Relato de um VENCEDOR - Aprovado no concurso da Marinha do Brasil

Comecei a prestar esse concurso do Quadro Técnico da Marinha em 2006. Foi minha primeira vez. Digo isso depois de formado, porque quando tinha 15 anos de idade prestei para o Colégio Naval e me recordo que fiz a primeira fase que era a prova de matemática, não passei, o que era esperado. A Marinha sempre foi meu sonho, isso desde de criança, não sei explicar ao certo o porque disso, acho que é algo que vem de dentro que já nasceu comigo. Bem, voltemos a prova do QT de 2006. Foi bem aquele típico concurso de concurseiro amador, que mal sabia como se preparar para uma prova, o que estudar e a maneira de como estudar, até porque tinha me formado justamente esse ano. Deu o que tinha que dar, não atingi sequer 25 pontos na prova e nem saiba como fazer uma redação. No ano de 2007 foi a mesma coisa.

Amadurecei em meus estudos no ano de 2008 onde li o livro do William Douglas (creio que a grande maioria daqui já leu ele) e através disso, montei meus estudos e aprendi a estudar mesmo, de verdade. Fiz cursinho no LFG esse ano, o que me ajudou mais ainda. Contudo não prestei esse ano, somente final de 2008, que resolvi mesmo me preparar de vez e me dedicar totalmente ao concurso da Marinha, que afinal, sempre foi meu sonho. Sou assim, não faço outros concursos não, quando presto, presto somente 1, posso errar nisso, mas errar faz parte, não me arrependo de maneira alguma em ter feito o QT somente nesses anos de 2009 e 2010. Bem, em 2009 resolvi mudar meus estudos para o QT, decidi comprar livros de militar, estudar com mais vontade, sabendo que é minha vida, meu futuro que estava em jogo e que dependia somente de mim conquistar isso.

Fiz também um curso de redação, porque era vital saber escrever uma boa redação. Fui estudando sem me preocupar com a prova, por conta mesmo. Uma coisa que fazia era não ficar imaginando muito como seria se eu passasse, porque minha concentração deveria ser total nos estudos e foi. Em 2009, cheguei até a última fase do concurso, a tão esperada prova discursiva de Direito. Pensei que estivesse bem de estudos, porque tinha lido os livros e tudo mais, mas cometi um erro fundamental: não estava bem de pensamentos, digo, não por não estar confiante, mas que, apesar de saber as matérias, estava preocupado em não passar, preocupado em chegar até essa fase e não conseguir, o que me levou, certamente a reprovação dessa prova, porque me cobrei muito, imaginando que não poderia falhar, fiquei nervoso na prova por conta disso. É um dos erros graves de concurseiros. E cometi.

Claro que a frustração de não ter conseguido passar em 2009 foi imensa. Nunca tinha ficado tão mal em minha vida com uma reprovação dessa, era um sonho que tinha acabado. Mas perdi uma batalha e não a guerra. Graças a ajuda da minha namorada, que sempre me incentivou a jamais desistir da Marinha, voltei aos estudos. Antes disso, tive alguns sonhos de que estava na Marinha já, inclusive no CIAW cursando, o que me fez acordar e voltar aos estudos. É, para mim, 2010 teria que ser diferente, e foi. Minha preparação para a primeira fase foi a mesma da do ano anterior, apesar de ter novos livros, mesmo assim, mantive normalmente. Erros cometemos não? Novamente cometi. Na prova objetiva e redação, foi essa. Me cobrei muito pelo fato de ter conseguido passar pela primeira fase em 2009 e sabem como é isso, se passei, é meu dever passar de novo, mais do que obrigação. E não é!!!! Sabem disso, William Douglas fala muito bem sobre isso. Mas, não dei ouvidos. O que ocorreu foi que nesse dia em julho, fiquei super nervoso com a prova, sorte a minha de que quando a abri, o nervosismo se foi. A prova estava extremamente mais difícil do que ao ano anterior. Contudo, meus amigos que tinham estado comigo na prova discursiva em outubro, me disseram, “você passou comece a estudar pra discursiva de novo.” Minha namorada disse a mesma coisa. Tinha comprado a maioria dos livros novos indicados no Edital na parte de Direito Administrativo, mais ainda né? Além dos outros que já eram grandes. Voltei aos estudos para a prova discursiva, será que passaria dessa vez? Conseguiria? Como seria a prova? O que cairia? Essas eram algumas das questões que me fiz depois do resultado parcial de agosto, convocando para os Exames Médicos e a Prova Física na cidade de São Paulo. Quanto a essas duas etapas estava tranqüilo. Queria mesmo era a prova discursiva! Só que dessa vez, parei com esses pensamentos, só pensei coisas boas e sempre procurei manter a calma e a esperança pra essa prova, sei que poderia conseguir sim, nada é impossível. Chega o grande dia, me lembro que estava super calmo e tranqüilo para essa prova, o que me ajudou em quase 90% para que viesse a fazer uma boa prova, calma e paciência são fundamentais. Sei que o medo nos acompanha, principalmente na vida nossa, a incerteza, tudo isso, mas amigos, não pensem assim, não se deixem levar para essas coisas obscuras que nos atraem e nos deixam para baixo! Não se entreguem a isso, jamais! Foi o que eu fiz. E deu certo! Quando soube que tinha sido aprovado nessa prova, foi o dia mais feliz da minha vida, tanto que foi um amigo meu que me avisou do resultado, quando vi a mensagem pelo celular, não acreditei. E agora, estou finalmente aprovado!

RESUMO DA ÓPERA - Durante nossa batalha concursal, não se esqueçam de uma coisa: Deus sempre está e estará com vocês, sempre! Ele ajuda nas nossas escolhas e fiquem nelas, porque sonho é feito para ser realizado! Sucesso pessoal!!

ANDRÉ ALBERTI foi aprovado no recém terminado concurso da Marinha para a área de Direito, concurso concorridíssimo da área jurídica militar.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

1 Response to "Relato de um VENCEDOR - Aprovado no concurso da Marinha do Brasil"

  1. Ótimo ler esse testemunho do Alberti, afinal somos amigos de longa data e o acompanho na realização desse sonho desde o começo. Fiquei muito contente por ele ter se disposto a escrever para o nosso blog. Sucesso, tenente!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards