Será que você não precisa de uma folga?

Pode parecer uma visão um tanto negativa, mas para mim estudar sério para concursos públicos é "estudar feito um condenado", ou seja, como aqueles condenados que são obrigados a fazer trabalhos forçados como quebrar pedras sob o sol escaldante, acorrentados uns aos outros, o dia todo, todos os dias ... ou quase, porque até condenados têm pelo menos um dia de descanso.

Há muitos concurseiros falastrões que adoram sair dizendo por aí que estudam quinze horas por dia de domingo a domingo. Fanfarrões, como diria o Capitão Nascimento do Tropa de Elite. Estudar regulamente e de forma planejada com a melhor carga horária possível é, claro, necessário para quem quer vencer a guerra dos concursos públicos e ser empossado, mas como repetimos sempre aqui no blog, concurseiro não é máquina e é preciso ter muito cuidado para não se exaurir.

Estudar com a seriedade e intensidade demandada pelo atual cenário de concursos públicos no Brasil é difícil, lento e trabalhoso, não há dúvidas disso. Manter um rítmo mais intenso de estudo que o concurseiro aguenta é possível, sim, por algum tempo até que chega a exaustão e então o estudo desmedido cobra sua conta, geralmente alta. Exaustão dificulta o estudo e a memorização, traz efeitos tanto psíquicos como somáticos, tem gente que chega a ter febre, outros insônia, muitos sofrem de problemas estomacais ... alguns mais azarados de tudo isso e mais um pouco.

Todo concurseiro precisa de uma folga semanal, isso é fato. E quando falo em folga, falo em não fazer nada que tenha a ver com concursos públicos ... o que também não significa dormir o tempo todo. O mais interessante é que para que seu cérebro descanse de forma efetiva, é preciso que você o estimule. Nesse dia de folga, faça alguma atividade física (caminhada, corrida, natação, futebol, ciclismo, ...), alguma atividade recreativa (vá passear no clube, no shopping, no centro da cidade, ...) e também alguma atividade social (vá tomar um chopp com os amigos, um sorvete com os sobrinhos, ...).

Muitos concurseiro tiram o dia de folga para dormir ou ficar diante do computador ou vídeo game ... ERRADO. Fazendo isso não descansam de forma eficaz o cérebro e somente perdem um dia. Se for para fazer isso, melhor estudar, então.

RESUMO DA ÓPERA - Cuide de sua saúde descansando semanalmente seu cérebro, acredite, um dia de descanso eficaz tornará sua semana se estudos muito mais eficiente e produtiva.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



0 Response to "Será que você não precisa de uma folga?"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards