Valeu a pena, ê, ê!

Vou resistir a citar a música do Rappa e vou pedir pra que vocês vejam como eu me senti quando soube que iria trabalhar na Marinha! Muita atenção ao final do vídeo. Não precisa ser um exímio entendedor de inglês para entender.



Pois bem, leitores. Eu imaginava que seria completamente diferente de como está acontecendo. No entanto, está sendo muito bom. Ainda não consegui assimilar, de tão incrível que é vivenciar essa experiência de estar aprovada no concurso dos meus sonhos e ir trabalhar naquilo que escolhi.

Quem acompanha este blog desde a sua gênese, sabe que a minha luta não foi nada fácil. Se você está chegando agora ao mundo dos concursos, “tire as crianças da sala”, pois vou desfiar a dureza “nua e crua” da batalha rumo ao cargo dos meus sonhos.

Se alguém, algum dia, disser que passar no concurso foi fácil como um passeio no parque, duvide! Não, não é. Essa pessoa está tirando uma com a sua cara! Pode ter certeza disso.

Você precisa batalhar contra você mesmo, manobrar magistralmente as relações familiares, driblar as tentações ao desvio de foco, vencer o cansaço, enxergar o “invisível”, procurar motivação depois de alguma derrota acachapante, ignorar o julgamento negativo das pessoas de fora e se superar. Superar a si mesmo(a) sempre. Nossa! É muita coisa para equilibrar!

A palavra de ordem na minha vida nesses 6 anos foi a superação. Foi com ela e um sonho que inundava a minha mente, o meu coração, que me mantive perseguindo meu objetivo: ingressar na Marinha do Brasil.

É interessante olhar para trás e lembrar de quando encontrei esse blog que foi um dos grandes divisores de águas nos meus estudos, no final de 2007. Sabia que havia algo errado na minha forma de estudar e que podia melhorar através de novas técnicas. E pus-me a pesquisar em livros, no Google e no Orkut. Notei que havia poucas informações boas sobre concursos. A maioria versava apenas como estudar de modo geral, o que difere muito da realidade dos processos seletivos públicos.

O blog Concurseiro Solitário foi o único lugar em que encontrei informação boa sobre técnica de estudos para concurseiros. Quem chega hoje ao mundo dos concursos, está com muita informação boa disponível, o que não acontecia naquela época.

Realmente, foi muito legal (um tremendo alívio) encontrar gente que se sentia como eu e que usava o canal proporcionado pelo blog para se manifestar. Achar pessoas dispostas a ensinar boas técnicas de estudo, memorização, organização de material, seleção do mesmo etc. foi um tremendo upgrade na forma de aprendizado. Eu encontrei onde beber da melhor informação.

Como eu estava sempre comentando os textos de Charles Dias, fui convidada a escrever um texto para o blog. Na ocasião, eu nem mesmo sabia que poderia fazê-lo e, muito menos, que minha experiência poderia ter valor para outras pessoas. O texto teve boa recepção pelos leitores e eu acabei ficando de vez até hoje. Muitos articulistas entraram na equipe do blog e precisaram sair, mas eu fiquei. Eles foram passando nos concursos, mas eu fiquei aqui...sem passar em nada. Corrigindo: ficava! Agora, eu também passei e estou indo trabalhar.

Como podem ver, concurseiros e concurseiras, esse é um objetivo possível. É permeado por muitos sacrifícios, ansiedade e necessidade de aperfeiçoamento constante. Como quase tudo na vida, essa luta tem momentos tristes, mas tem os seus felizes também. Fiz amigos maravilhosos que me ajudaram nesses anos a desvendar matérias, conseguir desconto em cursinho preparatório, interpretar editais, selecionar os livros adequados para cada tema, memorizar e lembrar de tudo. Contei com pessoas que me aconselharam nos momentos em que pensava que não conseguiria.

Tenho muitas pessoas para agradecer. Contudo, não vou listar aqui ninguém, sob pena de cometer alguma injustiça, ok? Fui ajudada por muita gente maravilhosa. Pessoas que nunca sairão da minha memória!

RESUMO DA ÓPERA – Sonhos são feitos para que lutemos para realizá-los. Portanto, tenha fé e lute por isso! Concurseiros, precisarei me ausentar do blog por uns tempos, pois vou precisar participar de diversos compromissos profissionais decorrentes do meu novo cargo. Todavia, carregarei sempre esse blog em meu coração. Até breve, caros leitores e amigos articulistas!

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "Valeu a pena, ê, ê!"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards