GUIA PARA CONCURSEIROS INICIANTES - Parte Especial

Na 3a parte desse guia que publicamos faz alguns dias apresentamos uma proposta de "Ciclo básico de estudos" para quem está começando na guerra dos concursos públicos (veja AQUI e as duas primeiras partes desse guia AQUI e AQUI). Pois bem, recebemos um email muito pertinente de leitor do blog questionando acerca desse ciclo, vejamos o que ele pergunta:

"Olá Charles, no seu último tópico, com relação ao "Ciclo básico" de matérias do concurseiro você não listou português. Fiquei na dúvida bre o motivo e penso que o sr. deduz que um concurseiro "já saiba" ou "já tenha estudado português". Como sou concurseiro iniciante (literalmente, fiz 18 anos esse mês, e os primeiros que vou fazer vão ser o do BB e o da Caixa), começarei meus estudos por português (sou bom em interpretação, mas péssimo em gramática) e depois Informática e Raciocínio Lógico, para posteriormente Administrativo e Constitucional. Meu foco nos próximos anos é ser Técnico. Isso seria o ideal nesse caso? Obrigado, e parabéns pelo Blog!"

Sim, há um motivo porque a matéria Língua Portuguesa foi deixada de fora dessa proposta de ciclo básico de estudos e esse motivo é muito simples ... Língua Portuguesa é uma matéria que tem de ser estudada desde o primeiro até o último dia de estudos para concursos públicos por conta de sua EXTREMA importância, simples assim. Porque? Vejamos alguns motivos que sozinhos bastariam para justificar essa afirmação.

1 - Se tem uma matéria que é denominador na grande maioria dos concursos públicos essa matéria é a Língua Portuguesa. Falou em concurso público, lá está ela presente no edital, melhor, onipresente;

2 - Raramente a matéria de Língua Portuguesa não é eliminatória em concursos públicos, ou seja, fez uma pontuação menor que um mínimo estabelecido no edital, não adianta gabaritar as outras matérias, está eliminado;

3 - Também raramente são cobradas poucas questões de Língua Portuguesa em certames. Pelo menos uma dezena de questões da matéria serão apresentadas, muitas vezes pouco mais que o dobro;

4 - Mais raramente ainda as questões da matéria de Língua Portuguesa não tem peso maior que as de outras matérias, geralmente peso 2, mas também já soube de provas onde ela teve peso 3!

5 - A Língua Portuguesa não é fácil de ser estudada, é complexa, muitas vezes chata, enjoada de estudar, com várias frentes (gramática, interpretação de textos e redação) e, portanto, não cabe de forma alguma em um ciclo básico de estudos que durará alguns meros meses. Estudar essa matéria é projeto de estudo contínuo por um longo prazo;

Pois bem, diante de tudo isso é fácil deduzir que se tem de estudar a matéria de Língua Portuguesa sempre. Essa matéria vai além dos estudos de prazo restrito (ciclos básicos, intermediários ou avançados, estudos para algum concurso específico), ela transcende a barreira do tempo e exige respeito e atenção, exige estudo constante, planejado, orientado e dedicado.

Você já tem uma ótima base de Língua Portuguesa ... isso não é suficiente, acredite, você precisa estudar essa matéria com foco em provas de concursos públicos, algo muito diferente de como ela é cobrada na escola ou no cotidiano.

Você tem um bom conhecimento de Língua Portuguesa ... então precisa estudar mais ainda para que esse conhecimento se torne excelente.

Você é fraco em Língua Portuguesa ... então você terá de estudar M U I T O essa matéria para poder ter sucesso na guerra dos concursos públicos.

RESUMO DA ÓPERA - Aqui no blog temos diversos artigos de orientação de como estudar a Língua Portuguesa com foco em concursos públicos, resenhas de diversos ótimos livros, o que é um bom começo para se informar de como esse estudo deverá ser feito. Mas não se engane, estudar muito bem essa materia é IMPRESCINDÍVEL para passar em concursos públicos e ver o sonho da posse se tornar realidade.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

———«»———«»———«»———


0 Response to "GUIA PARA CONCURSEIROS INICIANTES - Parte Especial"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards