Desvendando o concurso do EAOT 2012

A prova para acesso ao Quadro Complementar de Oficiais da Aeronáutica – QCOA está quase chegando. As inscrições já acabaram, mas só agora foi possível fazer um bom exame do certame.

Como alguns já tomaram conhecimento, trata-se de uma carreira temporária. Sim, você presta concurso para exercer a função de oficial da Força Aérea Brasileira por até 8 anos. Cumpre-se um período mínimo de 2 anos e depois prorroga-se o tempo de serviço até perfazer o período de 8 anos.

Muitos poderão alegar ilegalidade ou inconstitucionalidade, mas existe lei regulamentando tal concurso. A Lei n.º 12.464 de 5 de agosto regulamentou, inclusive a questão do limite de idade até 44 (quarenta e quatro) anos para ingresso nesse quadro.

Não dá para destrinchar todo o edital para vocês, pois são 80 páginas. No entanto, podemos, sim, destacar alguns pontos que merecem ser observados.


- O concurso vem ficando cada vez mais concorrido. O fato de ser temporário não assusta mais tanto as pessoas. O cargo, a bela função e o bom salário têm atraído muita gente para o processo seletivo.

- Para a especialidade de Serviços Jurídicos, a matéria de Direito sofreu mudanças. Direito Civil diminuiu de tamanho. Entrou Direito Financeiro e a legislação administrativa militar.

- Algumas carreiras não foram contempladas esse ano com vagas. Ano que vem, quem sabe?

- Redação e prova de língua portuguesa, pelo que observei, estão com mesmo peso.

- O edital silencia sobre o número de questões para cada matéria. Então, somente saberemos quantas questões de Língua Portuguesa enfrentaremos no dia da prova.

- Manteve-se a redação para somente algumas carreiras que lidam com a escrita de forma primordial. Serviço Jurídico é uma delas.

- A prova de títulos deixou mesmo de existir. Antigamente, ter pós-graduação e ser aprovado(a) no exame de ordem valia ponto. Agora, não mais.

- Agora, é lei! Como já mencionamentos acima, o edital observa o limite de idade de 44 anos para o ingresso no QCOA (Quadro Complementar de Oficiais da Aeronáutica), em obediência ao julgado do STF deste ano.

- Teste físico mais rigoroso. Portanto, treine bem e com antecedência! É parte do processo seletivo.

- Para finalizar, sei que estamos cuidando de um concurso para a Aeronáutica, mas desejo prestar uma homenagem a militares do Exército. Sim, desejo prestar minha singela homenagem aos tenentes do QCO (Quadro Complementar de Oficiais) que morreram acidentados em viagem de Salvador-BA à Resende-RJ. Os oficiais estavam em viagem para conhecer a AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) e, infelizmente, não chegaram ao seu destino. Fica a minha singela homenagem. Que Deus console suas famílias.

RESUMO DA ÓPERA – Apesar de mostrar pontos importantes do edital, nada dispensa a sua leitura. Para passar no EAOT, ler o certame é super relevante, pois as regras estão nele. Bons estudos e boa sorte!

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———




0 Response to "Desvendando o concurso do EAOT 2012"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards