Paciência

Estudar para concursos é uma decisão difícil, mas que no final da jornada, certamente valerá a pena. Uma das questões mais importantes com relação a essa decisão é o fator “paciência”. Não basta decidir estudar, conseguir ser disciplinado, enfrentar todos os obstáculos que aparecerão e continuar motivado, mas não ter a paciência necessária para saber esperar o sucesso.


Segundo o dicionário Michaelis, paciência pode ser entendida como: “1 Qualidade de paciente. 2 Virtude de quem suporta males e incômodos sem queixumes nem revolta. 3 Qualidade de quem espera com calma o que tarda. 4 Perseverança em continuar um trabalho, apesar de suas dificuldades e demora...”. Em resumo, a verdadeira realidade de todos os concurseiros.


A paciência, querendo ou não, acaba estando diretamente ligada à persistência (ou perseverança, conforme sinônimo, apontado pelo dicionário), no que diz respeito aos concursos. A realidade é cruel, e com o tempo e a experiência, todo concurseiro começa a perceber que a aprovação (na maioria dos casos) só acontece depois de muitos meses de dedicação e estudo. Persistir, perseverar, é necessário, mesmo em vista de tantos fatores desmotivadores.


Fazendo uma análise mais abrangente, logo vamos perceber que os concursos não são muito diferentes de todas as outras áreas da vida. Ninguém alcança um recorde mundial de atletismo de um dia para o outro, assim como ninguém chega à presidência de uma grande empresa da noite para o dia. Você já ouviu a história de pessoas que começaram como estagiários e galgaram degrau por degrau até chegarem ao topo? São vários os casos de sucesso “revelados”, nos quais ficamos espantados com a trajetória de empregados que levaram anos para chegar aonde chegaram, mas que colheram os frutos desse esforço. Fica evidente que essas pessoas precisaram de muita persistência, e foram pacientes para esperar que a vitória chegasse no tempo certo. No mundo dos concursos não é diferente. Cada prova acaba sendo um degrau que, necessariamente, deverá ser galgado rumo ao topo. E isso, por envolver tantas questões (pessoais, financeiras, motivacionais, etc.,) também exige muita paciência.

RESUMO DA ÓPERA - A realidade é que ser um concurseiro de verdade é ser (ou aprender a ser) paciente. Só vence no mundo dos concursos quem é paciente. Se você ainda não é, procure adquirir essa virtude. Se já a conquistou, você vai vencer! Mais cedo ou mais tarde. É como disse o grande escritor Fernando Sabino (e aqui faço um pequeno complemento): Para quem é paciente “no fim tudo dá certo, e se não deu certo, é porque ainda não chegou ao fim”.

Alisson Felipe é servidor público, concurseiro e autor do primeiro romance concurseiro da literatura brasileira entitulado "APROVAÇÃO".

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Autor: Alisson Felipe
Ano: 2011
Editora: Novo Século
Edição: 1a
Número de Páginas: 174
ISBN: 11 -12852

———«»———«»———«»———



0 Response to "Paciência"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards