Caiam na real, concurseiros!


Dias atrás respondi a uma pergunta enviada por concurseiro leitor do blog sobre o próximo concurso para técnico do Banco Central. Lá pelas tantas citei que a maior parte dos candidatos ao cargo, que exige apenas nível médio, tinham curso superior. Pois bem, ontem recebi de outro leitor do blog, o Daniel Castanheira, a seguinte informação:

"Sobre as estatísticas sobre a escolaridade dos candidatos/funcionários do Banco Central, já vi, salvo engano, no próprio site do BC, um quadro completo com o número de funcionários do Banco Central, divididos por cargos (técnico/analista) e o nível de escolaridade. Para técnico, o índice de funcionários com somente ensino médio completo não chegava a 5%."

Sim, concurseiros, essa é a verdade nua e crua, daquelas que doem muito sobre cargos e concursos para nível médio. Que não seja um índice tão radicalmente alto de candidatos/servidores com nível superior ocupando cargos de nível médio, mas o índice é mesmo muito alto. Analisemos essa realidade sob duas perspectivas. Vamos lá.

PERSPECTIVA DE QUEM TEM NÍVEL SUPERIOR

Muitos concurseiros com nível superior têm um certo preconceito de prestar concursos de nível médio por acreditarem que estarão subutilizando sua formação universitária. Isso é uma grande bobagem, mesmo porque no caso de concursos públicos a formação universitária apenas abre as portas para cargos com maior remuneração e, proporcionalmente, também maiores responsabilidades. O conhecimento que se amealha nos anos de faculdade é apenas aproveitado em parte, em muitos casos uma parte muito pequena, nos concursos públicos de nível superior.

Se o concurseiro decide prestar apenas concursos para cargos que exigem nível superior porque querem trabalhar em sua área de formação (medicina, engenharia, TI, ...) ou porque procuram remunerações mais polpudas, sem problemas. Agora, se fazem isso por puro preconceito, porque acham que prestando e sendo empossados em cargos que exigem nível médio é algum tipo de demérito ... bem, daí precisam urgentemente rever seus conceitos.

PERSPECTIVA DE QUEM TEM NÍVEL MÉDIO

Aqui a coisa é um pouco mais complicada. Vejamos.

Temos os concurseiros com diploma de nível superior que acreditam erroneamente que prestando concursos de nível médio terão mais chances de passar, uma vez que estão concorrendo com concurseiros que possuem apenas nível médio. Acreditar nisso é uma temeridades daquelas enormes, por um lado porque como já disse o que se aprende na faculdade, salvo em casos de cargos específicos, aproveita-se muito pouco nas provas de concursos públicos. De outro porque grande parte de quem presta concursos de nível médio também tem nível superior. No final das contas o "Estou em vantagem" acaba sendo uma armadilha, uma vez que leva o concurseiro a estudar menos e resulta em reprovações apenas.

Temos também muitos concurseiros que possuem apenas nível médio que quando descobrem que há muitos candidatos com nível superior concorrendo pelas mesmas vagas que eles, acabam desanimando e desistindo por acreditar erroneamente que estão em desvantagem.

Com base nisso tudo pergunto ... Há muitos servidores de nível superior ocupando cargos de nível médio porque quem tem nível médio acha que está em desvantagem e desanima ou muitos concurseiros de nível médio acham que estão em desvantagem e desanimam porque há muito servidores de nível superior ocupando cargos de nível médio?

RESUMO DA ÓPERA - Passar em concursos públicos não é fácil ... para ninguém. Tenha você diploma de nível superior ou não, se quiser ser empossado terá de estudar MUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIITO, simples assim ... e ponto final!

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———




0 Response to "Caiam na real, concurseiros!"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards