RESENHA ESPECIAL Parte 2 - "Aprovação" de Alisson Felipe

Já fizemos aqui no blog resenha de muito ótimos livros voltados para quem estuda para concursos públicos. Vários títulos das mais direntes matérias. Outros tantos títulos de motivação, preparação emocional e psicológica, planejamento de estudos. No entanto nunca antes tínhamos sequer ouvido falar de um romance concurseiro ... é isso mesmo, você leu certo, literatura ficcional de e para concurseiros. Tão grande é a novidade que essa resenha será dupla ... e essa é a 2a parte.

Autor: Alisson Felipe
Ano: 2011
Editora: Novo Século
Edição: 1a
Número de Páginas: 174
ISBN: 11 -12852

Ontem publicamos a resenha da Raquel Monteiro desse livro (Clique AQUI se ainda não leu) e agora é minha vez, porque esse livro merece uma resenha dupla.

Quando recebi um email da Raquel falando brevemente desse livro e sugerindo que fosse resenhado no blog, confesso que fiquei ressabiado. Um romance que tem concurseiros como personagens? Literatura ficcional com concureiros? "Não falta nada!" pensei. Tanto achei estranha a ideia que pensei que deveria mesmo acatar a sugestão da Raquel e também resenhar tal livro com proposta tão estapafúrdia, tinha de "pagar para ver" ... e fiquei surpreso com o sucesso da ideia, sinceramente.

Quando falamos de livros para concursos públicos temos três frentes que geralmente são exploradas:

- Livros de matérias;

- Livros de métodos e planejamento de estudo;

- Livros de motivação.

Ou seja, são eminentemente livros técnicos, mesmo os de motivação. Não existe ficção nesses livros. É tudo muito "preto no branco", não guardam espaço para criatividade e imaginação no sentido literário da coisa.

E então Alisson Felipe, ex-concurseiro e hoje servidor público federal, teve a ideia de escrever um romance que tem como personagens dois concurseiros. Sim, romance tanto no sentido de literatura ficcional como no sentido de que rola uma apaixonite entre os personagens.

O livro não é muito grosso, menos de 200 páginas, portanto rápido de ler. A capa poderia ser utilizada para qualquer livro de motivação, métodos ou planejamento de estudos, ou seja, é eminentemente concurseira. Não duvido que muitos concurseiros já pegaram esse livro em prateleiras de livrarias achando justamente que se tratava de um livro "tradicional" de concursos públicos e se tratava de literatura concurseira ... ramo que o Alisson inventou em minha opinião, visto que nunca tinha visto ou mesmo ouvido falar de literatura ficcional concurseira.

A história é ... comum e extamente por isso é tão bem sucedida, uma vez que nossa vida de concurseiros é também comum no mais estrito sentido da palavra. Nossas vidas são o supra sumo da rotina ... acordar, comer, estudar, trabalhar, domir ... todo dia, todos os dias, até a posse. Mas também é uma vida marcada por inseguranças, desejos reprimidos, frustrações, humilhações, força e por aí vai. E é exatamente essa a vida vivida pelos personagens desse livro.

É incrível como qualquer concurseiro se identificará um pouco com o personagem principal do livro. Concurseiro novatos pensarão ... "Putz, é a minha vida!"... concurseiro veteranos pensarão ... "Putz, eu era assim!".

O que mais gostei nesse livro, o qual tive grande prazer de ler, diga-se de passagem, não foi a história em si, que como disse é "comum", mas o ritmo com que o autor o escreveu que reproduz exatamente o passar do tempo da vida do concurseiro, que o faz num fluxo estranhamente volátil de pouca fluidez contrastado por momentos frenéticos em que o tempo evapora rápida, inexorável e cruelmente.

Com toda certeza o autor escreveu esse livro para concurseiros, mesmo porque quem nunca estudou sério para concursos públicos não entenderá o verdadeiro drama que existe por baixo do romance juvenil que ocorre ao longo do livro. Essé eminentemente um livro de concurseiro para concurseiros.

Posso apenas parabenizar o autor que teve "audaciosamente foi onde nenhum concurseiro havia ido ainda". Tem de ter muita coragem para correr atrás da publicaçao de um livro desse tipo, podem acreditar. Por isso mesmo, vale a pena ler essa obra. Não apenas por isso, claro, mas já é motivo suficiente.

RESUMO DA ÓPERA - "APROVAÇÃO" de Alisson Felipe ... eu li, eu gostei, eu recomendo e você não deveria deixar de ler. Simples assim.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Você pode adquirir seu exemplar desse ótimo livro com total segurança e um bom desconto naLIVRARIA CONCURSAR, parceira do blog.


———«»———«»———«»———


0 Response to "RESENHA ESPECIAL Parte 2 - "Aprovação" de Alisson Felipe"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards