RESENHA ATRASADA - Cursos do PONTO DOS CONCURSOS para o concurso do STM (Superior Tribunal Militar)
06:00
Concurseiro Solitario
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Recentemente foram aplicadas as provas do concurso do STM (Superior Tribunal Militar), para o qual o PONTO DOS CONCURSOS preparou vários ótimos cursos online. A fim de auxiliar os leitores do blog, nos propomos resenhar alguns desses cursos. Infelizmente, questões técnicas nos impediram de publicar tais resenhas na época planejada.
De qualquer forma consideramos pertinente publicar essas resenhas mesmo atrasdas, a fim de orientá-los quanto à inequívoca qualidade dos cursos online do PONTO DOS CONCURSOS, os quais utilizamos para estudar para os concursos que prestamos e que recomendamos.
Com base nessas resenhas vocês podem analisar indiretamente que vale, sim, a pena investir nos cursos do Ponto dos Concursos, que atualmente existem para diversos concursos públicos a serem realizados nos próximos meses cono SENADO FEDERAL, TRF 1a REGIÃO e ICMS do RIO DE JANEIRO.
"Pacote para Analista Judiciário do STM"
Vocês estão carecas de saber que o concurso do STM, que parecia impossível de acontecer, finalmente teve seu edital publicado.
Como vocês já deviam imaginar, eu estou inscrita para fazer prova de 2 cargos de Analistas. Além disso, como tive algumas arestas para corrigir na minha preparação do MPU, achei por bem correr atrás disso para ontem! É por essa razão que estou matriculada no curso de questões discursivas da professora Júnia Andrade. Ah, claro, como muitos de vocês também mandam e-mails relatando preocupações acerca de como se preparar para uma discursiva, cá estou eu dividindo com vocês essa dica.
A professora Júnia Andrade é uma velha conhecida nossa. Bem, se você não se lembra, o livro dela de redação foi objeto de resenha em nosso blog. Além de professora do curso do Ponto dos Concursos, ela leciona em cursos preparatórios em Minas Gerais e na Bahia.
O curso ministrado por ela segue um estilo de bate-papo. Por meio de uma linguagem acessível, mas sem ser muito coloquial, ela vai nos passando dicas muito valiosas sobre o perfil do CESPE nas provas de concursos. Aí, gente como eu descobre que não estava fazendo coisas erradas, mas não estava seguido a linha de raciocínio da banca. E essa descoberta é muito importante, pois não devemos nos digladiar com os examinadores, mas procurar nos alinhar à sua linha de pensamento.
Uma característica que chama a nossa atenção é a metodologia usada em aula. Além de disponibilizar o fórum para responder às dúvidas, a professora calca suas aulas nas principais dúvidas e naquelas mais intuitivas, mais sofisticadas que temos. Mas o que chama mais a atenção é o foco que se dá na identificação dos erros que as pessoas cometem. Identificado os problemas redacionais mais comuns, ela trabalha com firmeza na assimilação da correção e na solidificação da informação correta.
É interessante e diferente ver que não é tão necessário o alunado já sair escrevendo na primeira aula. Muito pelo contrário, antes de fazer isso, Júnia promove uma mudança interna nos alunos. Eles primeiro aprendem as novas ferramentas de trabalho e como usá-las para, depois, começarem a escrever. A forma usada é por meio de muitos textos sobre o que se deve e o que não se pode escrever em uma redação/ questão discursiva.No início, a proposta me causou estranhamento, mas no final, acho que será interessante e aumenta mais a auto-estima dos alunos porque reduz a margem de erros nos textos.
Outro diferencial é a professora trabalhar a prova que faremos no final de janeiro de forma global. Ela até faz uma sugestão de como organizar seu tempo de prova. Assim, calculamos o tempo que teremos disponível para elaborar nosso texto no dia. Isso já nos tranquiliza muito, pois já temos uma prévia de como será o dia de nossa prova.
A aula 1 mostra como é a atual faceta do CESPE para concursos de tribunais e de Ministérios Públicos, Defensorias para os cargos de Analista.
A aula 2 continua com esse trabalho, mostrando a macroestrutura textual. Longe de frequentar os lugares-comuns que gente com eu já conhece, ela trata de situações e armadilhas em que até bons redatores podem cair. Belo trabalho esse!
A aula 3 fecha o ciclo mais eminentemente teórico tratando da gramática aplicada. A professora comenta sobre alguns casos em que devemos colocar, mas de forma apropriada, algumas expressões ditas proibidas para as redações. Fazem parte desse rol as siglas e estrangeirismos. Assim, Júnia ensina aos alunos do curso como proceder naqueles casos em que o candidato não tem como fugir daquele uso. Por isso, a
As aulas 4, 5 e 6 são temáticas com sugestões de propostas de textos que devem ser escritos pelos alunos. Assim, nós escrevemos uma redação e enviamos para posterior correção. Sim, a professora Júnia Andrade lê nossos textos e mostra o que precisa ser melhorado.
Resumo da Ópera – Os cursos do Ponto são mesmo sérios e os professores muito gabaritados e vocês já devem saber disso. No que toca esse curso, considero um excelente investimento, pois o conteúdo flui de forma muito agradável e as dicas aderem em nossas mentes em definitivo. Eu estou adorando realizar esse curso sem precisar sair de casa.
O Brasil está estudando para o STM. Muita gente está se sentindo perdida com a matéria militar e fica, no orkut e nos fóruns de diversos sites, procurando tirar dúvidas e discutindo pontos do edital. Eu já vou no sentido contrário e sinto dificuldades com as matérias comuns, aquelas que os concurseiros bem preparados para os certames voltados aos tribunais mata no peito e faz gol de placa. Um dos meus calos é a matéria de atualidades.
Vocês devem estar pensando que estou louca, uma vez que leio jornais online todos os dias e procuro me manter atualizada. Como seria de imaginar, eu não sou maluca. Sou prudente, uma vez que muitos portais mantém manchetes e não fazem uma conexão histórica interdisciplinar, como os concursos querem de nós. Aliás, é preciso ter um pouco de pensamento crítico, analítico aliado a conhecimentos de história e geografia para poder entender tais assuntos. Isso, infelizmente, não é o meu forte.
Foi pensando nisso que fui atrás de corrigir as minhas deficiências para esse concurso que já está em vias de acontecer. Aliás, eu fiquei tão preocupada em me corrigir, que quis estudar por esse módulo e pelo módulo de exercícios para não deixar nenhum ponto cego nessa matéria.
Vamos apresentar os professores! Ricardo Vale e Virgínia Guimarães são dois professores que fazem desse módulo um primor de fluidez aliada à profundidade de conteúdo. É interessante e rica a complementação que um faz aos apontamentos do outro. Ah, não podemos esquecer que a pontualidade desses dois profissionais é incrível. Eles são muito gentis e atenciosos no trato com os alunos.
Ricardo é Analista de Comércio Exterior do MDIC e Virgínia é mestre em História e professora de diversos cursos preparatórios.
Diferentemente do curso de exercícios, a proposta é examinar as origens das configurações atuais do Brasil e do mundo. Assim, torna-se possível traçar raciocínios para resolver as questões objetivas que vêm se apresentando cada vez mais profundas. Além disso, nos dá subsídios para as questões discursivas, uma vez que teremos um manancial maior de dados e reflexões analíticas a enriquecer uma redação. Afinal, o CESPE gosta de candidato que tem algo substancioso a dizer nas questões abertas e nas redações que versam sobre atualidades.
O curso é estruturado da seguinte maneira:
- Aula 00: Globalização
- Aula 01- Panorama Político-Econômico Mundial do século XX (10/12/2010)
- Aula 02- Organizações Internacionais e Blocos Regionais (17/12/2010)
- Aula 03- Conflitos Geopolíticos e Conflitos Étnicos (24/12/2010)
- Aula 04- A inserção do Brasil no Cenário Internacional (30/12/2010)
- Aula 05- Economia Brasileira: Agricultura, Industrialização e Desenvolvimento Urbano (07/01/2011)
- Aula 06- Aspectos Demográficos – Brasil e Mundo (11/01/2011)
- Aula 07- Meio Ambiente, Energia e Tecnologia (14/01/2011)
- Aula 08- Segurança e Defesa – Tópicos de Cultura (21/01/2011)
De acordo com a análise prévia feita do edital, os temas são amplos. Pode cair qualquer coisa sobre a matéria. Ocorre que existem assuntos que ficam mais em voga, de acordo com a observação deles, por meio de ocorrência em outros concursos do CESPE e de outras bancas. Por isso, eles promovem um verdadeiro embasamento de conteúdo nos alunos. Outra coisa que gosto de ressaltar e que considero engraçada é os professores simplificarem a abordagem de alguns fatos históricos que causam traumas datados dos bancos escolares! No fórum de dúvidas, o qual é uma excelente ferramenta de interação entre professor e aluno, há diversos relatos dessa natureza. Eu mesma estou exorcizando diversos deles (risos). Brincadeiras à parte, o curso é despretencioso, mas atinge com magnitude o que se propõe a fazer: criar maior familiaridade com as questões de concurso que versam sobre atualidades.
Realmente, o trabalho deles é desempenhado com exímio capricho, pois podemos encontrar uma linguagem bastante acessível na abordagem e alguns mapas que ilustram as discussões. Tudo isso sem prejuízo do exame de algumas questões de concursos. Bem, elas não são a alma do curso, mas se fazem presentes nele. Isso já vale todo o investimento.
Resumo da Ópera – estudar Atualidades com Virgínia e Ricardo é a maior diversão. É como se fosse um bate-papo, uma viagem agradável no tempo. Eu recomendo tal módulo para quem irá prestar o concurso do STM.
Olá, concurseiros. Mais uma vez, tenho a oportunidade de testar mais um curso do Ponto dos Concursos direcionado a um concurso muito importante para mim: o STM. Como disse uma vez uma leitora, eu sou uma apaixonada confessa pela área militar. Por isso, não meço esforços em prol dos meus objetivos.
Como não tive tempo para fazer um trabalho de análise do edital, pois esse surgiu de forma muito inesperada e com provas para o fim de janeiro, eu espero conseguir preencher essa lacuna de alguma forma com a presente resenha.
Por que razão escolhi o curso de pacote de exercícios de matérias comuns para fazer? Bem, por uma razão muito simples: eu considero que os exercícios são uma maneira muito dinâmica de aprendizado. Usando o jargão empresarial, considero que seria uma espécie de treinamento on the job. Além de tomar conhecimento da matéria teórica, podemos ter contato com a forma com a qual o conteúdo tem chance de ser cobrado na prova de concurso.
Por se tratar de um pacote, há aulas intercaladas de diversas matérias comuns aos cargos de Analistas de diversas especialidades e técnico. Podemos destacar que o curso é composto de aulas de Informática, Língua Portuguesa, Atualidades, Organização da Justiça Militar da União e Código de Ética dos Servidores da Justiça Militar da União.
O Curso de Informática é ministrado por uma dupla vitaminada. Uma é a famosa professora Patrícia Lima Quintão. Além de ser professora de diversos cursos preparatórios para concursos na disciplina, ela leciona na área acadêmica de pós-graduação e trabalha na Prefeitura de Juiz de Fora (MG) com a coordenação da área de Segurança da Informação. É realmente bom ter aulas com alguém tão experiente no tema.
O outro professor é o Alexandre Lênin Carneiro, Analista de Planejamento e Orçamento do Ministério do Planejamento que trabalha na área de tecnologia da informação. Não menos qualificado, esse professor é mestre pela Universidade de Brasília na área de inteligência artificial.
O curso tem sido estruturado com base mesmo no conteúdo programático, como seria de se imaginar. Obviamente, a matéria é traduzida desde a aula demonstrativa – que está um espetáculo e merece ser baixada – para que possamos interpretar o que o edital quer dos candidatos.
A aula 0 trata da apresentação da metodologia usada; a aula 1 já vem nos situando sobre o sistema operacional Windows XP; na aula 2, a quebradeira começa quando se introduz o pacote office 2003, ou seja, inicialmente com o editor de textos Word; na aula 3, o tema vai ficando mais complexo e avança-se pelo Excel; na aula 4, estudamos o tema que mais gosto que são os conceitos e tecnologias relacionados à internet; na aula 5, aprendemos de forma mais minudenciada sobre correio eletrônico e suas vicissitudes; na derradeira aula, a 6, nos despedimos do curso com a abordagem de conceitos úteis para concursos e para a vida com segurança da informação.
Considero o curso muito interessante, na medida em que a matéria foi ensinada do nível mais elementar ao mais complexo. Além disso, os professores repetem os conceitos de modo parafraseado para que garantam o efetivo aprendizado de todo o alunado.
No que toca o curso de execícios em língua portuguesa do professor Odiombar Rodrigues, também não poupo elogios. Com experiência de 42 anos (nossa!) de profissão, esse gaúcho de Santa Maria leciona na ULBRA/Canoas e no Ponto. Pelo que pude perceber, abraçou a profissão com muito amor, não quis parar nem mesmo após aposentar-se.
Minhas impressões foram muito boas, como não poderia deixar de ser. Afinal, amo estudar língua portuguesa e considero a metodologia por exercícios intrínseca aos estudos de nossa língua pátria. Sem praticar, como ganharíamos fluência e poderíamos dizer que aprendemos a intrumentalizá-la corretamente? A meu ver, não há como.
O professor, além de competente, parece ser um amigão de seus alunos, pois a todo momento busca conhecer os alunos e seus objetivos. Aliás, é isso que faz a personalização do módulo, pois é por meio das necessidades de cada aluno pagante que o material da aula seguinte é montado. Assim, como um médico faria, o professor diagnostica as dificuldades daquela turma e objetiva chegar ao fim do curso com boa parte desses questionamentos devidamente sanados. Nem preciso dizer que aquele que pirateia esse tipo de curso está se enganando porque não tem um material adequado às suas verdadeiras necessidades. É preciso viver a experiência de efetivamente participar do curso e seu desenrolar.
Achei interessante a preocupação de cobrir todo o programa e dar muita ênfase ao modo CESPE de cobrança: linguística! É a gramática contextualizada e relacionada às noções de redação e interpretação de texto. Isso porque a língua é única, mas diversas são suas manifestações. Por isso, a didática requer uma divisão (estudo das regras gramaticais, interpretação de textos e redação) , mas que na prática, reitero, é uma coisa só.
Amei muito - e isso é uma peculiaridade do curso desse professor – ter anotadinhas todas as nuances das pegadinhas que num curso presencial a gente não consegue anotar. Aliás, isso é algo que repito à exaustão: essas aulas têm o diferencial de não precisar tomar notas daquilo que o professor fala. Afinal, as lições já vêm por escrito. Assim, não perdemos nenhum detalhe do raciocínio usado e não corremos o risco de escrever nada errado, como acontece muito em cursos presenciais.
Agora, tratando do curso de atualidades, temos dois professores cuja maior característica é a pontualidade britânica para cumprir a programação do curso. Ricardo Vale e Virgínia Guimarães são exemplos muito marcantes disso. Eles já ganharam minha simpatia!
Ricardo é Analista de Comércio Exterior do MDIC e Virgínia é mestre em História e professora de diversos cursos preparatórios.
Diferentemente do curso de teoria, a proposta desse curso é a de examinar questões de concursos anteriores do CESPE e a tendência dos examinadores por meio dos atuais concursos de outras bancas de renome, não sem abordar a teoria a respeito do tema.
Nesse curso, optou-se por não ter aula demonstrativa, mas entendo que vale a pena o investimento mesmo assim. Afinal, a divisão feita é assim:
Aula 1 – Panorama Internacional I – 10/12
Aula 2 – Panorama Internacional II – 17/12
Aula 3 – Panorama Nacional I – 24/12
Aula 4 – Panorama Nacional II – 30/12
Aula 5 – Meio Ambiente, Energia e Outras Questões - 07/01
Como eles mesmos dizem, o programa relativo à matéria é muito amplo e isso possibilita que caia qualquer coisa. Contudo, há temas em que há maior probabilidade de incidência em prova, já que há um histórico maior de cobrança. É justamente para os candidatos-alunos não errarem esses tipos de questões ou não precisarem deixar em branco, que os professores enfatizam tais conteúdos. Eles atacam esses conteúdos mais marcantes.
Realmente, realizam o trabalho com exímio capricho, pois logo de cara, encontramos questões de concursos considerados bem complexos e recentes. Nos deparamos com questões de redação mais complicadas para os leigos ou pessoas que têm mais dificuldades com esse tipo de estudo e que são facilmente orientadas pelos comentários de Virgínia e Ricardo.
Noto que a maioria dos comentários faz alusão à períodos históricos que estudamos no passado e isso contextualiza como se chega ao presente. Assim, o modo como o mundo se configura hoje é facilmente ligado, de forma muito lógica, ao passado. Então, conseguimos entender e não precisamos decorar nada. Afinal, já basta decorar os textos legais, não é?
Há ainda as aulas do professor Erick Moura, velho conhecido nosso! Ele ministrou o curso de legislação específica do MPU em que tive o prazer de estudar. Só para recordar, esse Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União-CGU tem um histórico com a carreira militar pela Marinha do Brasil. Nessa época, o professor participou do escabinato, ou seja, participou de Conselho Permanente de Justiça para a Marinha do Brasil. Desse modo, conseguiu conhecer bem de perto a realidade da Justiça Militar da União, objeto de nossos estudos.
Esse professor está ministrando duas matérias. A primeira é Organização da Justiça Militar, que se compõe de 3 aulas. Nelas, o Erick debulha a Lei 8.457/92, confronta tudo à Constituição e examina a Lei 11.416/06. Mais adiante, examina do Código de Ética do STM em duas aulas. Sua metodologia está totalmente voltada a estabelecer interpretações sistêmicas entre os dispositivos legais e os demais diplomas. Além disso, procura reforçar toda aquela decoreba que seria chata por meio de seus esquemas e letras grifadas. Enfim, é algo bem legal porque sem isso, a tarefa ficaria mais difícil.
Agora, tratando de uma característica muito interessante, mas do pacote inteiro dos cursos tenho que falar do fórum. Essa é uma ferramenta poderosa em nossos estudos. É o espaço destinado às nossas dúvidas, comentários e, por que não dizer, interação com os professores e demais alunos do curso. Ali, registramos nossas impressões sobre a aula ministrada e temos como interferir de forma muito positiva no trabalho do professor. Isso porque quem passa por cima das dúvidas não aprende. Por outro lado, quem é curioso e procura sanar seus questionamentos, sempre evolui nos estudos. É por meio dessa premissa, que o Ponto dos Concursos promove essa metodologia de ensino.
Resumo da Ópera – se você desejar nesse curso, ainda dá tempo de se matricular em algumas turmas. Eu realmente o recomendo, pois o custo-benefício é grande.
RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.
IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.
De qualquer forma consideramos pertinente publicar essas resenhas mesmo atrasdas, a fim de orientá-los quanto à inequívoca qualidade dos cursos online do PONTO DOS CONCURSOS, os quais utilizamos para estudar para os concursos que prestamos e que recomendamos.
Com base nessas resenhas vocês podem analisar indiretamente que vale, sim, a pena investir nos cursos do Ponto dos Concursos, que atualmente existem para diversos concursos públicos a serem realizados nos próximos meses cono SENADO FEDERAL, TRF 1a REGIÃO e ICMS do RIO DE JANEIRO.
"Pacote para Analista Judiciário do STM"
Em tempos de praticidade a Internet é, indiscutivelmente, a melhor aliada. Agora, o que se constata é a grande dificuldade com a qual muitos concurseiros se deparam para obter acesso a material confiável e de qualidade, sobretudo às vésperas de um concurso badalado, com bastantes concorrentes e pouco tempo de revisão de um vasto conteúdo. Por isso mesmo, cursos online passam a ser uma boa alternativa, ainda mais se forem dirigidos a um tipo de concurso, como é o caso dos oferecidos pelo site “Ponto dos Concursos”.
Para esta resenha, selecionei três dos cursos preparados para o candidato que, como eu, vai prestar para Analista Judiciário no Superior Tribunal Militar (STM), próximo dia 29 de janeiro. O processo seletivo, organizado pela CESPE, contará com aplicação de provas objetivas para todos os cargos, e discursiva para alguns deles. Detalhe importante é a cobrança de algumas matérias pouco comentadas, como as de Direito Militar, nas áreas Penal e Processual Penal. Também, evidentemente, cairão questões sobre o Regimento Interno do STM, além de parâmetros adotados em Lei para empreender a organização da Justiça Militar da União, bem como o Código de Ética dos Servidores dessa Justiça especializada. Exigem-se, ademais, noções de informática para quase todos os cargos e bom conhecimento de Língua Portuguesa e Atualidades.
Quem examina o edital pode se deparar com matérias cujo conteúdo é mais simples de obter por meio de “literatura concurseira”; agora, como estudar a parte militar, uma vez que as publicações referentes são escassas e cuja linguagem destoa da praticidade e da simplicidade de que o concurseiro precisa, ainda mais para fazer uma revisão acurada a fim de prestar a prova? Já dou um recado preliminar: não pense o inexperiente que Direito Penal e Direito Penal Militar sejam semelhantes, o mesmo acontecendo no âmbito processual! Uma matéria difere quase que completamente da outra: o direito penal da justiça comum não possui, por exemplo, a pena de morte – em caso de guerra declarada – como pena principal, adota a multa como sanção, assim como o finalismo como teoria da ação; já o processual penal comum adota progressão e regressão quanto ao regime de cumprimento da pena, possui “sursis” etário e humanitário, estabelece fiança, dentre outras características não encontradas no ramo militar – ou castrense – do direito.
Para suprir com propriedade essa lacuna, visto que é importante estudar as diferenças entre as matérias e não se confundir sobre questões bastante detalhistas, o site Ponto dos Concursos oferece cursos rápidos que podem ser feitos mediante aquisição do material, que é remetido via Internet aos interessados. Há inclusive um fórum, ao lado do link de download do material escrito, que complementa o curso oferecido e viabiliza o envio de dúvidas e comentários ao professor. A grande vantagem desse tipo de estudo, até mesmo sobre o presencial, é a boa mobilidade de tempo e a ênfase sobre determinada disciplina; tudo isso, vale lembrar, pode ser planejado com ajuda no livro do nosso amigo Charles Dias, “Guia de Preparação do Concurseiro Solitário”, recém lançado pela editora Campus/Elsevier.
Erick Moura, analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União e professor, que há mais de vinte anos está no serviço público federal, é o responsável pelo curso de Organização da Justiça Militar da União. Com ótima didática, que visa “mastigar” conceitos para o aluno e estabelecer com ele uma “conversa” pelo material didático, Erick trata de temas muito importantes através de quadros, “mantras” e esquemas gráficos, repisando os principais conceitos ligados a organização da Justiça que é assunto prioritário para o STM. Pouco a pouco ele resolve e comenta exercícios de provas anteriores, ajudando também o aluno a gravar na memória a teoria de aula, por meio de resumos cujas lacunas devam ser completadas.
O enfoque prático é dado pelas disciplinas que tratam da resolução de questões, propriamente ditas. Rafael Encinas, auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União e professor, é o responsável pelo curso de Administração Pública em Exercícios, para Analista Judiciário – Área Administrativa – do STM. Sua preocupação é explicar pormenores da Administração Pública, com seus princípios e estrutura organizacional, munido de boa base teórica e de exercícios da mesma banca examinadora, aplicados a processos seletivos de cargos diversos. Vale a pena prestar atenção nessa disciplina e fazer esse curso, pois há uma tendência de muitos candidatos a considerar “conceitos de lugar comum” para resolver as questões, o que é um passo para a reprovação.
Finalmente, Edson Marques, Defensor Público Federal atuante no STJ e professor de Direito Administrativo e Constitucional, assina o curso de Direito Administrativo em Exercícios para Analista Judiciário – Área Judiciária – do STM. Em rápidas passadas, com texto bastante objetivo, questões da banca CESPE são resolvidas e comentadas à luz do conteúdo cobrado em edital. Detalhe interessante do curso ministrado pelo professor Edson Marques é a sua ótima forma de exposição que, ao contrariar a fórmula “teoria e depois exercícios”, ele expõe a teoria à medida que os exercícios vão sendo resolvidos, o que agiliza o preparo do candidato.
Concluo, então, dizendo que o investimento nestes cursos online, oferecidos pelo site Ponto dos Concursos, que conta com profissionais preparados, gabaritados e envolvidos no serviço público federal, é uma ótima forma de investimento para quem quer algo de qualidade e está próximo à prova do final do mês de janeiro.
Resumo da Ópera – É hora de não dormir no ponto. O candidato que quiser revisar as matérias do edital com agilidade, segurança e precisão, deve buscar um material adequado e específico para essa tarefa. Em bom momento o site Ponto dos Concursos proporciona esse suprimento, e vale a pena investir no preparo, para conquistar o cargo tão almejado.
CLEBER OLYMPIO, concurseiro que busca boas alternativas no preparo para os processos seletivos.
Para esta resenha, selecionei três dos cursos preparados para o candidato que, como eu, vai prestar para Analista Judiciário no Superior Tribunal Militar (STM), próximo dia 29 de janeiro. O processo seletivo, organizado pela CESPE, contará com aplicação de provas objetivas para todos os cargos, e discursiva para alguns deles. Detalhe importante é a cobrança de algumas matérias pouco comentadas, como as de Direito Militar, nas áreas Penal e Processual Penal. Também, evidentemente, cairão questões sobre o Regimento Interno do STM, além de parâmetros adotados em Lei para empreender a organização da Justiça Militar da União, bem como o Código de Ética dos Servidores dessa Justiça especializada. Exigem-se, ademais, noções de informática para quase todos os cargos e bom conhecimento de Língua Portuguesa e Atualidades.
Quem examina o edital pode se deparar com matérias cujo conteúdo é mais simples de obter por meio de “literatura concurseira”; agora, como estudar a parte militar, uma vez que as publicações referentes são escassas e cuja linguagem destoa da praticidade e da simplicidade de que o concurseiro precisa, ainda mais para fazer uma revisão acurada a fim de prestar a prova? Já dou um recado preliminar: não pense o inexperiente que Direito Penal e Direito Penal Militar sejam semelhantes, o mesmo acontecendo no âmbito processual! Uma matéria difere quase que completamente da outra: o direito penal da justiça comum não possui, por exemplo, a pena de morte – em caso de guerra declarada – como pena principal, adota a multa como sanção, assim como o finalismo como teoria da ação; já o processual penal comum adota progressão e regressão quanto ao regime de cumprimento da pena, possui “sursis” etário e humanitário, estabelece fiança, dentre outras características não encontradas no ramo militar – ou castrense – do direito.
Para suprir com propriedade essa lacuna, visto que é importante estudar as diferenças entre as matérias e não se confundir sobre questões bastante detalhistas, o site Ponto dos Concursos oferece cursos rápidos que podem ser feitos mediante aquisição do material, que é remetido via Internet aos interessados. Há inclusive um fórum, ao lado do link de download do material escrito, que complementa o curso oferecido e viabiliza o envio de dúvidas e comentários ao professor. A grande vantagem desse tipo de estudo, até mesmo sobre o presencial, é a boa mobilidade de tempo e a ênfase sobre determinada disciplina; tudo isso, vale lembrar, pode ser planejado com ajuda no livro do nosso amigo Charles Dias, “Guia de Preparação do Concurseiro Solitário”, recém lançado pela editora Campus/Elsevier.
Erick Moura, analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União e professor, que há mais de vinte anos está no serviço público federal, é o responsável pelo curso de Organização da Justiça Militar da União. Com ótima didática, que visa “mastigar” conceitos para o aluno e estabelecer com ele uma “conversa” pelo material didático, Erick trata de temas muito importantes através de quadros, “mantras” e esquemas gráficos, repisando os principais conceitos ligados a organização da Justiça que é assunto prioritário para o STM. Pouco a pouco ele resolve e comenta exercícios de provas anteriores, ajudando também o aluno a gravar na memória a teoria de aula, por meio de resumos cujas lacunas devam ser completadas.
O enfoque prático é dado pelas disciplinas que tratam da resolução de questões, propriamente ditas. Rafael Encinas, auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União e professor, é o responsável pelo curso de Administração Pública em Exercícios, para Analista Judiciário – Área Administrativa – do STM. Sua preocupação é explicar pormenores da Administração Pública, com seus princípios e estrutura organizacional, munido de boa base teórica e de exercícios da mesma banca examinadora, aplicados a processos seletivos de cargos diversos. Vale a pena prestar atenção nessa disciplina e fazer esse curso, pois há uma tendência de muitos candidatos a considerar “conceitos de lugar comum” para resolver as questões, o que é um passo para a reprovação.
Finalmente, Edson Marques, Defensor Público Federal atuante no STJ e professor de Direito Administrativo e Constitucional, assina o curso de Direito Administrativo em Exercícios para Analista Judiciário – Área Judiciária – do STM. Em rápidas passadas, com texto bastante objetivo, questões da banca CESPE são resolvidas e comentadas à luz do conteúdo cobrado em edital. Detalhe interessante do curso ministrado pelo professor Edson Marques é a sua ótima forma de exposição que, ao contrariar a fórmula “teoria e depois exercícios”, ele expõe a teoria à medida que os exercícios vão sendo resolvidos, o que agiliza o preparo do candidato.
Concluo, então, dizendo que o investimento nestes cursos online, oferecidos pelo site Ponto dos Concursos, que conta com profissionais preparados, gabaritados e envolvidos no serviço público federal, é uma ótima forma de investimento para quem quer algo de qualidade e está próximo à prova do final do mês de janeiro.
Resumo da Ópera – É hora de não dormir no ponto. O candidato que quiser revisar as matérias do edital com agilidade, segurança e precisão, deve buscar um material adequado e específico para essa tarefa. Em bom momento o site Ponto dos Concursos proporciona esse suprimento, e vale a pena investir no preparo, para conquistar o cargo tão almejado.
CLEBER OLYMPIO, concurseiro que busca boas alternativas no preparo para os processos seletivos.
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“Discursivas para o STM” de Júnia Andrade
Vocês estão carecas de saber que o concurso do STM, que parecia impossível de acontecer, finalmente teve seu edital publicado.
Como vocês já deviam imaginar, eu estou inscrita para fazer prova de 2 cargos de Analistas. Além disso, como tive algumas arestas para corrigir na minha preparação do MPU, achei por bem correr atrás disso para ontem! É por essa razão que estou matriculada no curso de questões discursivas da professora Júnia Andrade. Ah, claro, como muitos de vocês também mandam e-mails relatando preocupações acerca de como se preparar para uma discursiva, cá estou eu dividindo com vocês essa dica.
A professora Júnia Andrade é uma velha conhecida nossa. Bem, se você não se lembra, o livro dela de redação foi objeto de resenha em nosso blog. Além de professora do curso do Ponto dos Concursos, ela leciona em cursos preparatórios em Minas Gerais e na Bahia.
O curso ministrado por ela segue um estilo de bate-papo. Por meio de uma linguagem acessível, mas sem ser muito coloquial, ela vai nos passando dicas muito valiosas sobre o perfil do CESPE nas provas de concursos. Aí, gente como eu descobre que não estava fazendo coisas erradas, mas não estava seguido a linha de raciocínio da banca. E essa descoberta é muito importante, pois não devemos nos digladiar com os examinadores, mas procurar nos alinhar à sua linha de pensamento.
Uma característica que chama a nossa atenção é a metodologia usada em aula. Além de disponibilizar o fórum para responder às dúvidas, a professora calca suas aulas nas principais dúvidas e naquelas mais intuitivas, mais sofisticadas que temos. Mas o que chama mais a atenção é o foco que se dá na identificação dos erros que as pessoas cometem. Identificado os problemas redacionais mais comuns, ela trabalha com firmeza na assimilação da correção e na solidificação da informação correta.
É interessante e diferente ver que não é tão necessário o alunado já sair escrevendo na primeira aula. Muito pelo contrário, antes de fazer isso, Júnia promove uma mudança interna nos alunos. Eles primeiro aprendem as novas ferramentas de trabalho e como usá-las para, depois, começarem a escrever. A forma usada é por meio de muitos textos sobre o que se deve e o que não se pode escrever em uma redação/ questão discursiva.No início, a proposta me causou estranhamento, mas no final, acho que será interessante e aumenta mais a auto-estima dos alunos porque reduz a margem de erros nos textos.
Outro diferencial é a professora trabalhar a prova que faremos no final de janeiro de forma global. Ela até faz uma sugestão de como organizar seu tempo de prova. Assim, calculamos o tempo que teremos disponível para elaborar nosso texto no dia. Isso já nos tranquiliza muito, pois já temos uma prévia de como será o dia de nossa prova.
A aula 1 mostra como é a atual faceta do CESPE para concursos de tribunais e de Ministérios Públicos, Defensorias para os cargos de Analista.
A aula 2 continua com esse trabalho, mostrando a macroestrutura textual. Longe de frequentar os lugares-comuns que gente com eu já conhece, ela trata de situações e armadilhas em que até bons redatores podem cair. Belo trabalho esse!
A aula 3 fecha o ciclo mais eminentemente teórico tratando da gramática aplicada. A professora comenta sobre alguns casos em que devemos colocar, mas de forma apropriada, algumas expressões ditas proibidas para as redações. Fazem parte desse rol as siglas e estrangeirismos. Assim, Júnia ensina aos alunos do curso como proceder naqueles casos em que o candidato não tem como fugir daquele uso. Por isso, a
As aulas 4, 5 e 6 são temáticas com sugestões de propostas de textos que devem ser escritos pelos alunos. Assim, nós escrevemos uma redação e enviamos para posterior correção. Sim, a professora Júnia Andrade lê nossos textos e mostra o que precisa ser melhorado.
Resumo da Ópera – Os cursos do Ponto são mesmo sérios e os professores muito gabaritados e vocês já devem saber disso. No que toca esse curso, considero um excelente investimento, pois o conteúdo flui de forma muito agradável e as dicas aderem em nossas mentes em definitivo. Eu estou adorando realizar esse curso sem precisar sair de casa.
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“Atualidades para o STM” de Ricardo Vale e Virgínia Guimarães
“Atualidades para o STM” de Ricardo Vale e Virgínia Guimarães
O Brasil está estudando para o STM. Muita gente está se sentindo perdida com a matéria militar e fica, no orkut e nos fóruns de diversos sites, procurando tirar dúvidas e discutindo pontos do edital. Eu já vou no sentido contrário e sinto dificuldades com as matérias comuns, aquelas que os concurseiros bem preparados para os certames voltados aos tribunais mata no peito e faz gol de placa. Um dos meus calos é a matéria de atualidades.
Vocês devem estar pensando que estou louca, uma vez que leio jornais online todos os dias e procuro me manter atualizada. Como seria de imaginar, eu não sou maluca. Sou prudente, uma vez que muitos portais mantém manchetes e não fazem uma conexão histórica interdisciplinar, como os concursos querem de nós. Aliás, é preciso ter um pouco de pensamento crítico, analítico aliado a conhecimentos de história e geografia para poder entender tais assuntos. Isso, infelizmente, não é o meu forte.
Foi pensando nisso que fui atrás de corrigir as minhas deficiências para esse concurso que já está em vias de acontecer. Aliás, eu fiquei tão preocupada em me corrigir, que quis estudar por esse módulo e pelo módulo de exercícios para não deixar nenhum ponto cego nessa matéria.
Vamos apresentar os professores! Ricardo Vale e Virgínia Guimarães são dois professores que fazem desse módulo um primor de fluidez aliada à profundidade de conteúdo. É interessante e rica a complementação que um faz aos apontamentos do outro. Ah, não podemos esquecer que a pontualidade desses dois profissionais é incrível. Eles são muito gentis e atenciosos no trato com os alunos.
Ricardo é Analista de Comércio Exterior do MDIC e Virgínia é mestre em História e professora de diversos cursos preparatórios.
Diferentemente do curso de exercícios, a proposta é examinar as origens das configurações atuais do Brasil e do mundo. Assim, torna-se possível traçar raciocínios para resolver as questões objetivas que vêm se apresentando cada vez mais profundas. Além disso, nos dá subsídios para as questões discursivas, uma vez que teremos um manancial maior de dados e reflexões analíticas a enriquecer uma redação. Afinal, o CESPE gosta de candidato que tem algo substancioso a dizer nas questões abertas e nas redações que versam sobre atualidades.
O curso é estruturado da seguinte maneira:
- Aula 00: Globalização
- Aula 01- Panorama Político-Econômico Mundial do século XX (10/12/2010)
- Aula 02- Organizações Internacionais e Blocos Regionais (17/12/2010)
- Aula 03- Conflitos Geopolíticos e Conflitos Étnicos (24/12/2010)
- Aula 04- A inserção do Brasil no Cenário Internacional (30/12/2010)
- Aula 05- Economia Brasileira: Agricultura, Industrialização e Desenvolvimento Urbano (07/01/2011)
- Aula 06- Aspectos Demográficos – Brasil e Mundo (11/01/2011)
- Aula 07- Meio Ambiente, Energia e Tecnologia (14/01/2011)
- Aula 08- Segurança e Defesa – Tópicos de Cultura (21/01/2011)
De acordo com a análise prévia feita do edital, os temas são amplos. Pode cair qualquer coisa sobre a matéria. Ocorre que existem assuntos que ficam mais em voga, de acordo com a observação deles, por meio de ocorrência em outros concursos do CESPE e de outras bancas. Por isso, eles promovem um verdadeiro embasamento de conteúdo nos alunos. Outra coisa que gosto de ressaltar e que considero engraçada é os professores simplificarem a abordagem de alguns fatos históricos que causam traumas datados dos bancos escolares! No fórum de dúvidas, o qual é uma excelente ferramenta de interação entre professor e aluno, há diversos relatos dessa natureza. Eu mesma estou exorcizando diversos deles (risos). Brincadeiras à parte, o curso é despretencioso, mas atinge com magnitude o que se propõe a fazer: criar maior familiaridade com as questões de concurso que versam sobre atualidades.
Realmente, o trabalho deles é desempenhado com exímio capricho, pois podemos encontrar uma linguagem bastante acessível na abordagem e alguns mapas que ilustram as discussões. Tudo isso sem prejuízo do exame de algumas questões de concursos. Bem, elas não são a alma do curso, mas se fazem presentes nele. Isso já vale todo o investimento.
Resumo da Ópera – estudar Atualidades com Virgínia e Ricardo é a maior diversão. É como se fosse um bate-papo, uma viagem agradável no tempo. Eu recomendo tal módulo para quem irá prestar o concurso do STM.
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"Pacote de exercícios de matérias comuns para o concurso do STM"
"Pacote de exercícios de matérias comuns para o concurso do STM"
Olá, concurseiros. Mais uma vez, tenho a oportunidade de testar mais um curso do Ponto dos Concursos direcionado a um concurso muito importante para mim: o STM. Como disse uma vez uma leitora, eu sou uma apaixonada confessa pela área militar. Por isso, não meço esforços em prol dos meus objetivos.
Como não tive tempo para fazer um trabalho de análise do edital, pois esse surgiu de forma muito inesperada e com provas para o fim de janeiro, eu espero conseguir preencher essa lacuna de alguma forma com a presente resenha.
Por que razão escolhi o curso de pacote de exercícios de matérias comuns para fazer? Bem, por uma razão muito simples: eu considero que os exercícios são uma maneira muito dinâmica de aprendizado. Usando o jargão empresarial, considero que seria uma espécie de treinamento on the job. Além de tomar conhecimento da matéria teórica, podemos ter contato com a forma com a qual o conteúdo tem chance de ser cobrado na prova de concurso.
Por se tratar de um pacote, há aulas intercaladas de diversas matérias comuns aos cargos de Analistas de diversas especialidades e técnico. Podemos destacar que o curso é composto de aulas de Informática, Língua Portuguesa, Atualidades, Organização da Justiça Militar da União e Código de Ética dos Servidores da Justiça Militar da União.
O Curso de Informática é ministrado por uma dupla vitaminada. Uma é a famosa professora Patrícia Lima Quintão. Além de ser professora de diversos cursos preparatórios para concursos na disciplina, ela leciona na área acadêmica de pós-graduação e trabalha na Prefeitura de Juiz de Fora (MG) com a coordenação da área de Segurança da Informação. É realmente bom ter aulas com alguém tão experiente no tema.
O outro professor é o Alexandre Lênin Carneiro, Analista de Planejamento e Orçamento do Ministério do Planejamento que trabalha na área de tecnologia da informação. Não menos qualificado, esse professor é mestre pela Universidade de Brasília na área de inteligência artificial.
O curso tem sido estruturado com base mesmo no conteúdo programático, como seria de se imaginar. Obviamente, a matéria é traduzida desde a aula demonstrativa – que está um espetáculo e merece ser baixada – para que possamos interpretar o que o edital quer dos candidatos.
A aula 0 trata da apresentação da metodologia usada; a aula 1 já vem nos situando sobre o sistema operacional Windows XP; na aula 2, a quebradeira começa quando se introduz o pacote office 2003, ou seja, inicialmente com o editor de textos Word; na aula 3, o tema vai ficando mais complexo e avança-se pelo Excel; na aula 4, estudamos o tema que mais gosto que são os conceitos e tecnologias relacionados à internet; na aula 5, aprendemos de forma mais minudenciada sobre correio eletrônico e suas vicissitudes; na derradeira aula, a 6, nos despedimos do curso com a abordagem de conceitos úteis para concursos e para a vida com segurança da informação.
Considero o curso muito interessante, na medida em que a matéria foi ensinada do nível mais elementar ao mais complexo. Além disso, os professores repetem os conceitos de modo parafraseado para que garantam o efetivo aprendizado de todo o alunado.
No que toca o curso de execícios em língua portuguesa do professor Odiombar Rodrigues, também não poupo elogios. Com experiência de 42 anos (nossa!) de profissão, esse gaúcho de Santa Maria leciona na ULBRA/Canoas e no Ponto. Pelo que pude perceber, abraçou a profissão com muito amor, não quis parar nem mesmo após aposentar-se.
Minhas impressões foram muito boas, como não poderia deixar de ser. Afinal, amo estudar língua portuguesa e considero a metodologia por exercícios intrínseca aos estudos de nossa língua pátria. Sem praticar, como ganharíamos fluência e poderíamos dizer que aprendemos a intrumentalizá-la corretamente? A meu ver, não há como.
O professor, além de competente, parece ser um amigão de seus alunos, pois a todo momento busca conhecer os alunos e seus objetivos. Aliás, é isso que faz a personalização do módulo, pois é por meio das necessidades de cada aluno pagante que o material da aula seguinte é montado. Assim, como um médico faria, o professor diagnostica as dificuldades daquela turma e objetiva chegar ao fim do curso com boa parte desses questionamentos devidamente sanados. Nem preciso dizer que aquele que pirateia esse tipo de curso está se enganando porque não tem um material adequado às suas verdadeiras necessidades. É preciso viver a experiência de efetivamente participar do curso e seu desenrolar.
Achei interessante a preocupação de cobrir todo o programa e dar muita ênfase ao modo CESPE de cobrança: linguística! É a gramática contextualizada e relacionada às noções de redação e interpretação de texto. Isso porque a língua é única, mas diversas são suas manifestações. Por isso, a didática requer uma divisão (estudo das regras gramaticais, interpretação de textos e redação) , mas que na prática, reitero, é uma coisa só.
Amei muito - e isso é uma peculiaridade do curso desse professor – ter anotadinhas todas as nuances das pegadinhas que num curso presencial a gente não consegue anotar. Aliás, isso é algo que repito à exaustão: essas aulas têm o diferencial de não precisar tomar notas daquilo que o professor fala. Afinal, as lições já vêm por escrito. Assim, não perdemos nenhum detalhe do raciocínio usado e não corremos o risco de escrever nada errado, como acontece muito em cursos presenciais.
Agora, tratando do curso de atualidades, temos dois professores cuja maior característica é a pontualidade britânica para cumprir a programação do curso. Ricardo Vale e Virgínia Guimarães são exemplos muito marcantes disso. Eles já ganharam minha simpatia!
Ricardo é Analista de Comércio Exterior do MDIC e Virgínia é mestre em História e professora de diversos cursos preparatórios.
Diferentemente do curso de teoria, a proposta desse curso é a de examinar questões de concursos anteriores do CESPE e a tendência dos examinadores por meio dos atuais concursos de outras bancas de renome, não sem abordar a teoria a respeito do tema.
Nesse curso, optou-se por não ter aula demonstrativa, mas entendo que vale a pena o investimento mesmo assim. Afinal, a divisão feita é assim:
Aula 1 – Panorama Internacional I – 10/12
Aula 2 – Panorama Internacional II – 17/12
Aula 3 – Panorama Nacional I – 24/12
Aula 4 – Panorama Nacional II – 30/12
Aula 5 – Meio Ambiente, Energia e Outras Questões - 07/01
Como eles mesmos dizem, o programa relativo à matéria é muito amplo e isso possibilita que caia qualquer coisa. Contudo, há temas em que há maior probabilidade de incidência em prova, já que há um histórico maior de cobrança. É justamente para os candidatos-alunos não errarem esses tipos de questões ou não precisarem deixar em branco, que os professores enfatizam tais conteúdos. Eles atacam esses conteúdos mais marcantes.
Realmente, realizam o trabalho com exímio capricho, pois logo de cara, encontramos questões de concursos considerados bem complexos e recentes. Nos deparamos com questões de redação mais complicadas para os leigos ou pessoas que têm mais dificuldades com esse tipo de estudo e que são facilmente orientadas pelos comentários de Virgínia e Ricardo.
Noto que a maioria dos comentários faz alusão à períodos históricos que estudamos no passado e isso contextualiza como se chega ao presente. Assim, o modo como o mundo se configura hoje é facilmente ligado, de forma muito lógica, ao passado. Então, conseguimos entender e não precisamos decorar nada. Afinal, já basta decorar os textos legais, não é?
Há ainda as aulas do professor Erick Moura, velho conhecido nosso! Ele ministrou o curso de legislação específica do MPU em que tive o prazer de estudar. Só para recordar, esse Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União-CGU tem um histórico com a carreira militar pela Marinha do Brasil. Nessa época, o professor participou do escabinato, ou seja, participou de Conselho Permanente de Justiça para a Marinha do Brasil. Desse modo, conseguiu conhecer bem de perto a realidade da Justiça Militar da União, objeto de nossos estudos.
Esse professor está ministrando duas matérias. A primeira é Organização da Justiça Militar, que se compõe de 3 aulas. Nelas, o Erick debulha a Lei 8.457/92, confronta tudo à Constituição e examina a Lei 11.416/06. Mais adiante, examina do Código de Ética do STM em duas aulas. Sua metodologia está totalmente voltada a estabelecer interpretações sistêmicas entre os dispositivos legais e os demais diplomas. Além disso, procura reforçar toda aquela decoreba que seria chata por meio de seus esquemas e letras grifadas. Enfim, é algo bem legal porque sem isso, a tarefa ficaria mais difícil.
Agora, tratando de uma característica muito interessante, mas do pacote inteiro dos cursos tenho que falar do fórum. Essa é uma ferramenta poderosa em nossos estudos. É o espaço destinado às nossas dúvidas, comentários e, por que não dizer, interação com os professores e demais alunos do curso. Ali, registramos nossas impressões sobre a aula ministrada e temos como interferir de forma muito positiva no trabalho do professor. Isso porque quem passa por cima das dúvidas não aprende. Por outro lado, quem é curioso e procura sanar seus questionamentos, sempre evolui nos estudos. É por meio dessa premissa, que o Ponto dos Concursos promove essa metodologia de ensino.
Resumo da Ópera – se você desejar nesse curso, ainda dá tempo de se matricular em algumas turmas. Eu realmente o recomendo, pois o custo-benefício é grande.
RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.
IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.
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