DÚVIDAS DE CONCURSEIROS

PERGUNTA ENVIADA POR CONCURSEIRO LEITOR DO BLOG:

"Gostaria de me informar a respeito do concurso para o BANCO CENTRAL. Sou novato em concursos públicos - digo novato pelo fato de não ter uma base sólida de conhecimento, ainda - e gostaria que me respondesse algumas perguntas, se possível:
Existe alguma previsão de quando será o próximo concurso para o BANCO CENTRAL?
Existe alguma relação que mostre que a maioria dos aprovados no concurso para técnico também realizaram a prova de analista ou são graduados?
Para concorrer a uma das vagas de técnico eu realmente só preciso ter o nível médio completo ou algum curso técnico?
Qual é, normalmente, o conteúdo programático para o cargo de técnico?
Normalmente em todos os concursos há vagas para o Rio de Janeiro?
É possível crescer lá dentro, entrando como técnico e, com a conclusão da faculdade, posteriormente vir a ser analista?"

RESPOSTA:

Como diria nosso bom amigo Jack, o Estripador, vamos por partes.

O último concurso do Banco Central (BACEN) foi realizado em 2009. No final do ano passado surgiram notícias de um pedo de autorização da entidade ao Ministério do Planejamento devido ao número substancial de aposentadoria verificado desde o último concurso e esperado para os próximos anos, no entando não há nada de concreto sobre essa autorização ou novo concurso ainda em 2012.

Que eu saiba não existe nenhuma estatística oficial que indique qual o percentual dos candidatos aprovados para o curso de técnico que também prestaram prova para o cargo de analista e/ou tenham curso superior. Mas, acredite, a grande maioria dos aprovados para técnico tem curso superior e boa parte prestou também para cargos que exigem grauduação superior.

Tudo dependerá do cargo e do edital. Há cargos que exigem conclusão em cursos técnicos específicos (como alguns cargos na área de informatíca), enquanto outros exigem nível médio completo, seja tradicional ou técnico que seja equivalente.

Não há como saber o conteúdo programático que será cobrado para o cargo de técnico no próximo concurso do BACEN ou de qualquer outro órgão ou instituição. O que se pode fazer é tomar como base o edital do último concurso. Na maioria das vezes não há muitas diferenças entre as matérias e tópicos pedidos, mas algumas vezes as mudanças são profundas.

No caso do BACEN a tradição é de ter vagas para o Rio de Janeiro, sim, uma vez que há uma unidade regional da instituição na cidade. No entanto, nada garante que no próximo concurso sejam também oferecidas vagas para essa ou qualquer outra cidade.

Sendo empossado como técnico, provavelmente haja crescimento como técnico em termos de níveis, no entanto legalmente é vedado a ascenção para cargo superiores como analista. Somente haverá mudança de cargo quando o concurseiro passar em outro concurso organizado pela instituição.

RESUMO DA ÓPERA - Está com dúvidas sobre concursos públicos, pergunte. Você tem esse blog, vários ótimos fóruns concurseiros, sites e blogs de professores e autores. Para quem perguntar é o que não falta. Agora, estudar cheio de dúvidas é perigoso.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "DÚVIDAS DE CONCURSEIROS"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards