RESENHA - Agenda do Concurseiro (Editora Impetus) - 2a Parte

Hoje publicamos a segunda e última parte da resenha da primeira agenda totalmente voltada para concurseiros lançada em dezembro do ano passado no Brasil pela Editora Impetus. Nessa parte os demais membros da equipe do blog analisam a agenda e expressam sua opinião sobre ela.

ISBN: 9788576260004
Editora: Impetus
Edição: 1a
Número de Páginas: 252
Autores: William Douglas e Thales Tácito com consultoria da equipe do blog Concurseiro Solitário
Ano: 2010

Quando buscamos estudar para concursos públicos, a primeira palavra de ordem é disciplina, a segunda é planejamento e a terceira, organização. Disciplina, planejamento, organização... Tudo isso faz lembrar um instrumento que aprendemos a usar desde o ensino fundamental, correto? Exatamente. A Editora Impetus, em parceria com o nosso blog, pensou da mesma forma, e acaba de lançar a “Agenda do Concurseiro” para o ano que está chegando.

A personalização de uma agenda é prática um tanto comum no mercado. Esta novidade, entretanto, é a que vai de encontro à necessidade do concurseiro, tratado de maneira justa e merecida como um profissional, tal como os demais que já desfrutam de agendas jurídicas, médicas, fiscais, dentre outras. São dicas de melhor rendimento de estudo, pensamento para a semana, textos motivacionais sem aqueles exageros e estímulos ao egocentrismo do material de autoajuda que muito vende, mas pouco resultado fornece. Essas dicas e textos motivacionais contam com organizadores de renome: Thales Tácito Cerqueira e o já bastante conhecido William Douglas, além da colaboração direta da equipe do nosso blog para a edição 2011.

O planejamento é o grande foco da Agenda, pela qual se pode fazer o quadro horário mensal, anotações diversas, “check-list” para a véspera da prova e para o dia do concurso, além de possibilitar ao candidato uma visão global de como ele pode se preparar para os exames futuros. Através do planejamento proposto pela agenda, o candidato pode acompanhar seu desempenho em cada concurso que prestar e também se programar durante o ano todo.

O material é organizado também para facilitar a vida do candidato, que por vezes se perde com a quantidade de livros que precisa ler, com os sites que precisa visitar e com os compromissos diários. Ainda mais numa fase da vida como essa, em que tudo precisa estar anotado para não ser rapidamente esquecido, o concurseiro encontrará um suporte para sua rotina de estudo e um companheiro para, inclusive, ser levado aos cursos preparatórios. Horários de aulas podem ser programados; os simulados, também; as reuniões de tira-dúvidas com professores, mais ainda. Pensamos em seu uso até como um diário do concurseiro, em que ele pode anotar algo sobre sua dura trajetória e ir lendo para conquistar mais motivação, ao longo do tempo.

Destacamos nessa resenha algo muito importante para o concurseiro sério. Mesmo que inconscientemente, e uma vez que não somos máquinas e sim seres humanos dotados de sentimentos e emoções, podemos projetar nossos sonhos e objetivos e sintetizá-los por meio de uma imagem. Justamente é o que a Agenda também proporciona: um campo para se colar uma imagem motivadora e sempre ser consultada quando o peso da carga for forte, e o concurseiro pensar em desistir da jornada.

Resumo da Ópera – Essa é a boa motivação que a “Agenda do Concurseiro” propõe. Um material que já reportamos indispensável para ser levado junto com os livros e cadernos. Um material de múltiplas utilidades diárias. E um material que o concurseiro quer usar, com a esperança de que, no próximo ano, ele venha a adquirir uma “agenda do servidor público”, da carreira a qual almejou e alcançou pela investidura.

CLEBER OLYMPIO, que não usava agenda para o planejamento, mas que agora tornará a “Agenda do Concurseiro” uma companheira inseparável.

———«»———«»———«»———

Imagine procurar incansavelmente por alguma coisa e não encontrar, nem ao menos similar (genérico). Por muito tempo isso aconteceu comigo, mais precisamente em relação as agendas para estudantes ou “agenda escolar” como são mais conhecidas. Por esse motivo, tive que adaptá-las às minhas reais necessidades de estudante de concurso público, ou seja, colando aqui, modificando ali, adaptando acolá, até ter ficasse um pouco mais de acordo com o que eu imaginava e queria encontrar neste tipo de material.

Assim, não tive dúvidas em aceitar a proposta para colaborar, junto com a equipe do blog, através dos seus autores, Thales Tácito e William Douglas, da elaboração de uma agenda inteiramente exclusiva para concurseiros.

A “Agenda do Concurseiro 2011” foi toda desenvolvida pelo mesmo processo tecnológico que recebem os livros da Editora Impetus, ou seja, impressão, visual gráfico, papel e capa de ótima qualidade. Destaco o acabamento sofisticado da encadernação do tipo “duplo anel” (wire-o), que facilita bastante o manuseio das folhas, além de deixar a agenda mais elegante, resistente e funcional.

Os textos temáticos, distribuídos aleatoriamente ao longo dos doze meses, são um deleite para aqueles leitores mais entusiasmados com leitura de boa qualidade. Os temas são variados e condizentes com a realidade e as dúvidas diárias dos concurseiros. Entre os quais destaco: motivação, planejamento, saúde, preparação, métodos/técnicas de estudo, memória (processos mnemônicos), leitura otimizada, organização etc. Destaco ainda: as caixas de texto “Se liga”, que trazem ótimas dicas relacionadas com todos os textos temáticos, dicas “especiais”, quadros de horários, frases motivacionais, check-list para a véspera e o dia da prova e outras novidades bastante úteis, além de recursos básicos que todas as outras agendas possuem, como o índice telefônico e os calendários anuais, por exemplo.

Portanto, como é possível notar, nem parece tratar-se de uma simples agenda, mas de um ótimo manual de “sobrevivência”, um dois em um, repleto de ferramentas que vão auxiliar não só os candidatos a concursos públicos, mas estudantes em geral, professores, profissionais liberais ou simplesmente aquelas pessoas que procuram um material para auxiliar na organização e disciplina de suas tarefas diárias.

Vale registrar que esta agenda foi elaborada com a colaboração de “concurseiros” (equipe de colunistas do blog), através de suas sugestões e experiências individuais como estudantes de concursos públicos. Portanto, como todo projeto pioneiro, é natural que não agrade a todos por algumas falhas em relação a sua estrutura, falta de outros recursos importantes que não foram lembrados, e até mesmo pelo seu valor. Consequentemente necessitará passar por vários ajustes, que serão realizados em edições posteriores, e por seus próprios usuários, até se tornar um material mais completo e financeiramente mais acessível a todos.

Resumo da ópera - Recomendo que depois de adquirir a sua “Agenda do Concurseiro 2011”, você procure a “página da motivação” (início) e cole imediatamente uma imagem que lhe sirva de motivação e inspiração diária (automóvel, casa, contracheque, família etc.), para que nunca esqueça do seu sonhe, e continue sempre lutando por ele, custe o que custar.

FONTENELE é um concurseiro que está com a sua “Agenda do Concurseiro 2011” lotada de projetos para serem realizados.

———«»———«»———«»———

Eu nunca consegui usar uma agenda. Quando comecei a estudar para concursos, continuei não sabendo usufruir de tal recurso. Aliás, achei pior porque tentei me adaptar sem sucesso a algumas porque sempre me diziam que era bom para me organizar.

Quando surgiu a possibilidade de colaborar na consultoria da elaboração de uma agenda que fosse a cara dos concurseiros, eu me animei. Finalmente, eu iria aprender a usar um instrumento de organização como esse! Agora, eu teria algo em minhas mãos que realmente atendesse às minhas necessidades!

Quando tive acesso à agenda, fiquei fascinada, pois ficou mesmo com o jeitão que o concurseiro mais sério precisa. Tem um tamanho bom o suficiente para ser carregada na bolsa, sem ser pesada ou pequena excessivamente. Tem espaço para colocar a foto que concretiza nossos sonhos. Afinal, há dias em que a gente fraqueja diante das dificuldades. E uma foto estrategicamente colada tem um estrondoso poder de nos reerguer mesmo nos momentos mais difíceis.

O material usado eu considerei excelente, uma vez que tem capa dura, o que protege as folhas no momento em que transportamos a agenda. A encadernação em duplo anel eu gostei muito, pois permite o manuseio das folhas sem amassá-las.

Confesso que achei a capa muito discreta. Como sou mulher, gosto de muitas cores vivas, mas entendo que o uso de muitas cores encareçam o custo da produção e não atraem o público masculino.

Já dentro do conteúdo da agenda, considero um espetáculo à parte. São textos inspirados no best seller “Como passar em concursos” de autoria de William Douglas que trazem para a prática cotidiana os melhores ensinamentos sobre como se organizar, estudar e evoluir rumo à aprovação em concursos. Merecem destaque as mensagens ao final de cada dia, o espaço para algumas anotações avulsas no final de algumas páginas. São ótimas para manter-se motivado e para escrever coisas atemporais, como num diário!

Gostei também de ver um campo destinado ao acompanhamento de alguns concursos. Sinceramente, a gente se inscreve em tantas seleções, que se perde! E esse espaço nos ajuda mesmo na organização.

Considerei interessante a indicação de bons sites para visitar e o espaço para ser personalizado com a indicação de outros sites. Afinal, todos os anos surgem bons portais que tratam sobre concursos, além dos que nós já conhecemos.

Amei ver o check list de prova do William Douglas porque a gente se sente perdido perto de uma prova importante. Essa listinha nos ajuda e muito a lembrar de coisas importantes, desprezando aquelas irrelevantes. Auxilia muito a manter a calma, já que tudo está sob controle quando se cumpre o check list.

Como o Fontenele bem observou, é um guia de sobrevivência na “selva” concurseira! Não estamos tratando de uma simples agenda. Sei que muitos não gostaram do preço oferecido para sua compra, mas entendo que o investimento feito vale a pena. O retorno poderá ser visto com o uso ao longo do ano, uma vez que organização adequada ao estudo poupa tempo aos concurseiros. E tempo bem usado serve para estudar mais, descansar, trabalhar etc.

Convém parabenizar ao William Douglas, ao Thales Tácito e a equipe de colunistas do blog que trabalhou nesse belo projeto junto comigo. Eu simplesmente adorei o resultado final.

Resumo da ópera – Nem preciso dizer que amei a minha agenda. Já colei a minha foto com vários elementos dos meus sonhos e já estou me imaginando lá... Recomendo a você fazer o mesmo com a sua Agenda do Concurseiro.

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca que anda vivendo uma nova experiência de organização com sua agenda nova.

———«»———«»———«»———

Em se tratando de estudos, convenhamos, organização é tudo! Você pode até ter um ótimo esquema em mente, fixar datas e prazos, mas se por algum motivo precisar de um dado ou informação que não estiver ali ao seu alcance, naquele momento, no mínimo, algum estresse isso lhe trará. Pensando nisso, a Editora Impetus desenvolveu um material de apoio para você, concurseiro: é a nova Agenda do Concurseiro. É uma iniciativa e, por isso, algumas críticas podem ser levantadas, contudo não há outro produto no mercado ao qual possa ser comparada.

Acredito que o material motivacional contido na agenda valha muito a pena, afinal ele tem um “que” do mestre William Douglas (o “guru” dos concursos) e, para aqueles que já conhecem a sua obra sabem que os seus “toques” são geniais!

Um dos pontos que mais me agradou na agenda foi a reserva de um espaço chamado de “planejamento anual”. São páginas onde cada dia do ano está representado por um pequeno quadro onde lembretes importantes podem ser colocados, facilitando a visualização.

Além disso, a agenda também possui páginas destinadas à inscrição de dados para acompanhamento de provas de concursos que são de interesse do concurseiro. Imagine você, lendo um edital muito interessante que, por algum motivo, você ainda não tinha acessado. No transcorrer da leitura você descobre que aquele é o último dia de inscrição e que ela acabará em dez minutos. Um concurseiro organizado abriria sua agenda, verificaria as datas das provas para as quais já se inscreveu, observaria rapidamente o conteúdo programático deste último edital e poderia resolver naquele mesmo minuto se poderia ou não fazer sua inscrição.

Minha opinião é que a agenda só fica devendo no quesito qualidade do material utilizado para a confecção. A gramatura do papel é inadequada considerando o constante manuseio que o concurseiro fará da agenda. Além disso, senti falta de uma “corsinha” na agenda, está tudo em preto e branco! Uma crítica que poderia ser feita é o fato de ela ter somente um padrão. Ela poderia ter sido elaborada com dois padrões: um estilo para “concurseiros” e outro estilo para “concurseiras”. A diferença poderia estar na composição de cores da agenda. Faltou “marketing” de vendas...

Mas, evidentemente, as qualidades do material superam suas deficiências! Posso apontar, ainda, outras qualidades: as dicas de estudo e de organização do tempo como, por exemplo, os quadros de horários e os quadros de anotações. Vamos torcer para que o preço caia e possibilite que todo o concurseiro que deseja se organizar adequadamente tenha condições de adquirir a sua Agenda do Concurseiro.

Outra “sacada” da agenda está logo no começo dela, o que eu apelidei de “espaço da motivação”, que nada mais é do que uma página onde você, concurseiro, deve colocar algo que te motive a continuar estudando. Um lugar que você visitará toda vez que bater aquele sentimento de desânimo e onde você poderá receber uma recarga em suas “baterias concursídicas”.

Acredito que tão importante quanto a organização é poder realizar um balanço ao final de uma etapa vencida. A agenda te possibilitará isso. Ao chegar ao final de 2011, aprovado ou não, perceberá que foi um ano produtivo, onde houve crescimento, pois nenhum conhecimento é perdido, é sempre um investimento.

Resumo da ópera - A agenda é bem funcional para a organização das rotinas de estudo de um concurseiro e apesar dessas pequenas imperfeições é uma ferramenta de extrema importância para aqueles que almejam êxito na aprovação em concursos públicos.

CARLOS SALES é o concurseiro que não deixa matérias sem serem estudadas.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Você pode adquirir sua Agenda do Concurseiro com um bom desconto na Livraria Última Instância, parceria do blog:


———«»———«»———«»———


0 Response to "RESENHA - Agenda do Concurseiro (Editora Impetus) - 2a Parte"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards