Dá para estudar em dias quentes?

Verão começa com sol e termômetros podem atingir 33ºC em SP nesta terça-feira

Para marcar o início oficial do verão, esta terça-feira (21) deve ser um dia típico da estação na capital paulista. A previsão do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão ligado à prefeitura da cidade, é de que o dia seja de sol e calor com possíveis pancadas de chuva no final da tarde. Os termômetros na capital paulista podem chegar a atingir 33ºC segundo o CGE. Na previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o calor pode chegar a 35ºC na cidade de São Paulo.

Notícias como essa não são exclusivas da capital paulistana, mas generalizadas por todo o Brasil. O verão está sendo quente, muito quente mesmo em todo o país, com altas temperaturas e taxas de umidade relativa do ar, o que somente reforça a sensação térmica, ou seja, faz o calor parecer ainda mais quente.

Nesse cenário de calor desértico, como concentrar-se nos estudos para concursos públicos? Não é nada fácil para quem não dispõe do conforto de um ar condicionado, aparelhos esses que apesar da queda expressiva no preço e aumento nas vendas, continua sendo ainda de uso pouco generalizado para famílias e pessoas que vivem sozinhas, apesar de ser indubitavelmente a melhor forma de combater as altas temperaturas.

Há diversos estudos científicos que comprovam que as altas temperaturas afetam negativamente a capacidade de aprendizado e memorização, principalmente em populações que não estão tão acostumadas com o calor. Por exemplo, um concurseiro da serra gaúcha terá sua capacidade de estudo afetada muito mais que um concurseiro de Campina Grande, visto que é marcante a diferença de temperatura média de ambas as cidades.

Pois bem, diante do calor e da falta de um ar condicionado em casa, como fazer para poder estudar melhor e com mas conforto nesse cenário? Vejamos algumas dicas práticas e fáceis de serem colocadas em prática.

1 - Procure concentrar seus estudos mais "pesados" bem de manhãzinha (entre às 5 e 6 da manhã) ou mais tarde da noite (após às 22 horas), horas mais frescas do dia;

2 - Escolha um local arejado para estudar, onde existam amplas passagens de ar livres;

3 - Se não pode ir de ar condicionado, não abra mão de um bom e velho ventilador bem silencioso, que apesar de não resolver totalmente o problema, ajuda bastante;

4 - Que tal procurar uma biblioteca com ar condicionado central e passar a estudar lá?

5 - Use roupas leves e tome banhos frios com frequência, ajuda bastante.

Resumo da ópera - Concurseiros tendem a se isolar do mundo, não apenas em termos sociais, como também em termos práticos. No entanto, se de um lado podemos ignorar algum amigo ou parente que insiste em nos incomodar enquanto estudamos, por outro lado não dá para fazer o mesmo com um calor de 38 graus que insistem em nos desidratar e a roubar nossa capacidade de aprendizado e memorização. Dessa forma, algumas coisas ao nosso redor não podemos ignorar e se também não podemos resolve-las completamente, podemos e devemos, pelo menos, minimizar seus efeitos negativos em nossa capacidade de estudar para concursos públicos.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

0 Response to "Dá para estudar em dias quentes?"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards