TENHA INICIATIVA, CONCURSEIRO!

Algumas coisas na vida podem ser determinantes para o sucesso de qualquer projeto (sonho), por mais simples que ele seja. Cito como exemplo, o projeto de ser aprovado em um concurso público para cargos que exigem altos índices de determinação e trabalho, como para AFRFB, Juiz, promotor, defensor público, ou mesmo para cargos que necessitam de pouco tempo de preparação como para analista e técnico, por exemplo.

A iniciativa, independente do calibre desses cargos, é algo totalmente imprescindível para dar partida nos “motores motivacionais” que levarão o candidato a realizar seu objetivo. É ela que faz tudo funcionar: a confiança, a motivação, o entusiasmo e até mesmo a auto-superação diante dos prováveis obstáculos.

Ter iniciativa é difícil quando não existe um objetivo em vista, quando o que se tem são apenas desejos. Quem nunca ouviu frases do tipo: “Tenho muita vontade de prestar vestibular para direito”, “Meu grande sonho é ser juiz federal”; “Tenho muita fé e esperança que ainda vou ser um servidor público”. Tenho absoluta certeza que 99,99% das pessoas que repetiram essas mesmas frases sequer completaram a metade do percurso necessário, pois na verdade só existiu muito desejo, desejo sem ação.

Os concurseiros que têm iniciativa não estão preocupados em ficar repetindo palavras para reforçar aquilo que eles já estão decididos e determinados a fazer. Muito menos deixam para depois qualquer planejamento ou oportunidade para estudar.

Uma das melhores estratégias para trabalhar a iniciativa é construir um quadro de metas. Ter meta é o mesmo que ter a intenção de fazer alguma coisa, mas de maneira legitima, com atitude e responsabilidade. Essas metas têm que ter datas para iniciar e terminar e necessitam de resultados cada vez mais positivos na medida em que forem executadas. Só assim será possível avaliar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

Um exemplo prático:

Se o candidato cria uma meta para estudar um determinado tópico de português e depois de finalizado o prazo determinado para isso, mesmo estudando com materiais de ótimos professores (livros, videoaulas...), ainda restaram muitas dúvidas, é necessário buscar o auxilio de um professor particular ou colegas que conheçam o assunto. Buscar soluções até atingir o objetivo, isso é ter iniciativa!

RESUMO DA ÓPERA – É importante destacar que mesmo depois de empossado em um cargo público, a sua “capacidade de iniciativa” será um fator de análise no seu estágio probatório. Portanto, fique esperto e jamais espere que alguém lhe diga o que tem que fazer. Antecipe-se para aquilo que inevitavelmente vai acontecer. Pergunte, pesquise, seja curioso e proativo.

“O tempo certo para sua aprovação em um concurso público é proporcional a sua iniciativa de começar e permanecer estudando.” Fontenele

FONTENELE é um concurseiro que está usando toda a sua capacidade de iniciativa para os estudos.


IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



0 Response to "TENHA INICIATIVA, CONCURSEIRO!"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards