos em listar tais leituras e organizar como as estudamos, nosso rendimento pode ser relativamente baixo e levar a uma segunda leitura, o que nos toma tempo – algo que realmente nos custa que passe.

Pois bem. A proposta de hoje é que você realmente se sente e liste cada um dos livros que possui por matéria e também específicos para exercícios ou revisão. Defina qual a ordem de cada livro, analisando o sumário e comparando com o “edital dos seus sonhos”. Se for preciso realmente ler o livro todo, conte o número de paginas e anote. Crie e estabeleça suas metas de leitura de acordo com suas próprias metas de estudo (quantas horas estuda por dia e quantas horas se dedica a cada matéria). Se organize para que também reverse espaço para a revisão do material, fichamento dos capítulos (quanto mais objetivo ele for, melhor) e para a prática de exercícios relacionados ao tema. Faça redações dos temas polêmicos apresentados, tentando se lembrar dos detalhes e dos doutrinadores e estabeleça relações com outras matérias no decorrer da escrita (falar de direito processual civil com o manto do direito constitucional pode dobrar sua nota, por exemplo).

RESUMO DA ÓPERA - Organize suas leituras e siga à risca seu planejamento. É uma delícia poder listar tudo aquilo que precisa ler e entender (dando tempo ao seu aprendizado e agregação de conhecimento) e saber que vem cumprindo suas metas. E, peloamordesãobenedito, cuide de seus olhos! Nosso instrumento de trabalho tão imprescindível e que por tantas vezes é deixado de lado em meio ao cansaço excessivo e pouca luz.

ANA PAULA DE OLIVEIRA MAZONI é concurseira por vocação.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.


———«»———«»———«»———


0 Response to "A IMPORTÂNCIA DE UMA LISTA DE LEITURAS CONFIÁVEL"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards